Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Prémio Centenário - Alberto Amaral

Prémio Centenário da FCUP 2012 ANTERIOR >


Alberto Amaral

Natural de Fafe, onde nasceu a 10 de Agosto de 1942, o 15º Reitor da U.Porto licenciou-se, em 1965, em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia. Em 1968 doutorou-se em Química Quântica na Universidade de Cambridge (Inglaterra), vindo a integrar, nesse ano, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. De 1972 a 1977, esteve em comissão de serviço na Universidade de Lourenço Marques, em Moçambique. Regressado ao Porto e à Faculdade de Ciências, tornou-se professor catedrático, assumindo a presidência do Conselho Diretivo da FCUP entre 1978 e 1985.

Eleito Reitor da Universidade do Porto em 1985, Alberto Amaral teve um dos reitorados mais longos da história da instituição, tendo renovado o mandato por duas vezes, em, 1990 e 1994. Sob a sua égide (1985-1998), a Universidade viveu uma profunda transformação e expansão, de que resultou a integração da Escola Superior - e futura Faculdade - de Medicina Dentária (1989) e da ESBAP, convertida em Faculdade de Belas Artes (1992), e a criação da Faculdade de Direito (1994). Marcada pela procura (e conquista) de padrões de excelência cada vez mais elevados, a liderança de Alberto Amaral testemunhou ainda a construção dos novos edifícios das faculdades de Ciências, Letras, Arquitetura, Desporto, Medicina Dentária e Engenharia, a par de várias residências universitárias e centros de investigação. O Reitor Alberto Amaral foi o responsável por trazer para Portugal as novas metodologias de avaliação primeiramente aplicadas dentro da Universidade do Porto e depois generalizadas às universidades públicas num processo depois assumido pelo Governo com a criação do CNAVES (Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior).

É editor ou co-editor de diversos livros, incluindo Governing Higher Education: National Perspectives on Institutional Governance; The Higher Education Managerial Revolution?; Markets in Higher Education: Rhetoric or Reality; Reform and Change in Higher education: Analysing Policy Implementation; Essays in Supportive Peer Review; From Governance to Identity. A festschrift for Mary Henkel; European Integration and the Governance of Higher Education and Research. Publicações recentes incluem artigos em várias revistas internacionais, incluindo Quality Assurance in Education, Higher Education Quarterly, Higher Education Policy, Higher Education in Europe, European Journal of Education, Higher Education, Quality in Higher Education, Higher Education Management and Policy, Tertiary Education Management, Education for Chemical Engineers, Planning for Higher Education, Journal of Adult and Continuing Education.

Após terminar o terceiro mandato como Reitor, Alberto Amaral passou a dirigir o Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), ao qual continua ligado como investigador. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-07-29 I  Página gerada em: 2018-07-19 às 06:34:23