Código: | M4070 | Sigla: | M4070 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:ENSM | 9 | Plano de Estudos M:ENSMAT_2015_2016 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria Helena Pinto da Rocha Mena de Matos | Regente |
Maria Gabriela Faria Arala Chaves | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Maria Gabriela Faria Arala Chaves | 2,00 | ||
Maria Helena Pinto da Rocha Mena de Matos | 1,00 |
Cada vez mais é importante que a escola possa oferecer oportunidades em que os alunos vivenciem atividades que alcancem as múltiplas vertentes da sua vida. As práticas interdisciplinares abordando diversas linguagens e áreas do conhecimento são particularmente interessantes, pois além de contribuirem para a motivação dos alunos, permitem-lhes integrar as várias matérias num contexto mais global. Esta unidade curricular pretende proporcionar aos estudantes o contacto com várias ligações entre a matemática, a ciência e a arte, de modo a que as possam depois explorar e aplicar tanto em ambiente escolar como em atividades de divulgação.
Esta unidade curricular está estruturada em diversos tópicos de matemática (ver programa) que abrangem diversos conteúdos constantes dos programas de matemática para o 3º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário com ênfase no domínio Geometria e Medida. Pretende-se assim trabalhar conteúdos desse domínio de uma forma integrada abordando várias aplicações à ciência e à arte.
Pretende-se que os estudantes adquiram e aprofundem os conteúdos matemáticos constantes do programa, se familiarizem com práticas interdisciplinares envolvendo esses conteúdos e desenvolvam autonomia, espírito crítico e criatividade na implementação de atividades de aprendizagem e divulgação.
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de material audiovisual e realização de fichas de trabalho.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Trabalho escrito | 45,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 55,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
A classificação final será obtida de acordo com os pesos seguintes:
projeto: 55%
trabalhos escrito e fichas de trabalho: 45%
Não há provas nem trabalhos especiais.