Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > News > Conferência - Novos Desafios à investigação sobre Criminalidade Organizada

News

Conferência - Novos Desafios à investigação sobre Criminalidade Organizada

11 e 12 de maio de 2023 | Salão Nobre FDUP

A Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e o Centro de Investigação Interdisciplinar sobre Crime, Justiça e Segurança, CJS, promovem, nos dias 11 e 12 de maio de 2023, a Conferência subordinada ao tema: "Novos Desafios à investigação sobre Criminalidade Organizada".

Num contexto de forte globalização e de emergência de novas tecnologias, o crime tem vindo a adotar novas práticas e em diferentes contextos, envolvendo delinquentes tecnicamente mais bem preparados e atualizados, e crescentemente organizados numa estrutura reticular. Em resposta a esta tendência, a investigação criminal assim como a investigação académica sobre o fenómeno criminal pedem o uso do conhecimento acumulado em outras áreas (e.g., matemática) para além da Criminologia, sendo o reflexo de que, afinal, o conhecimento e o uso que dele é feito, respeitam a uma organização de sistema, um sistema de conceitos, de linguagens, de métodos e de métricas. Os avanços mais recentes no processamento de dados sobre o fenómeno criminal têm sido muito significativos, com impacto na forma como aqueles são recolhidos e organizados, assim como nos métodos e nas técnicas utilizados para produzir informação útil para uso na investigação criminal e académica.

É neste contexto que surge a iniciativa da realização deste evento que se pretende venha a decorrer durante dois dias, reunindo investigadores da área da Criminologia e de áreas afins, agentes de órgãos de polícia criminal e outros profissionais do sistema de justiça, que debaterão os desafios que as novas tecnologias, os novos métodos de análise de dados (e.g., análise de redes criminais), têm suscitado no desenvolvimento do conhecimento académico e na prática da investigação criminal e no sistema de justiça.

Decorre até ao dia 31 de março um período de inscrição na conferência na página de Internet preparada para o evento https://criminalnetworks.direito.up.pt/, onde também podem ser consultadas todas as informações relevantes acerca deste evento.

Temos o gosto de informar que a inscrição é gratuita, embora obrigatória.


Cartaz

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-06-24 at 21:22:27 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal