Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Melhores colocados de 2017/18
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

1ºs Colocados em 2017-2018

Ciências atrai excelentes estudantes como 1ªs opções

Carolina de Sousa Santos
Idade: 18 anos | Naturalidade: Fânzeres
Licenciatura em Matemática | Média: 197
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Escolhi a faculdade de Ciências do Porto porque é uma faculdade pública conceituada que está situada relativamente perto do local onde vivo. Além disso, antes de decidir ir para Matemática, já estava a pensar ir estudar para a Universidade do Porto, portanto a Faculdade de Ciências foi uma consequência dessa escolha.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Tomei a decisão de ir para o curso de Matemática na Faculdade de Ciências cerca de duas semanas antes das candidaturas para a faculdade.
Porque escolheste este curso?
Matemática sempre foi uma das minhas disciplinas favoritas durante o meu percurso escolar e atualmente é um curso com grande saída profissional, pelo que pareceu a opção certa.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Acho que escolher com curso com grande saída profissional facilita a entrada no mercado de trabalho e o facto de ser feito numa faculdade considerada uma das melhores a nível nacional abre ainda mais caminhos profissionais.
Quais são os teus sonhos de vida?
Atualmente, estou mais focada em acabar o curso do que no que vou fazer a seguir. Gostava de arranjar emprego nesta área e talvez trabalhar um pouco na vertente da investigação, mas também gostava de experimentar outras áreas que não estão necessariamente relacionadas com a Matemática.
Carolina Fonseca de Jesus Queirós Salcedas
Idade: 18 anos | Naturalidade: Águas Santas
Licenciatura em Ciências da Engenharia | Média: 164,3
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
O curso que me interessa (Ciências da Engenharia) pertence à FCUP, por isso fazia todo sentido integrar esta faculdade.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Bem, é desde há cerca de 3/4 anos que a ideia de ser engenheira agrónoma me agrada. No entanto, o desconhecimento da existência deste curso na UP fez com que pusesse para segundo plano a ingressão no mesmo (visto que mudar de cidade não era opção) e com que Gestão (curso que também me aliciava na vertente de gestão hoteleira ou agrícola) fosse o grande candidato. Foi há pouco menos de um ano que, através da apresentação das faculdades do Porto na minha escola secundária, tomei conhecimento da existência do curso de Engenharia Agronómica como sendo um perfil de Ciências da Engenharia na Faculdade de Ciências. A partir daí, foi uma luta na escolha do curso a seguir. A indecisão entre Gestão e Engenharia Agronómica persistiu até à candidatura à faculdade, até que elegi Eng. Agronómica como curso favorito.
Porque escolheste este curso?
São duas as razões que me fizeram optar por este curso. Em primeiro lugar, em comparação com o curso de Gestão, Ciências da Engenharia apresenta uma clara inferioridade no número de colocados por ano. Este facto, que para muitos é desfavorável, foi um importante factor para a minha decisão. Isto porque, e pensando já como futura trabalhadora, assusta-me o número de licenciados em gestão que concorrem ao mercado de trabalho anualmente (mesmo sendo uma área com diversificada saída profissional). Em segundo e último lugar, mas mais importante, o prazer no contacto com a natureza e o sonho de ter uma grande herdade com produção agrícola foram os grandes alicerces na escolha deste curso.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Tendo em conta a razão pela qual escolhi esta área (a referida em segundo lugar na questão anterior), faz todo o sentido que um curso que tem como objetivo a formação de técnicos polivalentes em diversas subáreas das Ciências Agrárias, bem como na área da gestão e marketing agroalimentar, de forma a admitir a sua adaptação profissional a diferentes áreas na agricultura e na relação da agricultura com o ambiente, com a indústria, com os serviços, com a alimentação e com o desenvolvimento rural, seja o grande sustentáculo para o meu percurso profissional. Assim, na Universidade do Porto, apenas a Faculdade de Ciências me garante um curso de acordo com as minhas expectativas futuras.
Quais são os teus sonhos de vida? Esta é uma pergunta bastante difícil de responder, não por falta de sonhos, mas pelo excesso deles! Vou apenas fazer referência a dois deles. O primeiro e impulsionador para a escolha desta área é, como já referi, o desejo de ter uma herdade no Alentejo ou no Douro. Neste espaço gostaria de reunir dois ambiciosos projectos: a produção em massa de produtos agrícolas e uma estalagem para turismo rural. Um outro objetivo de vida consiste em integrar uma equipa de voluntariado que tenha como destino um país africano. O prazer em ajudar o outro e o interesse pela saúde e educação social sempre me motivou a ingressar numa missão como esta.
