Resumo (PT):
Derivando de uma leitura política acerca do lugar do Ensino Superior na estrutura social, e consubstanciando parte de um projeto social mais amplo, o Processo de Bolonha tem
vindo a trazer inúmeras novidades, exigências e efeitos aos quotidianos académicos, tanto consagração do estudante como pessoa que eventualmente perturba o substrato emocional da
experiência de viver a academia. As escolhas não se circunscrevem, agora, a momentos compassados no tempo, mas, emergindo recorrentemente, implicam a totalidade do sujeito
psicológico, já não exclusivamente o estudante e as suas competências académicas, mas a pessoa e a sua competência vocacional. A partir da experiência de intervenção psicológica
vocacional (consulta e consultoria) com estudantes do ensino superior, procurar-se-á, nesta comunicação, refletir como, partindo de uma conceção ecológica, construtivista e
desenvolvimentista do comportamento vocacional, se interpela e questiona criticamente para acolher as preocupações e aspirações dos jovens universitários e os apoia na (re)configuração dos seus projetos de vida, entendidos, aqui, enquanto projetos de autor.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific