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Petrologia Orgânica

Código: G4027     Sigla: G4027

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:G 7 Plano de estudos do Mestrado em Geologia desde 2013_2014 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca 1,50
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Deolinda Maria dos Santos Flores Marcelo da Fonseca 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Facultar os conhecimentos da petrologia orgânica necessários ao estudo de bacias sedimentares com carvão, da prospeção de HC líquidos e gasosos e à caracterização dos combustíveis fósseis para utilização tecnológica/industrial, e respetiva incidência ambiental. Reconhecer os ambientes de deposição da MO, conhecer os processos da sua preservação, compreender o fenómeno de incarbonização/maturação. Conhecer a composição petrográfica do carvão e da MOD, explicar a sua génese e definir as fácies orgânicas. Pretende-se que os estudantes adquiram competências em: - identificar e quantificar os constituintes orgânicos dos carvões e das rochas sedimentares; - estabelecer a fácies orgânica e os paleoambientes recorrendo ao estudo da MO; - avaliar o grau de incarbonização dos carvões e a maturação térmica da MOD; - identificar as rochas potencialmente geradoras de HC; - compreender a importância da PO nos processos tecnológicos e de monitorização ambiental e mitigação dos seus impactes.

Resultados de aprendizagem e competências

Aptidões a desenvolver incluem:

(i) capacidade de análise de normas;

(ii) prática de preparação de amostras para análise petrográfica;

(iii) ser capaz de determinar a análise maceral e a reflectância da huminite/vitrinite;

(iv) utilização do software Fossil Student;

(v) fazer o tratamento dos dados petrográficos e geoquímicos e projetá-los em gráficos.

 

Pretende-se que os estudantes adquiram competências em:

- identificar e quantificar os constituintes orgânicos dos carvões e das rochas sedimentares;

- estabelecer a fácies orgânica e os paleoambientes de bacias sedimentares recorrendo ao estudo da MO;

- avaliar o grau de incarbonização de carvões e a maturação térmica da matéria orgânica dispersa;

- identificar as rochas potencialmente geradoras de hidrocarbonetos (petróleo e gás);

- compreender a importância da Petrologia Orgânica nos processos tecnológicos e de monitorização ambiental e mitigação dos seus impactes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sem pré-requisitos definidos.

Programa

A MO sedimentar: produção, acumulação e preservação: tipo de ecossistema e contexto geológicos. Processos sedimentares e a acumulação da MO: fatores ecológicos e geológicos; incarbonização bioquímica e geoquímica. Petrografia dos carvões: métodos analíticos; caracterização dos carvões (composição petrográfica, grau de incarbonização e categoria); identificação dos constituintes orgânicos no carvão: litótipos, macerais e microlitótipos; sistemas de classificação; aspetos petrográficos particulares; métodos e parâmetros para avaliação do grau de incarbonização do carvão e respetiva aplicabilidade; saltos da incarbonização. Petrografia da MOD: maturação térmica e métodos óticos para sua avaliação; microscopia de luz transmitida/luz azul incidente; palinofácies: identificação do tipo de cerogénio; análise de bacias. Geoquímica da fração orgânica como indicador do tipo e evolução da MO e das fácies. Aplicações da PO: aplicações geológicas, tecnológicas e aplicações não convencionais da PO.

Bibliografia Obrigatória

Suárez-Ruiz, I., Flores, D., Mendonça Filho, J. G., Hackley, P. C., ; Review and update of the applications of organic petrology: Part 1, Geological Applications, International Journal of Coal Geology 99, 54-112., 2012
Suárez-Ruiz, I., Flores, D., Mendonça Filho, J. G., Hackley, P. C.,; Review and update of the applications of organic petrology: Part 2, Geological and Multidisciplinary Applications. , International Journal of Coal Geology 98, 73-94., 2012
Taylor, G.H., Teichmüller, M., Davis, A., Diessel, C.F.K., Littke, R., Robert, P.; Organic Petrology, Gebrüder Borntraeger, Berlin, Stuttgart., 1998
Tissot, B. P., Welte, D.H., ; Petroleum formation and occurrence., Springer-Verlag. Berlin, Heidelberg, New York, N.Y., 1984
ICCP (International Committee for Coal and Organic Petrology),; The new vitrinite classification (ICCP System 1994)., Fuel 77, 349-358., 1998
ICCP (International Committee for Coal and Organic Petrology),; The new inertinite classification (ICCP System 1994), Fuel, 80, 459-471., 2001
Mendonça Filho, J.G., ; Geoquímica do Petróleo. , Curso no âmbito do X Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa e da XVI Semana de Geoquímica, pp. 3–56., 2011
Sýkorova, I., Pickel, W., Christanis, K., Wolf, M., Taylor, G.H., Flores, D.,; Classification of huminite – ICCP System 1994. , International Journal of Coal Geology 62, 85-106. , 2005
Pickel, W., Kus, J., Flores, D., Kalaitzidis, S., Christanis, K., Cardott, B.J., Misz-Kennan, M., Rodrigues, S., Hentschel, A., Hamor-Vido, M., Crosdale, P., Wagner, N., ICCP; Classification of liptinite – ICCP System 1994, International Journal of Coal Geology 169, 40-61., 2017
Flores, D., Suárez-Ruiz, I.; Organic petrology in the study of dispersed organic matter, Bentham Science Publishers, 2017. ISBN: 978-1-68108-463-3
Mendonça Filho, J.G., Gonçalves, P.A.; Organic matter: concepts and definitions, Bentham Science Publishers, 2017. ISBN: 978-1-68108-463-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta UC consta de três componentes. Na componente teórica faz-se a apresentação e discussão dos conteúdos teóricos indispensáveis à compreensão da UC, recorrendo a estudos de caso. Como recurso didático da componente teórica serão usadas apresentações em Powerpoint onde se incluem como agentes de motivação a análise e discussão de gráficos, esquemas e imagens de aspetos microscópicos e de campo também disponibilizadas aos estudantes on-line. Os recursos didáticos da componente prática incluem amostras de mão e blocos polidos de carvão e de rocha total para observação ao microscópio e determinação da composição petrográfica usando o software Fossil Student. É, ainda, solicitado ao estudante a análise de um artigo científico e apresentação de um resumo. Sempre que possível as aulas são enriquecidas com palestras proferidas por especialistas convidados e saídas de campo e visitas de estudo a laboratórios e unidades de industriais de transformação e/ou conversão de combustíveis fósseis.

Software

Fossil student

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 46,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o regulamento da FCUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame 40%, relatório técnico de uma amostra 30%, análise artigo científico 30%.

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