João Vítor Tavares Martins da Cruz
Idade: 18 anos
Naturalidade: Sever do Vouga
Licenciatura em Ciências de Engenharia
Média: 186
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Já tinha visitado a FCUP (Universidade Júnior) e o ambiente e qualidade da faculdade agradou-me bastante.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?Junho/Julho de 2016.
Porque escolheste este curso? Permite-me alguma flexibilidade e ecletismo na decisão do meu percurso académico, além de se enquadrar nas áreas científicas que mais me motivam.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Vai dar-me formação na área que pretendo desenvolver, numa instituição prestigiada e de qualidade.
Quais são os teus sonhos de vida? Deixar o mundo melhor do que o encontrei.
Filipa Alexandra dos Reis
Idade: 18 anos | Naturalidade: Paredes
Licenciatura em Química | Média: 167,8
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Aquando da altura de ingressar no ensino superior recolhi o testemunho de alguns docentes e alunos da FCUP que corroboraram os dados de domínio público acerca da qualidade do ensino desta instituição e me alertaram para o facto de a mesma se encontrar entre as melhores faculdades da Universidade do Porto, o que me motivou a frequenta-la.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
No final do ensino secundário, após a realização dos exames nacionais e tendo conhecimento das classificações obtidas percebi que o curso de Química, pelo seu plano de estudos, seria o mais adequado para mim, tendo em conta os meus objetivos para o futuro. A escolha da faculdade baseou-se em questões como o seu prestígio e a sua localização privilegiada na cidade do Porto.
Porque escolheste este curso?
Em grande parte por incentivo do meu professor de Física e Química A no ensino secundário, antigo aluno da faculdade e alguém cuja opinião e experiência valorizo. Graças a ele descobri o encanto de compreender o funcionamento do mundo que nos rodeia. Além disso, como ex-aluno, alertou-me para o facto de o curso de Química criar verdadeiros cientistas, seres humanos com espírito crítico e empreendedor com capacidade de enfrentar qualquer desafio intelectual nesta área.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?
Acredito vivamente que frequentar Química na FCUP me permitirá adquirir as ferramentas necessárias à realização dos meus projetos de vida a longo prazo.
Quais são os teus sonhos de vida?
Desde tenra idade que a Medicina me fascina. O meu objetivo é formar-me nessa área e ser uma profissional competente dando, desse modo, o meu contributo à sociedade.
Carlos Bruno Dias Fernandes
Idade: 18 anos | Naturalidade: São Mamede de Infesta, Matosinhos, Porto
MI em Engenharia Física | Média: 190,3
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Escolhi a FCUP porque vivo por perto e achei que seria a instituição que melhor me prepararia para o futuro, dentro daquelas que conheço perto de mim.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Decidi que queria estudar Física quando frequentava o 9º ano, mas já tinha decidido pela FCUP mesmo antes disso. Mesmo quando não tinha decidido completamente o curso que queria seguir, sabia que iria ser alguma área de ciência, e daí a decisão pela FCUP foi imediata.
Porque escolheste este curso? À medida que fui crescendo, desenvolvi uma grande curiosidade pela maneira como o mundo funciona. Quero descobrir porque é que tudo é como é e não doutra maneira. Quero conhecer, e dar a conhecer, os segredos do universo, e creio que a Física é a ciência que me deixa ir mais longe nesse sentido.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Acho que as minhas escolhas de curso e instituição foram adequadas, e me ajudarão a atingir os meus objetivos, mas sobretudo creio que o fator determinante no precurso profissional de cada um de nós é a nossa própria vontade de aprender e aplicar o que aprendemos. Dito isto, é claro que não chegaria muito longe sem os conhecimentos que tenho adquirido, e espero continuar a aprender, na FCUP.
Quais são os teus sonhos de vida? O meu sonho é descobrir ou contribuir para uma teoria unificada da Física, que descreva todos os aspetos da nossa realidade numas linhas de expressões matemáticas. Sei que muitos acham impossível reduzir tudo o que existe a uns cálculos, mas eu acho exatamente o contrário. Acho impossível que um ser omnipotente tenha definido leis arbitrárias para tudo funcionar. Acredito que tudo o que existe é consequência necessária de uma verdade absoluta, que está à espera de ser descoberta.
