O empréstimo de publicações é a cedência de documentos para leitura em espaços exteriores às instalações da Biblioteca, e realiza-se nos regimes de empréstimo domiciliário e de empréstimo interbibliotecas. Este empréstimo é facultado individualmente a cada utilizador ou a instituições em regime de empréstimo interbibliotecas.
Estatuto de Exemplar e de Leitor
O empréstimo de documentos é condicionado pelo Estatuto de Exemplar e pelo Estatuto de Leitor da Biblioteca. Numa situação de empréstimo em que haja conflito entre o que decorre de cada um destes estatutos, o Estatuto de Exemplar tem prioridade.
Empréstimo Interbibliotecas
Os pedidos de empréstimo interbibliotecas devem ser feitos através do preenchimento de formulário próprio, por via eletrónica ou diretamente no serviço de atendimento e de referência. As despesas decorrentes deste processo são suportadas pelos utilizadores.
O prazo de devolução das obras cedidas por empréstimo interbibliotecas é de catorze dias consecutivos.
Os documentos deverão circular entre bibliotecas não pertencentes à Universidade do Porto em correio registado, com aviso de receção, assumindo a biblioteca requerente a responsabilidade pelos danos ou pelo extravio das publicações cedidas.
O valor da taxa da requisição de obras por outras bibliotecas não pertencentes à Universidade do Porto é de 10 euros para envio do volume.
Para envio de mais do que um volume, acresce a taxa de 5 euros por volume adicional.
Na situação de Empréstimo Interbibliotecas no âmbito da Universidade do Porto
Os empréstimos não estão sujeitos a qualquer importância pecuniária, devendo os custos de transporte dos documentos, quando existirem, serem assumidos pela biblioteca requisitante.
O movimento dos documentos entre as bibliotecas deve ser feito por correio interno; no caso do movimento do correio interno passar pela Reitoria, o gabinete da Biblioteca Virtual será o local de entrega e levantamento dos documentos pelos responsáveis do transporte.
O prazo normal de devolução é de catorze dias.
Reprodução parcial de publicações
No envio de reproduções ao exterior a FCUP debita, além dos custo da reprodução, uma taxa de serviço a fixar anualmente.
As despesas decorrentes dos pedidos de reprodução de documentos efetuados pela FCUP a outras bibliotecas, por solicitação dos utilizadores, são totalmente suportadas por estes.