Resumo (PT): 
A nossa participação no projeto  e-learning@UP já não é recente, visto que utilizámos as 
plataformas de e-learning da Universidade do Porto desde 2004. Motivam-nos sempre novas 
experiências e tentativas de utilizar ou criar ferramentas que sejam úteis do ponto de vista 
pedagógico. A insatisfação com um modelo tradicional de ensino-aprendizagem centrado 
essencialmente no professor, a  crescente importância da utilização das TIC no ensino, a 
tentativa de organizar melhor e de uma forma mais atraente a informação a disponibilizar aos 
estudantes, a possibilidade de comunicação com os estudantes de uma forma mais estreita e 
pessoal fora do tempo de aulas e ‘em tempo real’, bem como a necessidade de envolver os 
estudantes na criação de conteúdos e ferramentas pedagógicas úteis, levaram-nos a explorar a componente de  blended learning em algumas unidades curriculares da Faculdade de 
Desporto da Universidade do Porto.
Os dados recolhidos e apresentados neste trabalho, fizeram parte da participação no projeto 
e-learning@UP ao longo dos últimos 7 anos, em várias unidades curriculares de licenciatura e 
mestrado, com incidência em unidades curriculares de particular relevância para a formação 
de professores. Ao longo deste percurso foram utilizadas diversas plataformas elearning, tais 
como a Luvit, WebCT Vista e presentemente a plataforma Moodle. Pretendemos explorar e 
apresentar aqui ferramentas utilizadas em ambientes virtuais, as suas mais-valias e 
possibilidades de aprendizagens para os estudantes.
Ferramentas como fóruns temáticos de discussão, apresentação e submissão de trabalhos nas 
plataformas e sua discussão posterior on-line e mais recentemente a criação de e-portefólios 
reflexivos na formação de professores, foram algumas das estratégias usadas com vista às 
pretendidas aprendizagens. Aumentar a autonomia dos estudantes no seu processo de 
aprendizagem, bem como torná-los co-responsáveis pelo mesmo e portanto produtores do 
seu conhecimento, foram também alguns dos objetivos pretendidos.
A monitorização dos nossos objetivos foi feita no decurso dos diferentes anos letivos através 
das estatísticas de acesso à plataforma, e através da análise às respostas dos estudantes aos 
inquéritos pedagógicos específicos sobre a componente de e-learning, o que nos permitiu 
perceber que o impacto das tarefas propostas e das ferramentas criadas se constituiu como 
uma mais-valia para as suas aprendizagens, bem como para os seus percursos futuros 
enquanto profissionais.
Pretendemos com este trabalho demonstrar que a par das aulas presenciais, se podem 
construir ambientes virtuais de aprendizagem utilizando as TIC no Ensino Superior e melhorar 
as competências na sua utilização por parte quer dos estudantes quer dos docentes. Tal como 
refere Coutinho (2007), o debate sobre a utilização das TIC em Educação, ganha particular 
relevância face às reformas estruturais impostas pelo Processo de Bolonha nos currículos de 
formação de professores em Portugal.
Language: 
Portuguese
Type (Professor's evaluation): 
Scientific
Notes: 
Blended Learning; Formação De Professores, Ferramentas Pedagógicas 
Virtuais.
License type: 
