Código: | FEG4015 | Sigla: | FEG4015 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Formação Educacional Geral |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EBG | 10 | Plano de Estudos M:EBG_2015_2016 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:EFQ | 3 | Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016 | 2 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Filipe de Sá Cesariny Calafate | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Manuel António Salgueiro da Silva | 0,64 | ||
Clara Maria da Silva de Vasconcelos | 0,64 | ||
Luís Filipe de Sá Cesariny Calafate | 0,43 | ||
Carla Susana Lopes Morais | 0,64 | ||
Maria Cristina Sousa Coutinho de Calheiros e Menezes de Noronha Madureira | 0,43 |
Módulo I
Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceito de desenvolvimento sustentáve e Geoética.
Abordar as potencialidades de comportamentos individuais que contribuem para resolver problemas globais.
Compreender a importância da dimensão (geo)ética associada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Ser capaz de realizar uma planificação didática de geoética dirigida alunos do 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário de acordo com a metodolgoia de ensino baseada em casos.
Modulo II
- Compreender o desenvolvimento (in)sustentável do planeta e do país e conhecer formas de minimizar os problemas abordados.
-Ter uma visão dos impactos globais que afetam a interação entre ambiente e o ser humano, relativos à utilização de energias baseadas em combistivies fósseis e possiveis mitigações. Utilização alternativa de energias renováveis.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em casos).
Modulo III
- Ensinar aos estudantes os conceitos fundamentais de Química Verde.
- Relacionar o papel da Química e da Engenharia Química na persecução do desenvolvimento de uma cultura industrial que tenha em conta a Sustentabilidade.
- -Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em casos).
Módulo II
- Sensibilizar os alunos para Ecossistemas Urbanos.
- Conhecer alguns impactos ambientais resultantes da intervenção do ser humano na natureza.
- Saber alguns aspetos da exploração sustentável dos recursos ecológicos.
-Ser capaz de realizar propostas que secundem uma apresentação aos alunos dos 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, dos temas estudados (ensino baseado em casos).
- Saber a perspetiva histórica dos conceitos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Geoética.
- Conhecer valores e principios Geoéticos.
- Saber integrar os conhecimentos na sua futura prática profissional.
- Desenvolver competencias de cidadania de forma a serem cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.
Módulo I
Conhecer identidades e perfis históricos da evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável e geoética. Construir uma visão integradora dos pilares económico, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. Explorar valores e principios de geoética através de apresentação de casos (ex: relacionados com a exploração mineira, riscos naturais, ...)
Módulo II:
Este módulo abrange de modo sequencial 2 temas que se inserem nas componentes de sustentabilidade económica e social. Pretende-se que o estudante, futuro educador - e através deste, o cidadão - adquira um conhecimento mínimo do estado da ciência nestes domínios que lhes permita desenvolver procedimentos socialmente responsáveis.
O setor energético: análise da situação global.
Energias renováveis: solar, eólica, marés e energia nuclear.
Módulo III:
Alguns conceitos-chave (química verde e sua contribuição para a sustentabilidade, princípios da química verde, papel da química e da engenharia química na persecução do desenvolvimento sustentável, materialização e desmaterialização, energização e desenergização, reagentes e resíduos e perigos para a saúde humana, para o ambiente de acidente químico, degradabilidade; renovabilidade de reagentes e matérias primas; ciclos de vida. Algumas ideias de atividades (segurança nos laboratórios, armazenamento de reagentes, gestão dos resíduos produzidos nos laboratórios, avaliação dos perigos que os reagentes usados envolvem e sua substituição por reagentes menos perigosos, utilização de microescala).
Módulo IV:
Apresentar a biodiversidade nacional, valorizando o património natural.
Explorar o potencial dos ecossistemas urbanos numa perspetiva de sustentabilidade.
Vasconcelos, C. & Faria, J. (2017). Case-Based Curricula Materials for Contextualized and Interdisciplinary Biology and Geology Learning (pp.245-260). In Leite, L; Dourado, L; Afonso, A. & Morgado, S. (Ed.) (2017). Contextualizing Teaching to Improving Learning: The case of Science and Geography. USA: Nova Science Publishers ISBN: 978-1-53611-869-8
Ensino baseado em casos com recurso ao pluralismo estratégico.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 0,00 |
Total: | 0,00 |
Bibliografia
Módulo I
Vasconcelos, C. & Faria, J. (2017). Case-Based Curricula Materials for Contextualized and Interdisciplinary Biology and Geology Learning (pp.245-260). In Leite, L; Dourado, L; Afonso, A. & Morgado, S. (Ed.) (2017). Contextualizing Teaching to Improving Learning: The case of Science and Geography. USA: Nova Science Publishers ISBN: 978-1-53611-869-8
Sites:
IAPG: http://www.geoethics.org
IAPG_PNS: http://www.fc.up.pt/iapg-pns/
Módulo II
Renewable Energy – Power for a Sustainable Future. Godfrey Boyle; Oxford University Press, 2nd.ed. (2004).
Environmental science demystified, Linda Williams.
The Science of sound, Rossing Moore & Wheeler, Add son Wesley (2002).
Módulo II
Gabriela T. C. Ribeiro, Adélio A. S. C. Machado,; Novas Métricas Holísticas para Avaliação da verdura de Reacções de Síntese em Laboratório
Dominique A. Costa, M. Gabriela T. C. Ribeiro, Adélio A. S. C. Machado,; Uma Análise SWOT do Contexto CTSS das Atividades Laboratoriais do Ensino Secundároi
Adélio A. S. C. Machado,; Química e Desenvolvimento sustentável - QV, QUIVES, QUISUS
MóduloIV
Dawson, J. (2010). Ecoaldeias. Novas Fronteiras para a Sustentabilidade. Águas Santas: Edições Sempre-em-Pé.
Gil, H. & Mota, R.F. (2006). Guião de Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra. Lisboa: Ministério da Educação.