Resumo (PT):
O presente artigo descreve um programa de investigação levado a cabo no LABEST/FEUP destinado
a optimizar uma composição de betão auto-compactável (BAC) branco para ser aplicada no novo
edifício do Terminal de Cruzeiros de Leixões, com requisitos de desempenho bastante exigentes em
termos de durabilidade. O programa experimental foi definido segundo um plano factorial aumentado
o que permitiu modelar numericamente a influência dos parâmetros de mistura nas propriedades
relevantes da argamassa e betão. O estudo foi dividido em duas partes: um estudo ao nível da
argamassa seguido de um estudo ao nível do betão. Atendendo ao requisitos de desempenho foram
avaliadas as seguintes propriedades: diâmetro de espalhamento; tempo de escoamento funil; evolução
da temperatura durante as primeiras 24 horas; resistência à compressão; retracção por secagem;
resistividade e coeficiente de difusão aos cloretos. Ao nível da argamassa estudou-se a interacção
entre os diversos materiais constituintes da pasta, nomeadamente, cimento branco, fíler calcário,
metacaulino, superplastificante e água; e simultaneamente, a interacção da pasta com um agregado
modelo (areia normalizada). Depois de optimizada a composição da pasta, ao nível do betão foi
ajustado o volume de cada um dos agregados reais que conduz ao melhor desempenho global,
incluindo aspectos económicos, e assegurando a auto-compactabilidade. O efeito prejudicial do
metacaulino nas propriedades do estado fresco foi compensado através de um estudo adequado da
composição, e desta forma foi possível tirar partido dos seu efeito benéfico em termos de durabilidade
e de cor. No que respeita à retracção, para se cumprir o critério de desempenho previamente
estabelecido verificou-se a necessidade de recorrer à introdução de agentes redutores de retracção.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10