Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Olimpíadas Nacionais de Informática

Olimpíadas Nacionais de Informática ATUALIDADES > INICIATIVAS > ESCOLAS > OLIMPÍADAS


As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional, constituído por uma prova nacional realizada em duas fases. As ONI têm como objetivo promover o gosto pela programação e pelas tecnologias de informação entre os jovens, constituir um ponto de encontro de âmbito nacional para professores e alunos interessados nestes temas e permitir selecionar uma equipa para eventual representação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI).

A classificação obtida nas provas de qualificação, que decorreram via Internet, foi atribuída automaticamente pelo sistema em função do número de testes avaliados correctamente pelos programas submetidos pelos concorrentes e validada por um júri nacional, nomeado pela organização. Dos melhores concorrentes da primeira fase foram selecionados 30 que participarão presencialmente na final nacional, esta prova final é individual. Desde 2006, a final das Olimpíadas Nacionais de Informática decorrem no Departamento de Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para mais informações consulte o sítio oficial das ONI

2013

De 152 alunos do secundário inscritos, apuraram-se para a final nacional das ONI os 27 primeiros da qualificação. Os 10 primeiros da final foram convidados a representar Portugal no CIIC e os 4 primeiros vão representar Portugal nas IOI'2013, que se realizarão na Austrália.

Lista dos 4 primeiros na final das ONI:
  • 1º - Afonso Santos, 11º ano do Colégio de Santa Doroteia (Lisboa)
  • 2º - Pedro Silva, 11º ano do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (V. N. Famalicão)
  • 3º - David Gomes, 12º ano da Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra)
  • 4º - Victor Meriqui, 11º ano do INETE - Instituto de Educação Técnica (Lisboa)

O CIIC e as IOI desde ano ainda não se realizaram

2012

De 255 alunos do secundário inscritos, apuraram-se para a final nacional das ONI os 29 primeiros da qualificação. Os 10 primeiros da final foram convidados a representar Portugal no CIIC e os 4 primeiros representaram Portugal nas IOI'2012, realizadas na Itália.

Lista dos 4 primeiros:
  • Pedro Paredes, 12º ano da Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra)
  • Afonso Santos, 10º ano da Escola Técnica e Liceal de Santo António do Estoril (Estoril)
  • Francisco Machado, 12º ano da Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra)
  • João Ramos, 12º ano da Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra)

No CIIC, Portugal obteve três medalhas de prata (João Ramos, Afonso Santos e Pedro Paredes) e quatro medalhas de bronze (Francisco Machado, Miguel Duarte, Pedro Silva e Rui Andrade).

Nas IOI Portugal obteve duas medalha de bronze (Pedro Paredes e Francisco Machado), o que constitui o melhor resultado de sempre de Portugal.

2011

De 224 alunos do secundário inscritos, apuraram-se para a final nacional das ONI os 29 primeiros da qualificação. Os 10 primeiros da final foram convidados a representar Portugal no CIIC e os 4 primeiros representaram Portugal nas IOI'2011, realizadas na Tailândia.

Lista dos 4 primeiros:
  • Rodrigo Gomes, 12º ano da Escola Secundária Vitorino Nemésio (Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores)
  • Pedro Paredes, 11º ano da Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra)
  • Mauro Mesquita, 11º ano da Escola Secundária Eça de Queirós (Póvoa de Varzim)
  • Afonso Santos, 9º ano da Escola Técnica e Liceal de Santo António do Estoril (Estoril)

No CIIC, Portugal obteve duas medalhas de bronze (Rodrigo Gomes e Pedro Paredes) e uma menção honrosa (João Ramos).

Nas IOI Portugal obteve uma medalha de bronze (Rodrigo Gomes), a 2ª desde que começou a participar nas Olimpíadas Internacionais em 1992.






Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-09-17 I  Página gerada em: 2018-12-11 às 03:09:10