Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Olimpíadas Química +
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Olimpíadas de Química+, Zona Norte ATUALIDADES > INICIATIVAS > ESCOLAS > OLIMPÍADAS


A Semifinal das Olimpíadas de Química+, Zona Norte, realiza-se nas instalações do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DQB), cabendo a sua organização a docentes deste Departamento, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). As outras duas semifinais, Zonas Centro e Sul, foram realizadas, respetivamente, na Universidade de Aveiro e Instituto Superior Técnico.

A elaboração da prova foi da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Química, tendo sido sujeita à consideração e impressa pelos organizadores da prova, nos três locais onde se realizaram as semifinais. A correção da prova, no Porto, é efetuada por docentes do Departamento de Química e Bioquímica com a colaboração de um docente de uma Escola Secundária (não participante na semifinal).
Na visita aos Laboratórios, são apresentados Laboratórios representativos das diversas atividades da Investigação que se realiza no Departamento, estando a apresentação dessas atividades a cargo de docentes e investigadores. No apoio a esta visita estão envolvidos estudantes do 1º Ciclo de Estudos em Química que servem de guias aos grupos organizados para a deslocação.


Público-alvo:
Alunos dos 10º e/ou 11º anos


2015

Escolas participantes:
Decorreu sábado, 5 de março de 2015, nas instalações do DQB a Semifinal Porto das Olimpíadas de Química Mais - 2016. Participaram 33 escolas das 38 inicialmente inscritas, tendo estado em prova cerca de 99 estudantes acompanhados por um total de 35 professores.
Os vencedores da presente edição foram:
  • 1º Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (V. N. Gaia)
  • 2º Grande Colégio Universal
  • 3º Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Penafiel

2014

Escolas participantes:
Semifinal das Olimpíadas de Química+ 2014, Zona Norte, realizou-se nas instalações do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade do Porto, no dia 8 de Março de 2014, cabendo a sua organização a docentes deste Departamento, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Inscreveram-se 47 equipas. Destas, 39 confirmaram a sua inscrição, tendo-se apresentado a concurso 36 equipas, num total de 108 estudantes dos 10º e 11º anos. Cada equipa foi acompanhada por um professor da respetiva Escola (nalguns casos permitiu-se o acompanhamento por parte de dois professores).

Ver mais informação.

2013

Escolas participantes:
A Semifinal 2013, Zona Norte, do dia 9 de Março de 2013, decorreu no Departamento de Química e Bioquímica da FCUP. Inscreveram-se 46 equipas. Destas, 40 confirmaram a sua inscrição, tendo-se apresentado a concurso 39 equipas, num total de 117 estudantes dos 10º e 11º anos. Cada equipa foi acompanhada por um professor da respetiva Escola (nalguns casos permitiu-se o acompanhamento por parte de dois professores).

Ver mais informação.

2012

Escolas participantes:
A nível nacional concorreram 142 Escolas Secundárias, 50 das quais inscritas na prova a decorrer na UP. Destas, 45 confirmaram a sua inscrição, tendo-se apresentado a concurso 42 equipas, num total de 126 estudantes dos 10º e 11º anos. Cada equipa foi acompanhada por 1 professor da respetiva Escola (nalguns casos permitiu-se o acompanhamento por parte de 2 professores).

Ver mais informação.

Nº participantes: No ano 2012, participaram 126 alunos dos 10º e 11º anos.

2011

Escolas participantes:
A nível nacional, no ano 2011, concorreram para participar nesta prova 164 Escolas Secundárias, 55 das quais inscritas na prova a decorrer na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Destas, 45 confirmaram a sua inscrição, tendo-se apresentado a concurso 42 equipas, num total de 126 alunos dos 10º e/ou 11º anos. Cada equipa foi acompanhada por 1 professor da respetiva Escola (nalguns casos permitiu-se o acompanhamento por parte de 2 professores).

Nº participantes: No ano 2011, participaram 126 alunos dos 10º e/ou 11º anos.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-03-16 I  Página gerada em: 2022-08-19 às 00:24:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias