Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project: POCI-01-0145-FEDER-030223

Project: POCI-01-0145-FEDER-030223

Project name: POLYSOL - Development of a polygeneration solar system for Zero Energy Building
Project code: POCI-01-0145-FEDER-030223
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Date of approval: 2018-02-27
Start date: 2018-05-01
Completion date: 2022-04-30
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 232.067,97 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 46.875,00 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 46.875,00 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 197.257,77 EUR
Orçamento de Estado: 34.810,20 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 46.875,00 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 39.843,75 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 7.031,25 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades
O POLYSOL tem como objetivo desenvolver um sistema de microgeração capaz de fornecer até 1 kW de eletricidade, 2 kW de arrefecimento e até 7 kW de aquecimento do ambiente interior, utilizando energia solar. O output energético suprirá as necessidades de um edifício de teste, com uma área útil de 15 m2. A unidade POLYSOL combinará o uso de coletores solares térmicos e fotovoltaicos com armazenamento térmico e elétrico. O arrefecimento do espaço será alcançado pela circulação de água fria obtida pela combinação do circuito solar térmico com uma bomba de calor de ejetor de geometria variável (EGV), capaz de responder a condições operacionais instáveis. Um sistema de controlo adequado será também desenvolvido e implementado, garantindo uma gestão eficiente de energia durante todo o ano. O objetivo é desenvolver um sistema compacto, económico e de reduzida manutenção que limitar-se-á à limpeza regular dos coletores solares.

Resultados Esperados/Atingidos
Na atividade 1 pretende-se identificar e quantificar as necessidades energéticas do edifício teste. Na atividade 2 selecionar-se-á a área e o tipo do painel fotovoltaico, a sua integração no edifício e as especificações técnicas para os componentes do subsistema elétrico. O método e dimensões mais adequadas para armazenamento anual de energia térmica serão identificados na atividade 3. Pretende-se com a atividade 4 desenvolver um sistema RFB que inclui a pilha e todos os sistemas periféricos como, bombas, tubagens sensores e controlo de potência. Na atividade 5 identificar-se-ão as variáveis relevantes do sistema para fins de gestão, controlo e avaliação de desempenho, seleção dos transdutores e identificação dos pontos ideais de instalação no sistema POLYSOL. Os resultados esperados da Atividade 6 incluem a coleta de dados de desempenho a longo prazo, ferramentas otimizadas de previsão matemática, de controlo e gestão de energia.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-09 at 10:28:05 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing