Introdução à Informática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S (de 14-09-2020 a 07-02-2021) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
22 |
Plano de Estudos em vigor |
1 |
- |
6 |
55 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Fornecer aos alunos os conceitos básicos sobre a Informática e a Ciência de Computadores. Compreensão dos fundamentos de arquitetura de computadores, sistemas de operação, redes, bases de dados, algoritmos e programação. Ter uma perspetiva crítica sobre o passado, presente e futuro da Informática.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao concluir esta disciplina o estudante deverá:
Conhecer os conceitos básicos sobre Informática;
Conhecer a forma como os dados informáticos são manipulados e armazenados;
Conhecer a arquitetura e o funcionamento de um sistema operativo;
Conhecer os conceitos básicos sobre as redes de computadores;
Conhecer o que é um algoritmo;
Ter uma noção básica sobre o que é uma linguagem de programação;
Perceber os fundamentos de um sistema de base de dados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução e conceitos fundamentais
O papel dos algoritmos. História da
computação. Abstrações. Repercussões sociais.
Armazenamento de dados
Bits e o seu armazenamento. Memória principal e
secundária. Representação de informação usando bits. Compressão de
dados. Erros de Comunicação.
Manipulação de dados
Arquitetura de computadores. Linguagem máquina. Execução de programas.
Instruções aritméticas/lógicas. Comunicação entre dispositivos.
Sistemas de operação
A evolução dos sistemas de operação. Arquitetura dos sistemas de
operação. Coordenação das atividades de um computador. Tratamento da
competição entre processos. Segurança.
Redes de Computadores
Fundamentos de redes. A Internet e a A World Wide Web. Protocolos de
Internet e segurança. HTML e CSS.
Algoritmos
O conceito de algoritmo. Representação algorítmica. Desenho de
algoritmos. Estruturas iterativas e recursivas. Eficiência e correção.
Linguagens de Programação
Perspetiva histórica. Conceitos de programação
tradicionais. Paradigmas de programação. A linguagem de Programação
Python.
Sistemas de Base de Dados
Fundamentos de Bases de Dados. O Modelo Relacional. A linguagem SQL.
Extração de Conhecimento.
Bibliografia Obrigatória
J. Glenn Brookshear, David Smith and Dennis; Computer Science: An Overview, 11th Edition, Pearson (Addison-Wesley), 2012. ISBN: 0805346325
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas são para a exposição e a discussão dos conceitos
fundamentais da teoria e da prática dos tópicos abordados pela
disciplina.
As aulas práticas destinam-se à resolução de problemas ilustrativos
dos conceitos expostos nas aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
42,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho de investigação |
92,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A realização do trabalho proposto.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação dos alunos faz-se por realização de um trabalho prático e
de um exame final escrito.
O trabalho prático terá um peso total de 8
(divididos em 4 valores para a parte escrita e 4 valores para a parte
da apresentação oral) em 20 valores na classificação final da unidade
curricular.
O exame terá um peso de 12 em 20 valores na classificação
final da unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
A avaliação dos alunos faz-se por realização de um trabalho prático e
de um exame final escrito.
O trabalho prático pretende avaliar a
capacidade do aluno em aprofundar os conhecimentos adquiridos nas
aulas teóricas.
O exame final escrito é constituído por perguntas de
carácter teórico e/ou perguntas com exercícios semelhantes aos
realizados nas aulas práticas.