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Matemática na Ciência e na Arte

Código: M4070     Sigla: M4070

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ENSM 9 Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena Pinto da Rocha Mena de Matos Regente
Maria Gabriela Faria Arala Chaves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Gabriela Faria Arala Chaves 2,00
Maria Helena Pinto da Rocha Mena de Matos 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-05-08.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Software de apoio à Unidade Curricular, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Cada vez mais é importante que a escola possa oferecer oportunidades em que os alunos vivenciem atividades que alcancem as múltiplas vertentes da sua vida. As práticas interdisciplinares abordando diversas linguagens e áreas do conhecimento são particularmente interessantes, pois além de contribuirem para a motivação dos alunos, permitem-lhes integrar as várias matérias num contexto mais global. Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes o contacto com várias ligações entre a matemática, a ciência e a arte, de modo a que as possam depois explorar e aplicar tanto em ambiente escolar como em atividades de divulgação.

Esta unidade curricular está estruturada em diversos tópicos de matemática (ver programa) que abrangem diversos conteúdos constantes dos  programas de matemática para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário com ênfase no domínio Geometria e Medida. Pretende-se assim trabalhar conteúdos desse domínio de uma forma integrada abordando várias aplicações à ciência e à arte.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes adquiram e aprofundem os conteúdos matemáticos constantes do programa, se familiarizem com práticas interdisciplinares envolvendo esses conteúdos e desenvolvam autonomia, espírito crítico e criatividade na implementação de atividades de aprendizagem e divulgação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Revisão de resultados fundamentais da geometria euclidiana sintética (relativos a triângulos, círculos, polígonos, construções com régua e compasso).

  2. Razão de ouro: construções geométricas, sucessão de Fibonacci, mitos e factos sobre manifestações artísticas da razão de ouro na Antiguidade Clássica, simetria dinâmica de Hambidge, Le Modulor.

  3. Simetria: grupo de simetrias de uma figura plana, grupos cíclicos e diedrais, rosáceas, frisos e papéis de parede.

  4. Matemática do som e da música.

  5. Representações a duas dimensões do espaço tridimensional: perspectiva linear e mapas.

  6. Perspetiva Linear: desenvolvimento e relação com a arte ao longo do Renascimento, construções de Alberti e Pélerin, obtenção das regras básicas da perspetiva linear.

  7. Geometria fractal

Bibliografia Obrigatória

Veloso Eduardo; Geometria. ISBN: 972-8353-26-X

Bibliografia Complementar

Grunbaum Branko; Tilings and patterns. ISBN: 0-7167-1193-1
Herz-Fischler Roger; A mathematical history of the golden number. ISBN: 0-486-400007-7
Araújo Paulo Ventura; Curso de geometria. ISBN: 972-662-591-2
Sasho Kalajdzievski; Math and Art- An Introduction to Visual Mathematics. ISBN: 1-58488-913-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual e realização de fichas de trabalho.

Software

GeCla - software produzido pela Associação Atractor (disponível em http://www.atractor.pt/soft.html)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 45,00
Trabalho prático ou de projeto 55,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência, o estudante não pode exceder 25% de faltas às atividades letivas previstas (artigo 14 do Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes)

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida de acordo com os pesos seguintes:
projeto: 55%  
trabalhos escrito e fichas de trabalho: 45%

Provas e trabalhos especiais

Não há provas nem trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

 

Melhoria de classificação

Não há lugar a melhoria da classificação.
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