Resumo (PT):
O som ambiente de um espaço expositivo pode vir a exercer influência
na apreensão da obra de arte? Através de Schafer (1977) com o seu conceito
de paisagem sonora - e apoiados em Cage (1961) no seu conceito de escuta
ativa Cage (1961) -, faremos uma interlocução com a exposição “Projéteis” (2009)
de Marcelo Gandini. O som se torna parte ativa da obra, criando um ambiente
imersivo que vai além da visualidade, promovendo uma interação mais profunda
com o espaço e intensificando a experiência estética e emocional da obra
Abstract (EN):
Can the ambient sound of an exhibition space influence the
understanding of a work of art? According to Schafer (1977) with the concept of
soundscape and supported by Cage (1961) in his concept of active listening, we
will engage in an interlocution with the exhibition “Projéteis” (2009) by Marcelo
Gandini. Sound becomes an active part of the work, creating an immersive
environment that goes beyond visuality, promoting a deeper interaction with the
space and intensifying the aesthetic and emotional experience of the work.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific