Resumo (PT):
O estudo em foco tem como objetivo comparar a proficiência
leitora de um grupo experimental composto por estudantes de português
L2 da FLUP com a de um grupo normativo de falantes nativos de português.
Partindo da utilização do teste Cloze, o estudo baseou-se na pesquisa
acerca da leitura em L2 no nível avançado e na análise dos referenciais do
QECRL para os mesmos níveis, tendo como objetivo a planificação de um
conjunto de sete unidades letivas de duas horas centradas na leitura da
crónica imprensa, por ser um texto de características literárias, complexas e
híbridas. Os resultados do teste aplicado a ambos os grupos revelaram que
o nível de proficiência leitora do grupo experimental se encontrava distante
tanto do desempenho do grupo normativo no mesmo teste, como dos
referenciais do QECRL para os níveis C1 e C2, facto que levou à pesquisa
de estratégias metodológicas com vista ao desenvolvimento de atividades
que permitissem aos estudantes aprofundar o seu nível de compreensão
leitora. A segunda fase de aplicação do teste Cloze permitiu concluir que,
com este grupo de sujeitos, as opções metodológicas implementadas nas
aulas de leitura que mediaram as duas fases de testagem funcionaram a
favor da superação de obstáculos ao processamento do texto.
Abstract (EN):
This study aimed at comparing the performance of an
experimental group composed of advanced Portuguese L2 learners and
a norm group of native speakers of Portuguese on a reading task. Using
the Cloze test as a comparison instrument between both groups, the study
was based on the analysis of existing L2 reading research literature and the
references provided by the CEFR in order to design a set of seven two hour
lessons focusing on deep reading press columns featuring literary, complex
and hybrid characteristics. The results showed that the performance of
the experimental group were distant not only from those of the norm
group but also from the illustrative descriptors of the CEFR for C1 and
C2 proficiency levels. Research on the field of language learning methods
and strategies was necessary in order to design reading activities that
would enable the students to deepen reading comprehension. The second
phase of testing leads to the conclusion that, with this group of subjects,
the methodological choices implemented throughout the reading lessons
that were held between both testing moments led to an improvement in
reading processing.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
License type: