Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Melhores colocados de 2016/17

1ºs Colocados em 2016-2017

Ciências atrai excelentes estudantes como 1ªs opções

Alberto Cavaleiro Pacheco
Idade: 17 anos | Naturalidade: Porto
Licenciatura em Matemática | Média: 198,5
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Em primeiro lugar, escolhi Matemática. Após isso, escolhi apenas entre as instituições que tinham um curso de Matemática. Esta escolha nasce naturalmente da procura de uma instituição que oferecesse uma boa formação em Matemática, um requisito que, desde logo, apontava para a FCUP. Como outra vantagem, havia o facto da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto ficar localizada, sem grandes surpresas, no Porto, uma cidade que eu não queria ter de deixar.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” é um bom lema, mas que eu muitas vezes falhei a seguir. Deste modo, sempre tive uma vaga ideia de que haveria de escolher um curso intensamente relacionado com Matemática, mas foi preciso pensar literalmente uma breve vez sobre o assunto, apenas no início de 2016, creio, para concluir que Matemática na FCUP ia ser o meu caminho.
Porque escolheste este curso?
A minha escolha quase que se resume, ironicamente, a um acontecimento independente da minha vontade, que é eu gostar de Matemática como gosto. Não “tentei” gostar de Matemática, só gostei desde que me conheço, por isso quase que se poderia dizer que a escolha não foi minha. Mas pondo isto de parte, a minha escolha justifica-se quase na totalidade com o meu gosto pela Matemática e pela minha vontade de aprofundar o meu conhecimento na mesma.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Acredito que a FCUP me dará uma formação de base sólida, algo importante para quem quer seguir uma via académica, e creio que tem uma boa reputação entre as empresas e serviços que costumam contratar matemáticos.
Quais são os teus sonhos de vida?
Sonhar é importante no caminho que percorremos, mas prefiro não sonhar demasiado alto enquanto é demasiado cedo. Prefiro ter sonhos sucessivamente mais difíceis de alcançar, sendo sempre possível alcançá-los, mas tendo de tentar cada vez mais para o fazer. Se tenho neste momento algum sonho de vida, é o de conseguir continuar a sonhar cada vez mais alto.
Carolina Fonseca de Jesus Queirós Salcedas
Idade: 18 anos | Naturalidade: Águas Santas
Licenciatura em Ciências da Engenharia | Média: 164,3
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
O curso que me interessa (Ciências da Engenharia) pertence à FCUP, por isso fazia todo sentido integrar esta faculdade.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Bem, é desde há cerca de 3/4 anos que a ideia de ser engenheira agrónoma me agrada. No entanto, o desconhecimento da existência deste curso na UP fez com que pusesse para segundo plano a ingressão no mesmo (visto que mudar de cidade não era opção) e com que Gestão (curso que também me aliciava na vertente de gestão hoteleira ou agrícola) fosse o grande candidato. Foi há pouco menos de um ano que, através da apresentação das faculdades do Porto na minha escola secundária, tomei conhecimento da existência do curso de Engenharia Agronómica como sendo um perfil de Ciências da Engenharia na Faculdade de Ciências. A partir daí, foi uma luta na escolha do curso a seguir. A indecisão entre Gestão e Engenharia Agronómica persistiu até à candidatura à faculdade, até que elegi Eng. Agronómica como curso favorito.
Porque escolheste este curso?
São duas as razões que me fizeram optar por este curso. Em primeiro lugar, em comparação com o curso de Gestão, Ciências da Engenharia apresenta uma clara inferioridade no número de colocados por ano. Este facto, que para muitos é desfavorável, foi um importante factor para a minha decisão. Isto porque, e pensando já como futura trabalhadora, assusta-me o número de licenciados em gestão que concorrem ao mercado de trabalho anualmente (mesmo sendo uma área com diversificada saída profissional). Em segundo e último lugar, mas mais importante, o prazer no contacto com a natureza e o sonho de ter uma grande herdade com produção agrícola foram os grandes alicerces na escolha deste curso.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Tendo em conta a razão pela qual escolhi esta área (a referida em segundo lugar na questão anterior), faz todo o sentido que um curso que tem como objetivo a formação de técnicos polivalentes em diversas subáreas das Ciências Agrárias, bem como na área da gestão e marketing agroalimentar, de forma a admitir a sua adaptação profissional a diferentes áreas na agricultura e na relação da agricultura com o ambiente, com a indústria, com os serviços, com a alimentação e com o desenvolvimento rural, seja o grande sustentáculo para o meu percurso profissional. Assim, na Universidade do Porto, apenas a Faculdade de Ciências me garante um curso de acordo com as minhas expectativas futuras.
Quais são os teus sonhos de vida? Esta é uma pergunta bastante difícil de responder, não por falta de sonhos, mas pelo excesso deles! Vou apenas fazer referência a dois deles. O primeiro e impulsionador para a escolha desta área é, como já referi, o desejo de ter uma herdade no Alentejo ou no Douro. Neste espaço gostaria de reunir dois ambiciosos projectos: a produção em massa de produtos agrícolas e uma estalagem para turismo rural. Um outro objetivo de vida consiste em integrar uma equipa de voluntariado que tenha como destino um país africano. O prazer em ajudar o outro e o interesse pela saúde e educação social sempre me motivou a ingressar numa missão como esta.
João Vítor Tavares Martins da Cruz
Idade: 18 anos
Naturalidade: Sever do Vouga
Licenciatura em Ciências de Engenharia
Média: 186
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Já tinha visitado a FCUP (Universidade Júnior) e o ambiente e qualidade da faculdade agradou-me bastante.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?Junho/Julho de 2016.
Porque escolheste este curso? Permite-me alguma flexibilidade e ecletismo na decisão do meu percurso académico, além de se enquadrar nas áreas científicas que mais me motivam.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Vai dar-me formação na área que pretendo desenvolver, numa instituição prestigiada e de qualidade.
Quais são os teus sonhos de vida? Deixar o mundo melhor do que o encontrei.
Filipa Alexandra dos Reis
Idade: 18 anos | Naturalidade: Paredes
Licenciatura em Química | Média: 167,8
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Aquando da altura de ingressar no ensino superior recolhi o testemunho de alguns docentes e alunos da FCUP que corroboraram os dados de domínio público acerca da qualidade do ensino desta instituição e me alertaram para o facto de a mesma se encontrar entre as melhores faculdades da Universidade do Porto, o que me motivou a frequenta-la.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
No final do ensino secundário, após a realização dos exames nacionais e tendo conhecimento das classificações obtidas percebi que o curso de Química, pelo seu plano de estudos, seria o mais adequado para mim, tendo em conta os meus objetivos para o futuro. A escolha da faculdade baseou-se em questões como o seu prestígio e a sua localização privilegiada na cidade do Porto.
Porque escolheste este curso?
Em grande parte por incentivo do meu professor de Física e Química A no ensino secundário, antigo aluno da faculdade e alguém cuja opinião e experiência valorizo. Graças a ele descobri o encanto de compreender o funcionamento do mundo que nos rodeia. Além disso, como ex-aluno, alertou-me para o facto de o curso de Química criar verdadeiros cientistas, seres humanos com espírito crítico e empreendedor com capacidade de enfrentar qualquer desafio intelectual nesta área.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?
Acredito vivamente que frequentar Química na FCUP me permitirá adquirir as ferramentas necessárias à realização dos meus projetos de vida a longo prazo.
Quais são os teus sonhos de vida?
Desde tenra idade que a Medicina me fascina. O meu objetivo é formar-me nessa área e ser uma profissional competente dando, desse modo, o meu contributo à sociedade.
David João Machado Correia
Idade: 18 anos | Naturalidade: Vila Real
Licenciatura em Biologia | Média: 176
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Escolhi esta faculdade pois está localizada na cidade onde eu queria estudar (aqui no Porto) e porque era a que apresentava a maior variedade de cursos do meu interesse.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Decidi que viria estudar para a FCUP no final do 12ºano. Quanto ao curso, escolhi-o uns dias depois.
Porque escolheste este curso? Escolhi-o para poder continuar a expandir o meu conhecimento nesta área tão vasta que é a da Biologia, pela qual sempre tive um grande fascínio.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Penso que o curso me vai possibilitar uma escolha por entre vários mestrados por onde possa continuar o meu percurso de aprendizagem. O facto de estar a estudar na FCUP certamente que me abrirá algumas portas para que possa tirar o máximo proveito deste percurso.
Quais são os teus sonhos de vida? Ainda não estão muito definidos. No entanto, tenho a aspiração de vir a trabalhar como um investigador e poder contribuir para a preservação do nosso planeta.
Ana Isabel Teixeira da Cunha
Idade: 18 anos | Nat.: Castelões de Cepeda, Paredes
Licenciatura em Matemática | Média: 194
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A escolha foi simples. Em primeiro lugar, pela excelência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo reconhecida como uma das melhores do mundo em várias áreas. Por outro lado, obviamente, por motivos de deslocação
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
A decisão de licenciar-me em Matemática foi tomada aquando do ensino secundário. Contudo, a minha vontade de tornar-me professora nesta área existiu sempre. Nunca fui capaz de abstrair-me do mundo e pensar ser outra coisa qualquer. Embora todas essas coisas quaisquer me interessem. A verdade é que me fascino por todas as áreas. O meu desejo era viver toda a minha vida a estudar. E isto é possível, tornando-me professora de Matemática. Em criança, brincava com as minhas bonecas, ensinando-lhes o que aprendia. No futuro, quero fazer desse sonho de criança uma realidade. Se o sonho comanda a vida, certamente este irá comandar a minha.
Porque escolheste este curso?
Tal como já referi este curso é o caminho que me permite atingir o meu objetivo: tornar-me professora de Matemática. Mais uma daquelas que quando termina um ano letivo, ficam atormentadas com a grande probabilidade de no próximo ano não terem colocação. Mas mais uma daquelas que terá a vontade de ensinar a transbordar do peito. E somente isso importa.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?
Espero que a escolha da FCUP e da licenciatura em Matemática contribua significativamente para o meu futuro a nível social e profissional. Que não seja mais uma pessoa licenciada em Portugal a desanimar com as taxas de desemprego.
Quais são os teus sonhos de vida?
Os meus sonhos passam, à semelhança de todas as pessoas, por atingir a felicidade em pleno, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Desejo concretizar tudo o que sempre sonhei, ter uma família unida, um emprego que me faça sentir realizada…ao lado de quem mais amo.
Joana Filipa Guerreiro Pereira
Idade: 18 anos | Naturalidade: Mafamude, Vila Nova de Gaia
Licenciatura em Bioquímica | Média: 193
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A principal razão pela qual eu escolhi esta faculdade foi a proximidade relativamente ao local onde moro, o que me permite ficar perto da minha família e dos meus amigos, assim como conciliar a vida académica com outras atividades extras. No entanto, o reconhecimento do prestígio desta faculdade foi um fator que também teve influência nesta decisão.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
A escolha do curso não foi uma decisão que já estivesse tomada há algum tempo, muito pelo contrário. Estava com várias opções em mente e, para mim, foi uma das escolhas mais difíceis que tive de fazer, tanto que só tomei a decisão final na semana das candidaturas ao ensino superior. Em relação à faculdade, sempre foi meu intuito estudar no Porto de modo a permanecer perto de casa, como já referi na questão anterior.
Porque escolheste este curso?
Bioquímica foi um curso que me despertou atenção porque, para além de ter um vasto número de aplicações, está muito relacionado com duas disciplinas pelas quais demonstrei particular interesse no ensino secundário, Física e Química A e Biologia. Para além disso, o facto de poder contribuir para o avanço da Ciência através da investigação e de ter a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas foi, sem dúvida, determinante na escolha deste curso.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?
Considerando que o meu futuro profissional poderá passar pela investigação ao serviço da ciência e da saúde, penso que a aprendizagem adquirida no curso de Bioquímica da FCUP me fornecerá as competências necessárias para poder exercer corretamente o meu trabalho. Por outro lado, esta faculdade, pelo seu prestígio, abre-me portas para vários centros de investigação, nomeadamente em estágios no final do curso, o que pode ser preponderante para o meu futuro profissional.
Quais são os teus sonhos de vida?
Penso que ainda estou numa fase de construção, de mim mesma e dos meus objetivos, e, por essa razão, não posso dizer que tenha metas estabelecidas. Contudo, posso afirmar que o meu maior sonho é ser feliz e sentir-me realizada, tanto a nível pessoal como profissional.
Ana Beatriz Marques Meireles
Idade: 18 anos
Naturalidade: Fafe - Braga
MI Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos
Média: 165
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Escolhi a faculdade de ciências da universidade do porto não só porque é uma grande faculdade já com algum prestigio mas também pelo curso que optei apenas existir aqui.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Nunca tive nenhum sonho profissional e ao longo destes anos sempre andei muito indecisa na minha decisão, só no ultimo dia de candidatura é que decidi optar por engenharia de redes e sistemas informáticos.
Porque escolheste este curso? A verdade é que tive um bom feedback do curso e depois de me informar sobre as saídas profissionais e sobre as cadeiras que vou ter ao longo do meu percurso académico achei que este seria o curso indicado para mim.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Acredito muito que com os objectivos que tenho em mente com a ajuda do curso que optei e da FCUP vou conseguir realizar tudo o que sonhei e tudo aquilo que fará do meu percurso académico algo melhor.
Quais são os teus sonhos de vida? Considero-me uma pessoa bastante ambiciosa, tenho as expectativas em alta para o meu futuro, não tenho nenhum sonho em concreto mas o que me move é fazer algo que goste e que me leve ao sucesso.
Alex Himmel
Idade: 19 anos
Naturalidade: Porto
Licenciatura em Química
Média: 170
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto está localizada na minha cidade natal, o que facilitou a minha decisão pela mesma. Para além disso tem um nível de ensino extremamente elevado com uma história de formação de grandes cientistas, o que me cativou bastante. A cidade onde nasci é a mais bonita de Portugal e tendo a oportunidade de estudar nesta cidade, nunca escolheria qualquer outra.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Depois de ter estado uma parte do primeiro semestre do ano passado na Universidade Técnica de Munique, em Informática, decidi que este curso não era aquele que mais me interessava. Desisti no Natal e ponderei as minhas opções. Após estar indeciso entre Medicina e Química, decidi me pela segunda, devido ao meu gosto pelo trabalho cientifico, em vez da prestação de serviços que a Medicina me ia levar a fazer. Decidi pela Faculdade de Ciências ao mesmo tempo porque nunca sequer hesitei sobre a faculdade que era certa para este curso em Portugal.
Porque escolheste este curso?
Química interessou-me bastante desde que comecei a estudar essa ciência no secundário. Ao contrário de muitas outras disciplinas, onde tive facilidade ou até outras que eram demasiado difíceis para mim, Química foi um desafio, visto que não me interessei muito pelas aulas nos primeiros anos de Química E depois tive de me ensinar os básicos e perceber o mais difícil. Isso fez com que me esforçasse muito nessa disciplina para ter boas notas e ganhei um carinho especial por esta ciência
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Acho que o meu curso vai ser determinante no meu percurso profissional, porque espero trabalhar na área que estou a estudar, ou, no mínimo, usar o que aprendi e uni-la a outra área diferente. Sinto que os professores e colegas que vou encontrar na FCUP me vão ajudar a ter uma perspetiva que não teria em qualquer outro sítio, e um ensino de qualidade que vai ser determinante no meu êxito futuro.
Quais são os teus sonhos de vida?
Gostava de poder utilizar o que vou aprender nos próximos três anos (ou mais no caso de um mestrado/doutoramento) de maneira a melhorar a sociedade onde vivo. Neste momento considerava um grande sucesso, se pudesse investigar algo ligado com a Saúde, ou ser professor universitário, de modo a ter a oportunidade de formar o futuro da sociedade.
Gonçalo Paredes
Idade: 18 anos | Naturalidade: Coimbra
Licenciatura em Ciência de Computadores | Média: 195,5
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
É das melhores universidades do país e já conhecia algumas pessoas que trabalham ou estudam lá, motivando-me a ir também
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?Após analisar as opções e concluir que esta seria a melhor.
Porque escolheste este curso? É o curso com mais conteúdos que me interessam e com saídas que mais me agradam.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Poderá oferecer oportunidades importantes e a melhor formação possível.
Quais são os teus sonhos de vida? Um dia vir a trabalhar numa empresa grande ou numa universidade de renome.
Tiago Babo Dias
Idade: 20 anos | Naturalidade: Paranhos
Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente | Média: 174
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
A história é longa… No ano de 2015/2016 estudei Psicologia na FPCEUP. Caí um pouco por sorte lá na segunda fase, mas felizmente. Lá percebi pela primeira vez o que era a Ciência (Empírica). Mas também foi durante o meu tempo livre desse ano que ganhei ou reganhei um interesse pelos objectos de estudo das ciências da FCUP: sistemas biológicos, fenómenos físicos, transformações químicas, etc.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP?
Comecei a estudar biologia nos tempos livres. Quando um dia descobri que sabia mais do que suficiente biologia para fazer o exame, decidi estudar geologia e fazê-lo. Ganhei um novo alento com a descoberta de um mundo do qual me afastei no 9º. Em pouco tempo percebia que algo teria de mudar, apesar de ter completado o ano lá. Decidi cerca de Abril.
Porque escolheste este curso?
Sempre tive a ideia de estudar Bioquímica. Fui à mostra UP para falar com os colegas deste curso mas por acaso encontrei alguns estudantes de CTA que ainda hoje estudam aqui. Naquele dia foi uma mera curiosidade. Mas o que é certo é que a ideia ficou. E foi crescendo, com a ajuda das minhas preocupações ambientais. Depois vi o plano de estudos e gostei bastante da multidisciplinariedade. Queria estudar física e matemática sem perder biologia ou química.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? CTA tem um currículo multidisciplinar. Penso que isso será muito bom para ter uma formação geral e não excluir nenhuma oportunidade de mestrado nas áreas que pretendo. No entanto, também tenho a preocupação de não ter suficientes ferramentas matemáticas no futuro. Quanto à FCUP, espero que seja uma instituição que, para além da formação académica, tenha um ambiente propício para participar em projectos inovadores e, quem sabe, participar no lançamento de outros de vertente mais social.
Quais são os teus sonhos de vida?
Sempre gostei da Investigação, pelo que muito passa por aí. Acho que investigar é um fim em si mesmo. Não apenas uma maneira moderna de ganhar dinheiro. O que é capaz de explicar a minha média. Na área do ambiente/geofísica, em especial na meteorologia ou climatologia. Mas não excluo a opção da microbiologia ou da biologia celular. Não vejo muito mais para além disto.
Isabel Pinto Gonçalves
Idade: 17 anos | Naturalidade: Peso da Régua
Mestrado Integrado em Engenharia Física | Média: 186
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Por várias razões. Em primeiro lugar, por ser uma faculdade que oferece diversas oportunidades aos seus alunos e goza de parcerias com variadas instituições. Uma faculdade que consegue ensinar os seus alunos a um nível de excelência e, assim espero, alargar as minhas perspetivas sobre as ciências e o que é, afinal, fazer ciência e com ela trabalhar. Também tive em conta o fator proximidade à minha terra natal, a localização numa cidade vasta e cheia de atividades fora e dentro da sala de aula, e sem dúvida o fator decisivo foi a ótima experiência por que passei, ao participar na escola de verão de Física.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Talvez pouco depois do início do meu 11º ano. Tinha acabado de regressar da escola de verão, e ao partilhar experiências com outros colegas sobre este tipo de eventos, fui-me convencendo que esta era a minha melhor escolha. Na verdade, sempre fui motivada pela curiosidade, perceber como tudo funciona, tentar abarcar o engenho que move o mundo. Nesse sentido, segui o ramo das ciências, apercebo-me agora que intuitivamente, pelo satisfazer da minha curiosidade, porque como alguém sábio já disse antes de mim, à medida que aprendemos tomamos consciência da enormidade do que ainda não sabemos.
Porque escolheste este curso?A Física está na origem de tudo. Consegue explicar, descrever e prever ainda não tudo, mas está a trabalhar nisso. É nesse sentido que me quero orientar, e um dia contribuir para essa construção de conhecimento sobre o que existe. Moroso ou não, é um trabalho que penso que me realizará, para além de me ser permitido aplicar esse conhecimento ao torná-lo o mais diretamente útil possível, pelo ramo da engenharia, quer melhorando o existente quer construindo algo novo. Isso será algo que certamente me será mais claro com o decorrer do curso e da minha passagem pela faculdade.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional?Posso referir novamente as parcerias e os institutos de investigação com que a faculdade trabalha, o que seguramente será uma mais-valia na construção do percurso profissional dos seus alunos. Claro, a preparação com que eles saem para o mercado de trabalho também é um ponto importante. Todo o aluno esforçado é recompensado, seja na área da Física ou em qualquer outro curso – e acreditar é o primeiro passo. Mas a vontade de inovar e dedicar a vida a um projeto, ou vários, no âmbito de qualquer ciência, será do mais importante que estou certa de retirar da faculdade, para o futuro.
Quais são os teus sonhos de vida?Uma pergunta deveras abrangente. Contudo, resumindo tudo aquilo que já imaginei e ignorando tudo aquilo que um dia virei a imaginar - ninguém sabe como estará o panorama daqui a uns anos – gostava de trabalhar no desenvolvimento de novos materiais ou melhoramento dos existentes, para a produção e rentabilização de energia, aumentar a sustentabilidade de cada casa, de cada família, de cada um. Talvez fosse necessário toda uma mudança de mentalidades, paradigmas empresariais, prioridades na correria incessante em que circulamos. Apesar de ser um projeto a longo prazo e com muitas áreas a serem trabalhadas, se temos alguma liberdade, a primeira será a de pensar sobre o assunto.
Tiago André Monteiro Oliveira
Idade: 17 anos | Naturalidade: Fânzeres, Gondomar
Liccenciatura em Biologia | Média: 186
Porque motivo(s) escolheste a FCUP?
Escolhi a FCUP uma vez que considero esta instituição a mais prestigiada do país e uma das melhores da Europa.
Quando tomaste a decisão sobre o curso que vais frequentar, e quando decidiste pela FCUP? Tomei a decisão de escolher o curso de Biologia quando frequentava o 11º ano. Decidi que me ia inscrever na FCUP por volta da mesma altura.
Porque escolheste este curso? Escolhi o curso de Biologia, visto que é uma área que desperta o meu interesse e curiosidade pelos organismos vivos. Além disso, possibilita desvendar e solucionar vários problemas que atingem o mundo atual, tanto a nível da espécie humana como a nível de todo o ecossistema em que vivemos.
De que maneira acreditas que o teu curso e a escolha da FCUP são determinantes no teu percurso profissional? Tendo em conta que pretendo seguir a área da investigação, considero este curso essencial para a aquisição do conhecimento necessário, quer a nível teórico quer prático, para o meu melhor desempenho como profissional. A escolha da FCUP vem ao encontro do que já foi dito atrás, sendo esta uma faculdade que me oferece as melhores condições de aprendizagem, formação e crescimento como indivíduo e profissional.
Quais são os teus sonhos de vida? Profissionalmente, ambiciono integrar uma investigação a nível internacional que está a decorrer em Los Angeles com o objetivo de encontrar a solução para os vários tipos de cancro. Também tenciono realizar investigações no que diz respeito ao vírus HIV/SIDA. A nível pessoal, pretendo viajar, estar em contacto com culturas diversificadas e conquistar reconhecimento nacional e internacional.
165
176
186
-
198,5
186
174
170
195,5
193
Balanço do ano que passou
Licenciatura em Biologia
Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente
Licenciatura em Ciências de Engenharia
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Química
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2017-07-05 I  Página gerada em: 2017-09-22 às 14:31:05