Ana Isabel Teixeira da Cunha
Idade: 18 anos | Nat.: Castelões de Cepeda, Paredes
Licenciatura em Matemática | Média: 194
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A escolha foi simples. Em primeiro lugar, pela excelência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo reconhecida como uma das melhores do mundo em várias áreas. Por outro lado, obviamente, por motivos de deslocação
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
A decisão de licenciar-me em Matemática foi tomada aquando do ensino secundário. Contudo, a minha vontade de tornar-me professora nesta área existiu sempre. Nunca fui capaz de abstrair-me do mundo e pensar ser outra coisa qualquer. Embora todas essas coisas quaisquer me interessem. A verdade é que me fascino por todas as áreas. O meu desejo era viver toda a minha vida a estudar. E isto é possível, tornando-me professora de Matemática. Em criança, brincava com as minhas bonecas, ensinando-lhes o que aprendia. No futuro, quero fazer desse sonho de criança uma realidade. Se o sonho comanda a vida, certamente este irá comandar a minha.
Porque escolheste este curso?
Tal como já referi este curso é o caminho que me permite atingir o meu objetivo: tornar-me professora de Matemática. Mais uma daquelas que quando termina um ano letivo, ficam atormentadas com a grande probabilidade de no próximo ano não terem colocação. Mas mais uma daquelas que terá a vontade de ensinar a transbordar do peito. E somente isso importa.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?
Espero que a escolha da FCUP e da licenciatura em Matemática contribua significativamente para o meu futuro a nível social e profissional. Que não seja mais uma pessoa licenciada em Portugal a desanimar com as taxas de desemprego.
Quais são os teus sonhos de vida?
Os meus sonhos passam, à semelhança de todas as pessoas, por atingir a felicidade em pleno, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Desejo concretizar tudo o que sempre sonhei, ter uma família unida, um emprego que me faça sentir realizada…ao lado de quem mais amo.
Carlos Filipe Gomes Henriques
Idade: 18 anos | Naturalidade: Funchal, Madeira
Licenciatura em Bioquímica | Média: 188,5
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Escolhi a Faculdade De Ciências da Universidade do Porto pois sempre quis vir para o Porto, e porque ao estar longe de casa, sozinho, somos obrigados a nos adaptarmos á situação, o que nos permite crescer e aprender coisas que de outra maneira não teríamos a oportunidade de aprender.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
Estas decisões foram tomadas no secundário, quase á ultima da hora pois não sabia o que queria seguir para o futuro nem o que é que eu gostava mesmo, sendo que no fim optei por uma área de investigação que foi a área que me suscitou mais interesse.
Porque escolheste este curso?
Escolhi este curso porque, tal como já referi, estava interessado em investigação. Por outro lado, as minhas disciplinas favoritas eram biologia e quimica o que torna a escolha muito óbvia, bioquimica. Outra razao é o facto de ter ouvido falar muito bem deste curso por antigos participantes do mesmo bem como por professores que me deram aulas e mesmo professoras de outras universidades e que davam aulas a alunos de Bioquímica.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?
Como já é um dado público, a universidade do Porto é muito prestigiada e apresenta-se numa posiçao relativamente alta no ranking mundial, o que para a entrada no mundo do trabalho é importante. Outro dado importante é o facto de que o proprio curso de Bioquimica da FCUP tambem é reconhecido mundialmente o que, de novo, apenas ajuda para o futuro percurso profissional.
Quais são os teus sonhos de vida?
Um dos meus grandes sonhos de vida é poder ir trabalhar para o Canadá ou Nova Zelândia e ter a capacidade de descobrir coisas novas no mundo ciêntifico e mudar a vida das pessoas, quer pela descoberta de uma cura para alguma doença, quer pela melhoria de processos de insvestigaçao atuais ou futuros e como é óbvio, espalhar também o nome português pelo mundo e demonstrar que nós existimos e somos bons em vários aspetos, nao só no futebol.
Vasco José Rodrigues Cruz
Idade: 19 anos
Naturalidade: Chaves, Vila Real
Licenciatura em Ciência de Computadores | Média: 191,5
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Por ser uma faculdade de elevada reputação e prestígio e com ensino de excelência. Também a elevada taxa de empregabilidade após conclusão do curso me cativou bastante. Para além disso, fica relativamente perto da localidade onde vivo.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Comecei a desenvolver interesse por programação por volta dos meus 10 anos de idade e, ao longo da adolescência, o meu desejo de formação na área da Informática foi-se fortalecendo. No 12o ano de escolaridade, fiz pesquisa mais seriamente e pedi opinião a pessoas ligadas à área e ao ensino superior. Depois de alguma reflexão, fiquei convicto de que a FCUP e a FEUP seriam sempre as minhas primeiras opções. Como ouvi mais opiniões acerca do lado das Ciências e não conhecia bem as diferenças, por exemplo, entre Ciência de Computadores e Engenharia Informática, e sendo ambos bons cursos, a decisão final acabou por ser a FCUP.
Porque escolheste este curso? Como referi na resposta anterior, a minha decisão resultou da análise das opiniões ouvidas e da pesquisa que efetuei acerca do curso. Os temas abordados nas disciplinas pareciam ir de encontro ao meu interesse e, como gosto muito de Matemática e Programação, despertaram em mim bastante curiosidade. Na medida em que o futuro está cada vez mais dependente das tecnologias, considerei que, para adquirir o máximo de conhecimento na área de forma a enriquecer-me pessoal, científica e culturalmente, o curso seria um excelente meio de concretizar as minhas ambições.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Sendo um curso científico ligado a uma faculdade prestigiada, com formação de excelência, reconhecimento internacional e parcerias com várias empresas, não me deixa dúvidas quanto às competências que me proporcionará para o meu futuro pessoal e profissional.
Quais são os teus sonhos de vida? Gostaria de vir a ser um contributo para a sociedade, criando e desenvolvendo algo que possa ser reconhecido social e cientificamente. Na expectativa de obter, em cada projeto meu, os melhores resultados, pretendo depositar em cada um deles o melhor de mim.
Alex Himmel
Idade: 19 anos
Naturalidade: Porto
Licenciatura em Química
Média: 170
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto está localizada na minha cidade natal, o que facilitou a minha decisão pela mesma. Para além disso tem um nível de ensino extremamente elevado com uma história de formação de grandes cientistas, o que me cativou bastante. A cidade onde nasci é a mais bonita de Portugal e tendo a oportunidade de estudar nesta cidade, nunca escolheria qualquer outra.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Depois de ter estado uma parte do primeiro semestre do ano passado na Universidade Técnica de Munique, em Informática, decidi que este curso não era aquele que mais me interessava. Desisti no Natal e ponderei as minhas opções. Após estar indeciso entre Medicina e Química, decidi me pela segunda, devido ao meu gosto pelo trabalho cientifico, em vez da prestação de serviços que a Medicina me ia levar a fazer. Decidi pela Faculdade de Ciências ao mesmo tempo porque nunca sequer hesitei sobre a faculdade que era certa para este curso em Portugal.
Porque escolheste este curso?
Química interessou-me bastante desde que comecei a estudar essa ciência no secundário. Ao contrário de muitas outras disciplinas, onde tive facilidade ou até outras que eram demasiado difíceis para mim, Química foi um desafio, visto que não me interessei muito pelas aulas nos primeiros anos de Química E depois tive de me ensinar os básicos e perceber o mais difícil. Isso fez com que me esforçasse muito nessa disciplina para ter boas notas e ganhei um carinho especial por esta ciência
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Acho que o meu curso vai ser determinante no meu percurso profissional, porque espero trabalhar na área que estou a estudar, ou, no mínimo, usar o que aprendi e uni-la a outra área diferente. Sinto que os professores e colegas que vou encontrar na FCUP me vão ajudar a ter uma perspetiva que não teria em qualquer outro sítio, e um ensino de qualidade que vai ser determinante no meu êxito futuro.
Quais são os teus sonhos de vida?
Gostava de poder utilizar o que vou aprender nos próximos três anos (ou mais no caso de um mestrado/doutoramento) de maneira a melhorar a sociedade onde vivo. Neste momento considerava um grande sucesso, se pudesse investigar algo ligado com a Saúde, ou ser professor universitário, de modo a ter a oportunidade de formar o futuro da sociedade.
