A 17 de fevereiro de 1987, foi publicado no Diário da República um novo Código de Processo Penal que rompeu com o anterior inquisitório mitigado e imprimiu à estrutura processual uma particular fisionomia acusatória.
No período da sua vigência, o Código sofreu sucessivas e cada vez mais frequentes alterações, que se projetaram, com intensidade e amplitudes diversas, na estrutura fundante do processo penal, modificando o ponto de equilíbrio inicial entre as fases de investigação, julgamento e recurso.
A pressão da realidade e a evolução tecnológica tornaram também mais patentes velhos problemas e fizeram emergir novas fraturas, em permanente desafio às soluções postas pelo legislador.
É tendo em vista o passado, o presente e o futuro deste importante diploma legislativo que a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) promove, a 21 de abril de 2017, um Colóquio Comemorativo dos 30 anos do Código de Processo Penal.
Entre outros reputados académicos e atores judiciários, terão participação ativa neste forum de discussão o atual Presidente do Tribunal Constitucional, Professor Doutor Manuel da Costa Andrade, a Procuradora-Geral da República, Conselheira Joana Marques Vidal, e o Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Guilherme Figueiredo.
A Conferência final será proferida pelo Professor Doutor Jorge de Figueiredo Dias, que presidiu à Comissão responsável pela elaboração do Código de 1987, sendo os trabalhos encerrados por Sua Excelência a Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunem.
Cartaz
O programa completo do Colóquio pode ser consultado em
Desdobrável
Inscrição:
Obrigatória, mediante preenchimento do formulário até 13 de abril de 2017.
A emissão de certificado de presença tem um custo (adicional) de ¤ 5.