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Summer School

Código: DPI4002     Sigla: DPI4002     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:Q 0 Plano estudos oficial até 2022/2023 1 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eduardo Jorge Figueira Marques Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,00
Eduardo Jorge Figueira Marques 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A escola visa preencher a lacuna entre a preparação técnica e científica dos estudantes e a sua necessidade em lidar com o impacto do seu trabalho na indústria e no mercado. O programa versa sobre temas atuais para a formação dos estudantes em competências transversais relacionadas com a comunicação e disseminação científicas, gestão em ciência, transferência de conhecimento e empreendedorismo, propriedade intelectual e valorização económica da ciência e tecnologia. Os tópicos são lecionados por profissionais e especialistas do universo académico, empresarial e industrial, numa abordagem integrada, seqeuncial, dinâmica e interativa com os estudantes. Os estudantes irão entrar em contato com um conjunto diversificado de temas, casos de estudo, discussões e testemunhos diretos para fomentar a sua formação e participação e, consequentemente, para alcançar os objetivos de aprendizagem delineados.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes adquiram os seguintes conhecimentos, aptidões e competências: 
a) desenvolver as capacidades de comunicação em contexto empresarial e valorização de tecnologia
b) desenvolver as capacidades de gestão de projetos, desenvolvimento de produto e empreendedorismo
c) compreender como transferir os resultados de investigação científica para a indústria tendo em vista as necessidades do mercado
d) entender o que é a propriedade intelectual e como protegê-la enquanto se colabora com parceiros
e) desenvolver em grupo um projeto de transferência de tecnologia, aplicando os conhecimentos adquiridos, expô-lo e defendê-lo perante um júri.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Comunicação em Ciência e Comunicação Estratégica
Novos Métodos de Informação e Comunicação
Gestão de Economia
Gestão de Projetos
Valorização de Tecnologia
Capital de Risco e Financiamento
Patentes e Propriedade Intelectual
Projeto Profissional Pessoal

Bibliografia Obrigatória

Bowater, L. & Yeoman, K.; Science Communication - A Practical Guide for Scientists., Wiley-Blackwell, 2013
McJohn, S. M.; Examples & Explanations for Intellectual Property, Wolters Kluwer, 2018 (6th edition)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa será implementado através de aulas teórico-práticas, palestras, debates e comunicações orais. Os estudantes terão de desenvolver e efetuar a apresentação de um projeto de grupo de valorização económica de um produto tecnológico onde deverão incluir as ideias e conceitos mais importantes que lhes foram transmitidos ao longo da unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Prova oral 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O estudante deve fequentar um mínimo de 3/4 das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação: apresentação oral de projeto, com avaliação de contribuição individual (40%) e de grupo (60%) para a nota de cada estudante.

Observações

- São disponilizados todos os materiais de apoio lecionados nas aulas pelos diferentes palestrantes e professores.
- Bowater, L. & Yeoman, K. (2013) Science Communication - A Practical Guide for Scientists, Wiley-Blackwell.
- Speser, P. L. (2006) The Art and Science of Technology Transfer, New Jersey: Wiley.
- McJohn, S. M. (2018) Examples & Explanations for Intellectual Property, 6th edition, Wolters Kluwer.
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