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"Wine, sweet wine": determinantes da compra por impulso de vinho do Porto

Title
"Wine, sweet wine": determinantes da compra por impulso de vinho do Porto
Type
Thesis
Year
2018-07-03
Authors
Claudia Sofia Oliveira Campos
(Author)
FPCEUP
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Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
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Resumo (PT): O consumo de vinho em Portugal é de elevada relevância para a economia do país, nomeadamente o consumo de Vinho do Porto. Como este é um produto que é adquirido, habitualmente, por antecipação e não por falta do produto, a exploração da compra por impulso neste campo poderá trazer grandes vantagens para o desenvolvimento do mesmo. O presente estudo tem como objetivos: (1) determinar os significados atribuídos pelos/as Portugueses/as ao Vinho do Porto; (2) investigar, através de um estudo experimental, como a unicidade do vinho e o desconto influenciam a tendência para comprar por impulso, as emoções (positivas e negativas) e a intenção de compra; (3) perceber como as variáveis em estudo interagem em cada um dos contextos experimentais; e (4) determinar que variáveis predizem a tendência para comprar vinho por impulso. Os resultados indicam que os/as Portugueses/as pensam no Vinho do Porto em várias vertentes: faz parte do património nacional, é bom e doce, ideal para momentos especiais. Mas este é também um vinho de qualidade, com muita história, reconhecido nacional e internacionalmente, inteiramente Português e único. Com o estudo experimental, verificou-se ainda que, aquando da exposição a um produto único, como no caso do Vinho do Porto Vintage 2011, os/as Portugueses/as tendem a comprar mais por impulso, independentemente do preço, enquanto que no caso de um vinho mais popular, como o Vinho do Porto Tawny, o desconto aplicado já é um fator decisivo na tendência para comprar por impulso. A intenção de compra, as emoções positivas, a unicidade do vinho, a tendência para comprar vinho por impulso e a influência interpessoal são também fatores com um grande impacto na tendência para comprar por impulso no cenário experimental. Através de um modelo de moderação, verificou-se que, quando o Vinho do Porto único está com um grande desconto, a maior necessidade de unicidade do consumidor não o leva a comprar por impulso, se este está à procura de estatuto. Concluiu-se com este estudo que quanto maior for a idade do consumidor, se este procura unicidade no setor do vinho e se já tem uma tendência para comprar por impulso em geral então tenderá a uma maior tendência para comprar vinho por impulso.
Language: Portuguese
No. of pages: 52
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Cláudia Sofia Oliveira Campos "Wine, sweet wine": determinantes da compra por impulso de vinho do Porto 841.01 KB
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