Resumo (PT):
O objetivo deste artigo teórico consiste em discutir os avanços mais recentes nos estudos sobre inovação gerencial e inovação social, na busca dos aspectos convergentes e divergentes entre as temáticas. Para alcançar esse objetivo, apresenta-se um panorama teórico, tanto da inovação gerencial, quanto da inovação social, e propõe-se um framework para analisá-las. A temática da inovação gerencial será discutida com base nos trabalhos de Damanpour (1991), Lam (2005), Birkinshaw, Hamel e Mol (2008), Pitsis, Simpson e Dehlin (2012), Volberda, Van den Bosch e Heij (2013), Damanpour (2014), entre outros autores. Serão consideradas perspectivas tanto da criação, quanto da adoção de novas estruturas organizacionais, novos processos de gestão e novas práticas gerenciais. Por sua vez, a inovação social será discutida com base em Mulgan (2006), Pol e Ville (2009), Bignetti (2011), Ezponda e Malillos (2011), Moulaert, MacCallum e Hillier (2013), Defourny e Nyssens (2013), Klein (2013), Parente, Marcos e Diogo (2014) e outros autores. A análise seguirá uma perspectiva ampla, buscando entender a inovação social como resposta dos atores sociais a aspirações, necessidades, problemas ou oportunidades que se reflitam nas relações sociais. As reflexões finais indicam diferenças substanciais nas matrizes teórico-conceituais, nos aspectos ligados aos processos de geração e difusão e nos resultados da inovação gerencial e da inovação social. Ao mesmo tempo, é possível identificar a relevância da tecnologia para ambos os casos. A contribuição do artigo consiste em enxergar a inovação para além da tecnologia, com base em uma discussão sobre o ¿estado da arte¿ nos campos da inovação gerencial e inovação social e nas aproximações e distanciamentos entre ambos.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
20
License type: