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Teoria de Jogos com Incerteza

Código: M4049     Sigla: M4049

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ENM 16 Plano de Estudos do M:Engenharia Matemática_2013-2014 1 - 6 56 162
2
M:M 1 Plano de Estudos do M:Matemática 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alberto Adrego Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Alberto Adrego Pinto 4,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O curso visa introduzir de uma forma rigorosa os fundamentos de Teoria de Jogos. São abordados os conceitos fundamentais da área em questão, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos dominem os conceitos fundamentais de teoria de jogos e as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Jogos estáticos e dinâmicos de informação completa e incompleta; desenho de mecanismos e o princípio da revelação; equilíbrio bayesiano perfeito em jogos multi-stage de informação incompleta; jogos de sinalização; jogos estocásticos; jogos diferenciais; dinâmica evolutiva; introdução à teoria do equilíbrio geral, aplicações à energia.

Bibliografia Obrigatória

Drew Fudenberg and Jean Tirole; Game Theory, MIT Press, 1991
Robert Gibbons; A Primer in Game Theory, Prentice Hall – Financial Times. ISBN: 0-7450-1159-4
Josef Hofbauer, Karl Sigmund; Evolutionary Games and Population Dynamics, Cambridge University Press. ISBN: 0-521-62365-0
A. N. Yannacopoulos; Aspects of stochastic control in Finance and Economics, 2012 (I Escola de Inverno em Dinâmica Estocástica e Controlo em Finanças e Economia; Lisboa 2012; Lecture 4)
Aloísio Araújo; Introdução à Economia Matemática, IMPA, 1983

Bibliografia Complementar

Deepak Rajagopal, Gal Hochman, and David Zilberman; A Simple Framework for Regulation of Biofuels, Springer , 2010 (M. Khanna et al. (eds.), Handbook of Bioenergy Economics and Policy, Chapter 13)
Deepak Rajagopal and David Zilberman; Environmental Lifecycle Assessment for Policy Decision-Making and Analysis, Farm Foundation, 2008 (Joe L. Outlaw and David P. Ernstes; The Lifecycle Carbon Footprint of Biofuels Proceedings of a conference January 29, 2008, in Miami Beach, FL.)
Gal Hochman, Steven Sexton and David Zilberman; The Economics of Trade, Biofuel, and the Environment, 2009
Daron Acemoglu, Philippe Aghion, Leonardo Bursztyn and David Hemous; The Environment and Directed Technical Change (The American Economic Review)
K. J. Arrow, H. B. Chenery, B. S. Minhas and R. M. Solow; Capital-Labor Substitution and Economic Efficiency, 1961 (The Review of economics and Statistics, Volume 43, Issue 3 (Aug., 1961), 225-250.)
R. Soeiro, A. Mousa, T. Oliveira and A. A. Pinto ; Dynamics of Human Decisions. Accepted for publication, Journal of Dynamics and Games, (2012) 1-25
M. Peixoto, A. A. Pinto, and D. Rand, editors. ; Dynamics, Games and Science I and II. Springer Proceedings in Mathematics series 1 and 2 (2011), Chapter 21, 339-352.
A. A. Pinto. ; Duopoly Models and Uncertainty. Interdisciplinary Applied Mathematics series. Springer-Verlag (in conclusion).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação dos assuntos da uc e sua discussão científica com os estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 26,00
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 152,00

Obtenção de frequência

Incondicional

Fórmula de cálculo da classificação final

O trabalho escrito vale metade da classificação e a respectiva apresentação a outra metade.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho escrito individual com a respectiva apresentação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

O trabalho escrito vale metade da classificação e a respectiva apresentação a outra metade

Melhoria de classificação

O trabalho escrito vale metade da classificação e a respectiva apresentação a outra metade

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