A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto integra as coleções das bibliotecas dos departamentos e dos estabelecimentos dependentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Com as devidas adaptações, recupera o conceito da Biblioteca Geral da FCUP, materializado em 1911 aquando da criação da Faculdade de Ciências no âmbito da fundação, nesse mesmo ano, da Universidade do Porto. Integra também o acervo da Biblioteca do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).
A Biblioteca Geral da FCUP teve a sua origem nas bibliotecas das escolas que a antecederam e que proporcionavam, na Cidade do Porto, estudos superiores, designadamente: a Aula de Náutica (1762), a Aula de Debuxo e Desenho (1779), a Academia Real de Marinha e Comércio (1803) e a Academia Politécnica (1837).
Era detentora de uma significativa herança e património histórico-cultural, albergando um valioso acervo documental, entre cimélios, calcografias, monografias e publicações periódicas, abrangendo um período temporal desde o século XVI até ao século XX.
O seu espólio bibliográfico ultrapassou os 100 000 documentos, com especialização nos domínios das Ciências Naturais, das Ciências Exatas, e da Tecnologia.
O desenvolvimento acelerado das áreas científicas da FCUP, a partir dos anos sessenta do século passado, foi acompanhado por um substancial aumento na aquisição de bibliografia especializada, construindo-se crescentes acervos nas várias seções científico-pedagógicas da Faculdade, no que foi o embrião das bibliotecas departamentais, e também em estruturas da Faculdade como o Instituto Geofísico e o Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros.
Nesta fase, a Biblioteca Geral da FCUP passou a funcionar, gradualmente, como estrutura de organização e disponibilização de acervo documental de interesse histórico, limitando a aquisição de obras recentes às consideradas de interesse horizontal para toda a Escola.
Com a transferência da FCUP do edifício histórico da Universidade, onde se instalou a Reitoria, para as suas novas instalações no Campo Alegre, iniciada em 1995 com a mudança dos Departamentos de Física e de Química (1), e concluída em 2008 com a instalação do Departamento de Biologia(2) foi decidido reforçar as bibliotecas departamentais com o acervo mais recente da Biblioteca Geral, o que se concretizou em 2004 com a transferência para estas bibliotecas de cerca de 11 000 monografias com data de edição posterior a 1945. Este desenvolvimento implicou o encerramento da Biblioteca Geral da FCUP, constituindo-se o acervo que aí se manteve como o Fundo Antigo da FCUP, possível embrião do Fundo Antigo da Universidade do Porto.
A crescente interdisciplinaridade das áreas científicas da FCUP, as novas exigências de organização associadas ao desenvolvimento das tecnologias de informação, com impacto estrutural na organização e operação da Biblioteca, e também a necessidade de utilização otimizada de recursos, conduziu à recuperação do conceito de Biblioteca Geral FCUP (agora Biblioteca da FCUP) como instrumento integrado de apoio à realização da missão da FCUP e, a um nível mais lato, como uma componente funcional da infraestrutura global destinada à preservação e disponibilização do conhecimento e da cultura.
A Biblioteca da FCUP foi instituída em 2012 e organiza-se segundo o indicado neste Regulamento.
(1) Atual Departamento de Física e Astronomia e Departamento de Química e Bioquímica.
(2) Agregação dos Departamentos de Botânica e de Zoologia e Antropologia deu origem ao Departamento de Biologia.