Resumo (PT):
Educação em/para a Democracia constitui um desafio para todos os que
participam nos modos de construir tal relação: encontramos respostas plurais nos contextos educativos e sociais, mas também limites quanto à sua viabilidade situada. Para enquadrar a questão em análise, sugerimos atender ao pressuposto do não etnocentrismo, dentro e fora dos espaços e tempos escolares; à diversidade sociodemográfica dos grupos sociais e ao modo como interfere nos processos educativos em contexto escolar; e à participação dos jovens nos diferentes projetos de intervenção social.
Abstract (EN):
Education in and for Democracy is a challenge for all those participate in its
social construction. The social and educational contexts have different answers and specific limits. To approach that question, it will be necessary attending to the principle of not ethnocentrism at school; to the social and culture diversity and how they fool with the educational process; and to the young people’s participation in social and educational projects.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Educação para a Democracia. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/7250
License type: