Resumo (PT):
O efeito das marés meteorológicas no projecto de obras marítimas é muitas vezes subavaliado.
Com este trabalho pretende-se, a partir dos registos do marégrafo do Porto de Leixões,
quantificar a sua grandeza, utilizando uma aplicação de previsão de marés, de forma a obter
valores dos níveis de água, que foram comparados com os valores reais registados no porto
em estudo, para o período compreendido entre 2002 e 2006.
O valor máximo obtido para a uma maré meteorológica positiva foi de 1,103m, no dia 20 de
Outubro de 2004 e para uma maré meteorológica negativa foi de -0,654m, no dia 2 de Julho de
2004. Deve ter-se em conta que na previsão das marés, o número de constantes harmónicas
introduzidos na aplicação foi inferior ao número de constantes necessárias para modelar o
fenómeno de forma precisa, resultando em algumas diferenças sistemáticas nos valores finais.
Os resultados obtidos foram afectados por alguns factores importantes, como, por exemplo, o
facto de o marégrafo do Porto de Leixões se localizar no interior da zona portuária, numa
massa de água confinada pelos quebramares e pelos cais. Os efeitos da maré meteorológica
poderão, portanto, ser influenciados pela própria hidrodinâmica do porto. Como ao longo dos
anos a envolvente de infra-estruturas do Porto de Leixões tem vindo a ser significativamente
alterada, também os registos das marés meteorológicas locais poderão ter sofrido alterações.
PALAVRAS-CHAVE: Maré Meteorológica, Maré Astronómica, Previsão de Marés, Registo de
Marés, Dados Meteorológicos.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
16
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