José Manuel da Silva Rainha Pereira
Idade: 19 anos | Naturalidade: Barcelos
Licenciatura em Física | Média: 197
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A Universidade do Porto tem-se mostrado, ao longo dos anos, uma instituição de considerável prestígio em território nacional. O facto de poder contactar com estudantes que a frequentam pareceu-me bastante tentador./div>
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Já há alguns anos que decidi que iria frequentar um curso na área da Ciência. Contudo, apenas no segundo ciclo (8º ano, aproximadamente) optei por Física.
Porque escolheste este curso? Desde criança que a mecânica do mundo me fascina. Creio que a minha curiosidade foi o que mais me motivou a ingressar neste curso.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Pessoalmente, acredito que a FCUP (e o curso de Física, em específico) zela pelos interesses dos seus alunos e que, como tal, impõe um nível de exigência que nos permite desenvolver capacidades vitais e imprescindíveis para as nossas carreiras.
Quais são os teus sonhos de vida? Para o futuro, desejo apenas duas coisas: ser capaz de contribuir para o avanço da Ciência e de partilhar o meu conhecimento com outros.
Eduardo Alexandre da Costa e Morgado
Idade: 20 anos
MI em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos | Média: 175
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A escolha foi muito influenciada pelo curso, no entanto, tanto eu como os meus pais, especialmente o meu pai, víamos a FCUP como uma faculdade com bastante prestígio, tanto dentro do país, como no estrangeiro, o que acabou por tornar o curso mais interessante quando comparado com outros.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
A decisão em si foi mesmo durante o 12º depois dos exames, no entanto, já desde o 11º que tinha uma ideia de que queria frequentar cursos ligados à informática ou biologia. A escolha pela Faculdades de Ciências foi muito influenciada pelo curso, mas a escolha do mesmo também foi influenciada pelo facto deste estar na FCUP.
Porque escolheste este curso?
Desde o final do 11º ano que tinha intenções de frequentar um curso ligado à área de informática, sendo essa primeira opção a de MIEIC na FEUP, no entanto, devido à subida da média comecei a ponderar outras opções, de forma a ter um “plano B”. Só mais, no 12º, durante a fase de candidatura comecei a ver outros cursos com mais atenção, entrei em alguns fóruns e comecei a ver falar do meu curso e a compará-lo com o MIEIC, acabei por ganhar bastante interesse pelo curso, tendo também sido atraído para ele pelo facto de se encontrar dentro da UP nomeadamente na FCUP.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Bastante, é claro que uma pessoa que seja boa, mesmo que se encontre numa outra faculdade ou instituto com menos prestígio que a FCUP, ou mesmo outra faculdade na UP, não venha a ter menos sucesso profissional quando comparada com outras que venham de faculdades com mais reconhecimento. No entanto, o facto da FCUP ter uma presença nacional e internacional, acaba por “abrir” melhor as portas para o nosso futuro, acabando por proporcionar um lugar mais privilegiado.
Quais são os teus sonhos de vida?
Acho que é difícil saber quais são os meus sonhos, pelo menos nesta altura, é claro que estabilidade económica e realização profissional são objetivos de todos, mas isso são apenas ferramentas para nos ajudar a criar algo parecido a um sonho, um sonho é sempre algo distante, algo que muitas das vezes nunca se concretiza, o que nos faz sair da cama todos os dias e tentar torná-lo real, criando para isso objetivos e metas a cumprir, com isso, é difícil separar nesta fase o que são os sonhos do que são objetivos, seja por falta de experiência ou introspeção.
Isabel Pinto Gonçalves
Idade: 17 anos | Naturalidade: Peso da Régua
Mestrado Integrado em Engenharia Física | Média: 186
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Por várias razões. Em primeiro lugar, por ser uma faculdade que oferece diversas oportunidades aos seus alunos e goza de parcerias com variadas instituições. Uma faculdade que consegue ensinar os seus alunos a um nível de excelência e, assim espero, alargar as minhas perspetivas sobre as ciências e o que é, afinal, fazer ciência e com ela trabalhar. Também tive em conta o fator proximidade à minha terra natal, a localização numa cidade vasta e cheia de atividades fora e dentro da sala de aula, e sem dúvida o fator decisivo foi a ótima experiência por que passei, ao participar na escola de verão de Física.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Talvez pouco depois do início do meu 11º ano. Tinha acabado de regressar da escola de verão, e ao partilhar experiências com outros colegas sobre este tipo de eventos, fui-me convencendo que esta era a minha melhor escolha. Na verdade, sempre fui motivada pela curiosidade, perceber como tudo funciona, tentar abarcar o engenho que move o mundo. Nesse sentido, segui o ramo das ciências, apercebo-me agora que intuitivamente, pelo satisfazer da minha curiosidade, porque como alguém sábio já disse antes de mim, à medida que aprendemos tomamos consciência da enormidade do que ainda não sabemos.
