Código: | BIOL/AMB4005 | Sigla: | BIOL/AMB4005 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ambiente |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:CTA | 5 | Plano Oficial a partir de 2021/2022. | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Miguel Alberto Fernandes Machado Santos | Regente |
Teórica: | 1,30 |
Práticas Laboratoriais: | 1,70 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,30 |
Miguel Alberto Fernandes Machado Santos | 0,16 | ||
Luis Filipe Pereira de Oliva Teles | 0,165 | ||
Ruth Maria de Oliveira Pereira | 0,16 | ||
Laura Maria Simões Coutinho Guimarães | 0,17 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,70 |
Laura Maria Simões Coutinho Guimarães | 0,22 | ||
Ruth Maria de Oliveira Pereira | 0,21 | ||
Miguel Alberto Fernandes Machado Santos | 0,22 | ||
Luis Filipe Pereira de Oliva Teles | 0,20 |
A UC de Ecotoxicologia visa que os estudantes atinjam os seguintes objetivos:
- Adquirir conhecimentos básicos em ecotoxicologia e perceber a contextualização histórica do aparecimento deste novo ramo das ciências ambientais;
- Perceber a relevância da ecotoxicologia na regulamentação de novos compostos químicos e na avaliação de risco de compostos novos e dos já existentes, ao abrigo de legislação Europeia;
- Ser capaz de integrar dados de toxicidade para cálculo de limites de risco de novos compostos químicos;
- Ser capaz de definir desenhos experimentais para avaliação da toxicidade de novos compostos químicos ou de amostras ambientais contaminadas;
- Ser capaz de identificar as limitações dos ensaios com espécies isoladas na extrapolação dos efeitos para os ecossistemas;
- Ser capaz de realizar e acompanhar ensaios ecotoxicológicos em todas as suas etapas, incluindo a recolha e análise de dados;
- Identificar os principais contaminantes (incluindo compostos emergentes), modos de ação e biomarcadores/parâmetros a avaliar;
- Compreender a relação entre a qualidade dos solos e a qualidade dos recursos de água doce.
- Compreender e saber refletir sobre os novos desafios que se colocam à ecotoxicologia, à luz das alterações globais (e.g. alteração do pH do meio marinho, aumento da temperatura, empobrecimento dos solos em matéria orgânica, salinização dos solos etc.)
Essencialmente, os estudantes irão adquirir os conceitos básicos da ecotoxicologia e contextualizar historicamente o surgimento deste novo ramo da ciência. Assim irão perceber o aparecimento da ecotoxicologia em resposta à necessidade de avaliar os efeitos e os riscos de novos químicos produzidos pelo Homem e libertados intencionalmente ou acidentalmente no ambiente. Irão compreender as dificuldades da ecotoxicologia no que se refere a velhos e novos desafios, nomeadamente a avaliação de compostos emergentes, a extrapolação dos efeitos medidos a nível molecular e do indivíduo para efeitos nos ecossistemas, e o efeito dos contaminantes à luz das novas condições ambientais (alterações de temperatura, aumento de sais no ambiente, alterações de pH etc.).
No final os estudantes serão capazes de realizar ensaios ecotoxicologicos cumprindo os requisitos de protocolos padronizados e construindo os desenhos experimentais adequados. Serão ainda capazes de determinar limites de risco integrando os dados ecotoxicológicos e usando métodos determinísticos ou probabilísticos (e.g. curvas de distribuição de sensibilidade das espécies).
Programa Teórico
Módulo 1
Ecotoxicologia como uma ciência que integra conhecimentos de Toxicologia, Química e Ecologia. Pesticidas na origem da ecotoxicologia terrestre e aquática (contextualização histórica). Conceito de contaminante versus poluente.
Entrada e dispersão dos contaminantes nos ecossistemas. Vias de exposição, dinâmica dos contaminantes no organismo, mecanismos de toxicidade (stress oxidativo, danos no DNA, disrupção endócrina, inibição enzimática, efeitos neurológicos, etc.), bioacumulação, bioconcentração e bioampliação de tóxicos.
Módulo 2
Biomarcadores e efeitos dos contaminantes a diferentes níveis de organização biológica (dos efeitos a nível molecular aos efeitos nos ecossistemas). Curvas dose-resposta e parâmetros de toxicidade. Desenhos experimentais do tipo ECx e ANOVA para ensaios de toxicidade. A avaliação de risco e a integração dos parâmetros de toxicidade para a determinação de limites de riscos ou PNECs (predicted no effect concentration) para compostos químicos.
Módulo 3
A padronização de ensaios ecotoxicológicos em resposta à necessidade de definição de regulamentação de compostos químicos. Compostos emergentes e os novos desafios da ecotoxicologia: Disruptores endócrinos, fármacos, produtos de uso pessoal e microplásticos, entre outros. Derrames acidentais de poluentes: ensaios ecotoxicológicos com amostras ambientais contaminadas. Alterações globais e a interação com os efeitos dos contaminantes.
Módulo 4
Interação solo-água. Vias de transporte dos contaminantes do ambiente terrestre para o ambiente aquático. A importância da qualidade dos solos da bacia de drenagem de recursos de água doce. A irrigação de solos agrícolas e o seu papel na contaminação dos solos e na sua salinização. Ensaios ecotoxicológicos para avaliação da capacidade de retenção de contaminantes pelos solos.
Programa Prático
- Ensaio de toxicidade com uma planta aquática
- Análise de biomarcadores em organismos aquáticos
- Ensaio de toxicidade com embriões de peixe-zebra
- Preparação de elutriados de solos naturais (recolhidos em zonas agrícolas ou mineiras) e ensaios de toxicidade com Daphnia magna.
Os alunos vão ser envolvidos no planeamento do desenho experimental de alguns dos ensaios. Em todos irão fazer a análise dos dados utilizando os métodos estatísticos adequados.
As aulas teóricas serão ministradas através de apresentação em PowerPoint, cujas cópias serão facultadas aos estudantes através do sistema Sigarra/FCUP. Pretende-se que tenham uma componente de discussão sobre temas/casos de estudo introduzidos pelo docente. O docente orientará os estudantes na pesquisa de bibliografia relativa a áreas específicas da ecotoxicologia.
A UC está organizada com base em livros de texto e artigos científicos. As fontes de consulta incluem os meios mais recentes de divulgação científica, nomeadamente o acesso a base de dados ISI WOS.
Nas aulas práticas os estudantes vão ser envolvidos no desenvolvimento do desenho experimental, nos cálculos de diluições e em todas as etapas dos ensaios. Irão ainda fazer o tratamento estatístico dos dados com recurso aos métodos apropriados e a software de estatística.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Condições de Frequência: Os estudantes deverão apresentar um relatório de um dos trabalhos práticos, para ter frequência à UC e assistir ao número mínimo de aulas práticas de acordo com as normas gerais vigentes nos regulamentos da Faculdade. Têm ainda que ter um mínimo de 40% na prova escrita.