Código: | CA4001 | Sigla: | CA4001 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Agrárias |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:CCN | 8 | Plano de estudos do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição - 2013_2014 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:TCA | 18 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Conhecimento da importância do controlo sensorial, suas vantagens e desvantagens.
Aprofundamento de conhecimentos sobre fisiologia dos sentidos.
Aquisição de competências para medir as caraterísticas organoléticas dos géneros alimentícios, após seleção de métodos apropriados, desenho experimental adequado e interpretação estatística dos resultados.
Conhecimento da análise sensorial, enquanto elemento primordial da inovação agroalimentar, com ênfase na aplicação das metodologias descritivas, bem como dar a conhecer alguns aspetos sobre a gestão de desenvolvimento e de portfólio de novos produtos alimentares.
Numa perspetiva da futura colocação no mercado de produtos alimentares desenvolvidos com recurso à análise sensorial, pretende-se que os estudantes obtenham uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agroalimentar.
Aquisição de conhecimentos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix; capacidade de estabelecer uma clara ligação entre as diferentes políticas de marketing, selecionando um marketing-mix ajustado aos diferentes produtos agroalimentares, desde os produtos frescos até aos alimentos processado
Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante seja capaz de:
Conhecer a importância do controlo sensorial, suas vantagens e desvantagens.
Aprofundar alguns conhecimentos sobre fisiologia dos sentidos.
Aprender a medir as caraterísticas organoléticas dos géneros alimentícios, após seleção de métodos apropriados, desenho experimental adequado e interpretação estatística dos resultados. Aplicação prática dos métodos aprendidos.
Conhecer a análise sensorial, enquanto elemento primordial da inovação agroalimentar, identificando o potencial da aplicação de metodologias descritivas expeditas, bem como dar a conhecer alguns aspetos sobre a gestão de desenvolvimento e de portfólio de novos produtos alimentares.
Numa perspetiva da futura colocação no mercado de produtos desenvolvidos com recurso à análise sensorial, pretende-se que os estudantes obtenham uma visão clara das potencialidades e limitações do Marketing, enquanto filosofia e conjunto de técnicas de gestão com capacidade para potenciar as vendas de determinado produto, designadamente no que se refere à sua especificidade Agroalimentar.
Adquirir conhecimentos sobre cada uma das diferentes políticas de marketing que compõem o marketing-mix; Capacidade de estabelecer uma clara ligação entre as diferentes políticas de marketing, selecionando um marketing-mix ajustado aos diferentes produtos agroalimentares, desde os produtos frescos até aos alimentos processados.
Exposição teórica dos conteúdos, complementada por aulas práticas e por visita a Laboratório Profissional de análise sensorial.
Será elaborado um projeto final envolvendo o desenvolvimento de um produto eco-inovador através de técnicas criativas, bem como a criação do seu plano de marketing (teste de conceito, estudo ao consumidor final, análise de concorrentes, avaliação do potencial de mercado, estratégia, segmentação, posicionamento; marketing mix, estratégia de comunicação, marca e embalagem) e do estudo de viabilidade associado aos requisitos propostos no Prémio Ecotrophelia Portugal 2023, promovendo-se a submissão do dossier de candidatura ao referido prémio.
A componente online será desenvolvida na plataforma moodle da UP, consistindo no desenvolvimento de um trabalho em grupo colaborativo assíncrono com avaliação crítica pelos pares.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 40,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 100,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Assiduidade mínima, de acordo com os regulamentos.
Participação nos trabalhos práticos e entrega dos relatórios das aulas práticas.
Realização e apresentação do trabalho sobre aplicação do Marketing-mix a proposta de produto alimentar inovador.
Participação no fórum de trabalho colaborativo, submissão do trabalho e participação na discussão de auto-avaliação dos trabalhos desenvolvidos na plataforma Moodle UP da u.c.
A nota final será calculada com base nos seguintes elementos: 15 % Relatórios dos trabalhos práticos; 15 % Trabalho componente online (contempla participação em fórum de desenvolvimento em grupo, entrega de relatório, fórum de discussão e autoavaliação); 30 % Projeto final (apresentação oral, relatório e submissão de candidatura ao Prémio Ecotrophelia Portugal 2023 - com validação da entidade promotora); 40 % exame (nota mínima final de 8,0 valores).
Nota: todos os estudantes cujas equipas sejam selecionadas como finalistas do Prémio Ecotrophelia Portugal 2023 receberão um bónus na classificação do projeto final
Desde que previamente solicitado o estudante com esse estatuto poderá ser dispensado da componente prática laboratorial passando o exame a valer 55 % da classificação final. Com os restantes 45 % provenientes do projeto final e do trabalho online a serem desenvolvidos obrigatoriamente no período letivo regular.