Porque escolheste este curso?A Física está na origem de tudo. Consegue explicar, descrever e prever ainda não tudo, mas está a trabalhar nisso. É nesse sentido que me quero orientar, e um dia contribuir para essa construção de conhecimento sobre o que existe. Moroso ou não, é um trabalho que penso que me realizará, para além de me ser permitido aplicar esse conhecimento ao torná-lo o mais diretamente útil possível, pelo ramo da engenharia, quer melhorando o existente quer construindo algo novo. Isso será algo que certamente me será mais claro com o decorrer do curso e da minha passagem pela faculdade.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?Posso referir novamente as parcerias e os institutos de investigação com que a faculdade trabalha, o que seguramente será uma mais-valia na construção do percurso profissional dos seus alunos. Claro, a preparação com que eles saem para o mercado de trabalho também é um ponto importante. Todo o aluno esforçado é recompensado, seja na área da Física ou em qualquer outro curso – e acreditar é o primeiro passo. Mas a vontade de inovar e dedicar a vida a um projeto, ou vários, no âmbito de qualquer ciência, será do mais importante que estou certa de retirar da faculdade, para o futuro.
Quais são os teus sonhos de vida?Uma pergunta deveras abrangente. Contudo, resumindo tudo aquilo que já imaginei e ignorando tudo aquilo que um dia virei a imaginar - ninguém sabe como estará o panorama daqui a uns anos – gostava de trabalhar no desenvolvimento de novos materiais ou melhoramento dos existentes, para a produção e rentabilização de energia, aumentar a sustentabilidade de cada casa, de cada família, de cada um. Talvez fosse necessário toda uma mudança de mentalidades, paradigmas empresariais, prioridades na correria incessante em que circulamos. Apesar de ser um projeto a longo prazo e com muitas áreas a serem trabalhadas, se temos alguma liberdade, a primeira será a de pensar sobre o assunto.
Tiago André Monteiro Oliveira
Idade: 17 anos | Naturalidade: Fânzeres, Gondomar
Liccenciatura em Biologia | Média: 186
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Escolhi a FCUP uma vez que considero esta instituição a mais prestigiada do país e uma das melhores da Europa.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Tomei a decisão de escolher o curso de Biologia quando frequentava o 11º ano. Decidi que me ia inscrever na FCUP por volta da mesma altura.
Porque escolheste este curso? Escolhi o curso de Biologia, visto que é uma área que desperta o meu interesse e curiosidade pelos organismos vivos. Além disso, possibilita desvendar e solucionar vários problemas que atingem o mundo atual, tanto a nível da espécie humana como a nível de todo o ecossistema em que vivemos.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Tendo em conta que pretendo seguir a área da investigação, considero este curso essencial para a aquisição do conhecimento necessário, quer a nível teórico quer prático, para o meu melhor desempenho como profissional. A escolha da FCUP vem ao encontro do que já foi dito atrás, sendo esta uma faculdade que me oferece as melhores condições de aprendizagem, formação e crescimento como indivíduo e profissional.
Quais são os teus sonhos de vida? Profissionalmente, ambiciono integrar uma investigação a nível internacional que está a decorrer em Los Angeles com o objetivo de encontrar a solução para os vários tipos de cancro. Também tenciono realizar investigações no que diz respeito ao vírus HIV/SIDA. A nível pessoal, pretendo viajar, estar em contacto com culturas diversificadas e conquistar reconhecimento nacional e internacional.
191,5
190,3
-
197
175
197
188,5
Balanço do ano que passou
Licenciatura em Ciência de Computadores
MI em Engenharia Física
Licenciatura em Matemática
MI em Eng. Redes e Sist. Informáticos
Licenciatura em Física
Licenciatura em Bioquímica
Licenciatura em Química
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-08-07 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 07:31:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias