Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Testemunho 33

Testemunho

Anita Pereira Lopes VOLTAR >
Erasmus Estágio... Warum?
Erasmus Estágio... Porquê?


Hallo! Bem, eu posso dizer que entrar no programa Erasmus Estágio era uma das tarefas da minha “TO DO LIST”. Desde a licenciatura que desejava conhecer outro país, e essa oportunidade surgiu aquando do Mestrado. O que me levou a avançar foi principalmente a necessidade de conhecer outra cultura, língua, outros costumes, outra gastronomia, outra universidade.

Erasmus foi também a procura de novas amizades, de um novo ambiente, do contacto com pessoas que de alguma forma sao diferentes das que encontramos em Portugal, e foi principalmente pela experiência e evolução pessoal.



Meine Erfahrung
A minha experiência


Comecei a minha aventura precisamente no dia 1 de Janeiro de 2013 (sim, exatamente depois da passagem de ano). Portanto aventurei-me com um misto de saudades, com o espírito ainda natalício e do Reveillon e com algumas lágrimas à mistura. Mas posso dizer que ADOREI a experiência. E não podia ter começado melhor, logo no 1º dia de estágio, perdi-me no meu caminho para casa! Mas ADOREI, conheci muita coisa enquanto andei quase 3km a pé.

No centro de Stuttgart, deparei-me com uma cidade linda, enorme, cheia de história e de entretenimento e… cheia de neve! Apesar do frio, mesmo de Inverno existem muitas atividades para toda a gente, principalmente as numerosas piscinas cobertas que fazem lembrar parques aquáticos, com escorregas, saunas e piscinas ao ar livre com água a 37°C. Isto para além das pistas de gelo, onde se pode treinar algumas habilidades e dar alguns tombos (fala a voz da experiência!).

Em Ban Cannstadtt, a cidade com a 2ª maior estacão de comboios depois de Stuttgart, todos os anos se realiza o Wasen (Maio e Outubro), uma feira popular muito conhecida e onde se bebe a típica cerveja nas canecas gigantes. Tenho mesmo pena de não gostar de cerveja!... Mas provei na mesma.

Os autocarros, metro (U-bahn) e comboio (Bahn) estão todos sincronizados para que não haja muito tempo de espera entre eles, e a pontualidade é algo típico e muito valorizado em terras alemãs.

Quanto à gastronomia, como é óbvio, provei as deliciosas rote würste (salsichas vermelhas), as Bretzeln (pães em forma de coração) e diversas variedades de pão e doces tradicionais (tartes de fruta).

Tive ainda a oportunidade de visitar Paris, a linda cidade do amor, que adorei imenso.

Uma das características que achei o máximo é que os alemães dizem Hallo! quando passam por ti, mesmo nao te conhecendo, e posso dizer que me surpreenderam pela positiva. Penso que a maioria dos portugueses pensa que eles são pessoas frias mas achei-os bastante simpáticos, muito educados, prestáveis e sabem dar valor ao bom trabalho realizado por outros. Principalmente na universidade onde estagiei, sempre me ajudaram imenso e posso dizer que tive imenso apoio. Como se costuma dizer: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e a Alemanha é um país cada vez mais multicultural.

A nível pessoal, em Erasmus todas as nossas competências são postas à prova e aprendemos a saber lidar com o desconhecido. Eu aprendi a ser mais independente, mais organizada, a tomar decisões sozinha e a decidir o que é melhor ou o mais certo a fazer. Aprendi a dar ainda mais valor ao que tinha e tenho em Portugal, à minha família e aos meus amigos, e percebi quem realmente nos marca e em quem deixamos um pouco de nós.

Em poucas palavras, posso dizer que foi um grande passo para um futuro, seja em que ramo laboral for, seja em que país for, seja com quem for. Erasmus é um misto de divertimento, saudade, trabalho, obstáculos, dificuldades e… muita vida.


Sagen Sie JA zu Erasmus Estágio!
Diz SIM ao Erasmus estágio!


SIM! (não, não é para um pedido de casamento, tem calma!). Se queres evoluir a todos os níveis, esta é uma ótima oportunidade para o fazeres. Arrisca, de olhos abertos claro, mas arrisca. É preferível tentares do que te arrependeres de não o ter feito e pensares como teria sido. As questões monetárias podem falar mais alto mas devem ser tratadas com tanto valor como a vontade de ir, tudo se supera. Eu posso dizer que a UP e a FCUP me ajudaram bastante e eu agradeço imenso o esforço e apoio demonstrados. O apoio, força e palavras carinhosas da minha família e amigos foram muito importantes para mim, e posso dizer que inspirei muitas pessoas. E essa inspiração foi a maior, enorme, e orgulhosa recompensa que eu poderia reter de toda esta aventura.
Também eu hesitei, também eu poupei, também optei por viajar em comboios, metros e autocarros e ter de me levantar antes das 6 da manhã. Mas… “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

Expressões características alemãs:
  • Hallo!
  • Tschüss! (Adeus)
  • Sehr gut! (Muito bom/bem)
  • Entschuldigung (Desculpe/Com licença)



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-09-16 I  Página gerada em: 2018-10-19 às 04:02:09