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Educação para a Sustentabilidade

Código: FEG4015     Sigla: FEG4015

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EBG 10 Plano de Estudos M:EBG_2015_2016 1 - 6 42 162
M:EFQ 3 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016 2 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Filipe de Sá Cesariny Calafate Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Módulo I 

Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceito de desenvolvimento sustentáve e Geoética.
Abordar as potencialidades de comportamentos individuais que contribuem para resolver problemas globais. 
Compreender a importância da dimensão (geo)ética associada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Ser capaz de realizar uma planificação didática de geoética dirigida alunos  do 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário de acordo com a metodolgoia de ensino baseada em casos.


Modulo II

-
Compreender o desenvolvimento (in)sustentável do planeta e do país e conhecer formas de minimizar os problemas abordados.


-Ter uma visão dos impactos globais que afetam a interação entre  ambiente e o ser humano, relativos à utilização de energias baseadas em combistivies fósseis e possiveis mitigações. Utilização alternativa de energias renováveis.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação  aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em  casos).


Modulo III 

- Ensinar aos estudantes os conceitos fundamentais de Química Verde.
- Relacionar o papel da Química e da Engenharia Química na persecução do desenvolvimento de uma cultura industrial que tenha em conta a Sustentabilidade.
- -Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação  aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em  casos).


Módulo II 

- Sensibilizar os alunos para Ecossistemas Urbanos.
- Conhecer alguns impactos ambientais resultantes da intervenção do ser humano na natureza.
- Saber alguns aspetos da exploração sustentável dos recursos ecológicos.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação  aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em  casos).

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

- Saber a perspetiva histórica dos conceitos de Educação  para o Desenvolvimento Sustentável e Geoética.

- Conhecer valores e principios Geoéticos.

- Saber integrar os conhecimentos na sua futura prática profissional.

- Desenvolver competencias de cidadania de forma a  serem  cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo I
Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável e geoética. Construir uma visão integradora dos pilares económico, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.   Explorar  valores e principios de geoética  através de apresentação de casos (ex: relacionados com a exploração mineira, riscos naturais, ...)

Módulo II: 

Este módulo abrange de modo sequencial 2 temas que se inserem nas componentes de sustentabilidade económica e social. Pretende-se que o estudante, futuro educador  - e através deste, o cidadão - adquira um conhecimento mínimo do estado da ciência nestes domínios que lhes permita desenvolver procedimentos socialmente responsáveis.

O setor energético: análise da situação  global.
Energias renováveis: solar, eólica, marés e energia nuclear.

  

Módulo III: 

 Alguns conceitos-chave (química verde e sua contribuição para a sustentabilidade, princípios da química verde, papel da química e da engenharia química na persecução do desenvolvimento sustentável, materialização e desmaterialização, energização e desenergização, reagentes e resíduos e perigos para a saúde humana, para o ambiente de acidente químico, degradabilidade; renovabilidade de reagentes e matérias primas; ciclos de vida. Algumas ideias de atividades (segurança nos laboratórios, armazenamento de reagentes, gestão dos resíduos produzidos nos laboratórios, avaliação dos perigos que os reagentes usados envolvem e sua substituição por reagentes menos perigosos, utilização de microescala).

 

Módulo IV: 

 Apresentar a biodiversidade nacional, valorizando o património natural.
 Explorar o potencial dos ecossistemas urbanos numa perspetiva  de sustentabilidade.

Bibliografia Obrigatória

Strauss, E.G.; Earth at the Crossroads: Understanding the Ecology of a Changing Planet., Chantilly, VA: The Teaching Company., 2009

Observações Bibliográficas

Vasconcelos, C. & Faria, J. (2017).  Case-Based Curricula Materials for Contextualized and Interdisciplinary Biology and Geology Learning  (pp.245-260). In Leite, L; Dourado, L; Afonso, A. & Morgado, S.  (Ed.)  (2017).  Contextualizing Teaching to Improving Learning: The case of Science and Geography. USA: Nova Science Publishers ISBN: 978-1-53611-869-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino baseado em casos com recurso ao pluralismo estratégico. 

 

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Apresentação e defesa do trabalho individual.
Não há obrigação de frequência às aulas, mas nos casos dos estudantes não frequentarem pelo menos 10 aulas têm obrigatoriamente que reunir com todos os docentes para indicação e orientação do trabalho de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

80% do trabalho escrito
20% da discussão do trabalho.

Melhoria de classificação

EXAME.

Observações

Bibliografia

Módulo I

Vasconcelos, C. & Faria, J. (2017).  Case-Based Curricula Materials for Contextualized and Interdisciplinary Biology and Geology Learning  (pp.245-260). In Leite, L; Dourado, L; Afonso, A. & Morgado, S.  (Ed.)  (2017).  Contextualizing Teaching to Improving Learning: The case of Science and Geography. USA: Nova Science Publishers ISBN: 978-1-53611-869-8

Sites:

IAPG: http://www.geoethics.org

IAPG_PNS: http://www.fc.up.pt/iapg-pns/



Módulo II

 Renewable Energy – Power for a Sustainable Future. Godfrey Boyle; Oxford University Press, 2nd.ed. (2004).

Environmental science  demystified, Linda Williams.

The Science of sound,  Rossing Moore & Wheeler, Add son Wesley (2002).

 

Módulo II

Gabriela T. C. Ribeiro, Adélio A. S. C. Machado,; Novas Métricas Holísticas para Avaliação da verdura de Reacções de Síntese em Laboratório

Dominique A. Costa, M. Gabriela T. C. Ribeiro, Adélio A. S. C. Machado,; Uma Análise SWOT do Contexto CTSS das Atividades Laboratoriais do Ensino Secundároi

Adélio A. S. C. Machado,; Química e Desenvolvimento sustentável - QV, QUIVES, QUISUS

MóduloIV

Dawson, J. (2010). Ecoaldeias. Novas Fronteiras para a Sustentabilidade. Águas Santas: Edições Sempre-em-Pé.

Gil, H. & Mota, R.F. (2006). Guião de Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra. Lisboa: Ministério da Educação.

 

 

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