Álgebra
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos e resultados básicos de teoria de anéis e módulos, quer a nível da sua concretização nos exemplos clássicos destas estruturas, quer numa perspetiva geral e abstrata. Pretende-se ainda que a frequência desta unidade curricular contribua para o desenvolvimento de aptidões e competências de raciocínio abstrato e de domínio do método matemático.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante adquira competências e proficiência nos tópicos de álgebra mencionados nos objectivos da unidade curricular.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Pré-requisitos: dois semestres de álgebra linear, um semestre de teoria de grupos.
Programa
Esta disciplina UC é uma introdução à teoria de anéis, com ênfase na teoria de módulos. Serão estudadas várias classes importantes de anéis e de módulos, realçando aspectos da teoria dos anéis comutativos e da teoria dos anéis não-comutativos. Serão abordados resultados clássicos importantes bem como linhas de investigação mais recente.
Em particular serão abordados os seguintes tópicos:
1. Revisão de teoria de grupos
1.1 Grupos quocientes e Teorema de Lagrange,
1.2 Função de Euler e formula de inversão de Mõbius
1.3 Acções de grupos, equação de classes de conjugação
1.4 O grupo multiplicativo de um corpo finito
2. Noções de Teoria de anéis
2.1 Homomorfismos, subaneis, ideais, anéis quocientes
2.2 Anéis de divisão - exemplos e construções
2.3 Anéis de matrizes e simplicidade de anéis
2.4 Anéis de semigrupo e anéis livres.
3. Anéis comutativos
3.1 Domínios de integridade e ideais primos
3.2 Localização e radicais.
3.3 Construção de corpos finitos.
4. Teoria de módulos
4.1 A categoria de módulos
4.2 Sequências exatas curtas
4.3 Módulos projetivos
4.4 Módulos injetivos
4.5 Módulos sobre domínios de ideais principais.
4.6 Módulos semisimples
4.7 Módulos de comprimento finito
4.8 Teoremas de Artin-Wedderburn, Maschke e Krull-Schmidt
4.9 Radical de Jacobson e Teorema da densidade
4.10 Teorema de Hopkins-Levitzki e Lemma de Nakayama
Bibliografia Obrigatória
Christian Lomp; Apontamentos de álgebra, 2021 (Os apontamentos serão disponibilizados no início das aulas.)
John A. Beachy;
Introductory lectures on rings and modules. ISBN: 0-521-64340-6
Lam T. Y.;
A first course in noncommutative rings. ISBN: 0-387-97523-3
Bibliografia Complementar
Brec5a1ar Matej;
Introduction to noncommutative algebra. ISBN: 9783319086927
Goodearl K. R.;
An introduction to noncommutative Noetherian rings. ISBN: 0-521-36086-2
Passman Donald S.;
A course in ring theory. ISBN: 0-534-13776-8
Rowen, Louis; Ring Theory (students edition), Academic Press, Inc., 1991. ISBN: 0-12-599840-6
Herstein I. N.;
Topics in ring theory. ISBN: 0-226-32802-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto são teórico-práticas e nestas serão apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para os ilustrar.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Álgebra
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
75,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
135,00 |
Frequência das aulas |
78,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Não é obrigatória a frequência das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Na época normal a clasificação é calculada pelas notas dos dois trabalhos de casa (cada um com a classificação máxima de 2.5 valores) e a nota do exame final (15 valores).
Os trabalhos de casa não são considerados na época de recurso. A nota na época de recurso é igual à nota do exame de recurso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
Melhoria de classificação
Não é possível melhorar a classificação dos dois trabalhos de casa.
Estudantes aprovados neste ano letivo ou em anos anteriores, só podem melhorar a sua classificação pela nota do exame da época de recurso.
Observações
A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.