Resumo (PT):
Com o desenvolvimento das sociedades, as crianças passam cada vez mais tempo na escola onde, consequentemente
realizam grande parte das suas refeições. Deste modo, surge a necessidade de as escolas fornecerem
refeições saudáveis, equilibradas e seguras.
O presente estudo pretendeu contribuir para o conhecimento das condições de preparação, confeção e
distribuição de refeições escolares contratualizadas por uma autarquia a 21 instituições com gestão direta,
através da avaliação das condições estruturais, técnico-funcionais e higiossanitárias das instalações, num
total de 22 unidades de produção de refeições. Foi também objetivo avaliar qualitativamente 120 ementas
por estas elaboradas.
Como instrumentos de recolha de dados, utilizaram-se 2 grelhas “Avaliação das condições higiossanitárias
de refeitórios escolares - confeção de refeições” e “Avaliação qualitativa de ementas” adotadas pelo Sistema
de Planeamento e Avaliação de Refeições Escolares.
Foi possível verificar que a globalidade das unidades de produção de refeições possuem classificação Bom
quanto às condições higiossanitárias, no entanto, os domínios “Condições técnico-funcionais da zona de
receção e condições das matérias-primas” e “Autocontrolo” obtiveram classificação Não Aceitável. Quanto
à avaliação qualitativa de ementas, verificou-se que a generalidade obteve classificação Aceitável, embora
os domínios “Carne, Pescado e Ovo” e “Acompanhamento de Cereais, Derivados e Tubérculos” obtivessem
classificação Não Aceitável.
Abstract (EN):
With the development of society, children spend more time in school where, consequently, have the most of
their meals. Therefore, there is a need for schools to provide healthy, balanced and safe meals.
The present study aimed to contribute to the knowledge of preparation, confection and distribution conditions
of school meals contracted by a municipality to 21 institutions with direct management by evaluating
the structural, technical-functional and hygienic sanitation conditions for a total of 22 cafeterias. Another
goal of our study was to evaluate the quality of 120 menus produced by them.
As data collection instruments, we used two grids “Evaluation of the hygienic sanitation conditions of school
cafeterias-meals confection” and “Qualitative evaluation of menus” adopted by the System of Planning and
Evaluation of School Meals
It was possible to verify that most of the cafeterias have a Good classification in hygienic sanitation conditions,
however, the domains “Technical and functional conditions of the reception area and conditions of
raw materials” and “Autocontrol terms” were classified as Not Acceptable. Regarding the quality evaluation
of menus, we found that most were classified as Acceptable, although the domains “Meat, fish and eggs” and
“Cereal, cereal products and tubers” were classified as Not Acceptable.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
cristinasantos@fcna.up.pt
License type: