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Declaração de Bolonha e Ensino Superior: implicações no processo de “orientar-se” dos jovens universitários e na atuação dos/as psicólogos/as no contexto da intervenção psicológica vocacional.

Title
Declaração de Bolonha e Ensino Superior: implicações no processo de “orientar-se” dos jovens universitários e na atuação dos/as psicólogos/as no contexto da intervenção psicológica vocacional.
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2012
Authors
Ana Paulino
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Ana Mouta
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Inês Nascimento
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference proceedings National
Pages: 361-370
II Congresso Nacional da RESAPES-AP
Porto, 10 e 11 de maio de 2012
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): Derivando de uma leitura política acerca do lugar do Ensino Superior na estrutura social, e consubstanciando parte de um projeto social mais amplo, o Processo de Bolonha tem vindo a trazer inúmeras novidades, exigências e efeitos aos quotidianos académicos, tanto consagração do estudante como pessoa que eventualmente perturba o substrato emocional da experiência de viver a academia. As escolhas não se circunscrevem, agora, a momentos compassados no tempo, mas, emergindo recorrentemente, implicam a totalidade do sujeito psicológico, já não exclusivamente o estudante e as suas competências académicas, mas a pessoa e a sua competência vocacional. A partir da experiência de intervenção psicológica vocacional (consulta e consultoria) com estudantes do ensino superior, procurar-se-á, nesta comunicação, refletir como, partindo de uma conceção ecológica, construtivista e desenvolvimentista do comportamento vocacional, se interpela e questiona criticamente para acolher as preocupações e aspirações dos jovens universitários e os apoia na (re)configuração dos seus projetos de vida, entendidos, aqui, enquanto projetos de autor.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
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