Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project/Service Agreement:2018-1-PT01-KA201-047392

Project/Service Agreement:2018-1-PT01-KA201-047392

Start Application Approved In Progress Completed Closed

Status
Estado ConcluídoCompleted
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 73036
 
Application: Erasmus+ | BRIDGING
 
Reference: 2018-1-PT01-KA201-047392
Short name: BRIDGING
Title: BRIDGING - Buiding Educational Bridges in the City
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 13
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: International
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: Erasmus+
Funding Institution: Comissão Europeia
Financial Geographical Scope: National
Scheduling
Effective Start Date: 2018-09-01
Expected Completion Date: 2020-08-31
Effective Completion Date: 2021-12-31
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 161.860,00 EUR
Details
Summary: Europa é um enorme mosaico de diversidades, contextos culturais, níveis de prosperidade, conhecimento e experiência. As cidades europeias apresentam grande diversidade entre si, em relação às atividades económicas, à habitação ou mesmo nas características da população (Tasan-Kok et al., 2013). Nas últimas décadas, tornaram-se ainda mais diversificados, não só em relação ao aumento da diversidade étnica, mas também em termos de estilos de vida, atitudes e atividades. As implicações da alta diversidade podem ser tremendas. Ao mesmo tempo, abre as possibilidades de convivência, através do novo capital humano, social e cultural. Há, no entanto, ameaça a redes frágeis e, especialmente pode trazer muitos tipos de fragmentação urbana (Michelutti, 2007): nas relações sociais, com menos oportunidades para que pessoas ou grupos se conheçam, nas línguas e nos discursos, nos espaços fragmentados, com a especialização de serviços, no desdobramento de serviços e nas desigualdades de recursos em diferentes partes da cidade.
As escolas também enfrentam os desafios da diversidade urbana, sendo cada vez mais diversas e pluralistas com muitas crianças provenientes de diferentes contextos sociais, económicos e culturais e enfrentam o desafio de combater a discriminação e a segregação e de promover a coesão social e a inclusão. Mas as escolas também podem ser cruciais para encontrar novas sinergias com as comunidades locais que possam promover o desenvolvimento de competências sociais e cívicas. Abrir as escolas para a comunidade pode ajudar as crianças a compreender, a envolver e a fazer parte das práticas culturais, artísticas e educativas da vida urbana.
As crianças das escolas parceiras, apesar de pontualmente usufruírem de experiências fora da escola, estão frequentemente confinadas ao espaço privado da escola e do contexto familiar, tendo poucas oportunidades de conhecer, viver e intervir no espaço urbano. Assim, é necessário providenciar às crianças novas formas de se relaci Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Psychology

Academic fields (CORDIS - Level 5)

Mais informações There are no Academic Fields associated with the Project.

Keywords

Mais informações There are no Keywords associated with the Project.
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Chapter or Part of a Book
Joana Cadima (Author) (FPCEUP); Catarina Grande (Author) (FPCEUP); Joanna Pekala (Author) (Other); Kamila Wichroswka (Author) (Other); Raija Raittila (Author) (Other); Geert De Raedemaeker (Author) (Other)
2021
Chapter or Part of a Book
Joana Cadima (Author) (FPCEUP); Catarina Grande (Author) (FPCEUP); Joanna Pekala (Author) (Other); Kamila Wichroswka (Author) (Other); Raija Raittila (Author) (Other); Geert De Raedemaeker (Author) (Other)
2021
Chapter or Part of a Book
Joana Cadima (Author) (FPCEUP); Catarina Grande (Author) (FPCEUP)
2021
Chapter or Part of a Book
Joana Cadima (Author) (FPCEUP); Catarina Grande (Author) (FPCEUP)
2021
Chapter or Part of a Book
Catarina Grande (Author) (FPCEUP); Joana Cadima (Author) (FPCEUP); Sílvia Bereny (Author) (Other)
2021
Chapter or Part of a Book
Joana Cadima (Author) (FPCEUP); Catarina Grande (Author) (FPCEUP)
2021
Book
Sílvia Bereny (Coordinator) (Other); Cristina Alves (Coordinator) (Other); Joana Cadima (Coordinator) (FPCEUP); Tânia Silva (Coordinator) (Other)
2021
Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
OSMOPE - Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo OSMOPE Portugal Ensino Proponent
Alvar Aalto-säätiö sr Finlândia Foundation Partner
Cultureghem Bélgica Association Partner
Elmer Bélgica Ensino Partner
ERASMUSHOGESCHOOL BRUSSEL EHB Bélgica S Partner
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Partner Joana Cadima
Fundação Escultor José Rodrigues FEJR Portugal Foundation Partner
Fundacja Mlodej Kultury Hopsiup Project Polónia Foundation Partner
Hogeschool PXL Bélgica S Partner
JYVASKYLAN KAUPUNKI Finlândia Status Partner
Jyväskylän yliopisto JYU Finlândia S Partner
Przedszkole Integracyjne nr 247 Polónia Ensino Partner
Uniwersytet Warszawski Polónia S Partner
 
Budgets and Teams
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Joana Dias Cadima JDC Official Researcher at the OU 2018-09-01 2020-08-31
FPCEUP Maria Catarina Leite Rodrigues Grande MCLRG Researcher 2018-09-01 2020-08-31

Technicians in the Project

Technician Contact
FPCEUP 553518 Elsy Karina Araújo Gonçalves
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-12 at 00:08:34 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing