Resumo (PT):
Neste artigo apresentam-se os pressupostos, metodologia, resultados e conclusões
de uma prática pedagógica que tem vindo a ser adotada na unidade curricular de
Economia e Gestão do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto. Consiste na realização de um trabalho de grupo
sobre o Setor da Construção Civil e Obras Públicas, e respetiva apresentação e discussão
numa conferência, com a presença de convidados ligados a esta área de atividade. O
principal objetivo deste trabalho de pesquisa realizado pelos estudantes e respetiva
apresentação/discussão pública consiste em confrontá-los com a situação concreta do
setor no qual irão desenvolver a sua atividade profissional futura, desenvolvendo-lhes não
só conhecimentos como também capacidades e competências que lhes permitam fazer
uma análise global e transversal e, também, identificar e implementar estratégias de
sucesso para as empresas/organizações deste setor. Os estudantes têm vindo a
demonstrar um elevado empenho e motivação, e as conferências de apresentação e
discussão dos trabalhos têm vindo a revelar-se muito estimulantes, como fóruns de
discussão definidos à medida dos interesses e preocupações dos estudantes e favoráveis à
discussão de diferentes perspetivas, revestindo-se de um carácter atual e flexível. Esta
prática pedagógica é facilmente extensível e aplicável a outros domínios científicos, e
também a outros contextos de desenvolvimento profissional dos nossos estudantes.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
7