Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > F/MED4001
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Física da Radiologia e Medicina Nuclear

Código: F/MED4001     Sigla: F/MED4001     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física/Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Física Médica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:FM 10 Plano de estudos do Mestrado em Física Médica da partir de 2013 1 - 6 49 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João António Miranda dos Santos Regente
Sandra Rebelo Sarmento Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,50
Sandra Rebelo Sarmento 1,75
João António Miranda dos Santos 1,75

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Conhecer os princípios físicos, o equipamento básico, os métodos matemáticos e computacionais, e a implementação das técnicas mais relevantes de obtenção de imagem médica nas áreas de radiologia, tomografia computorizada e medicina nuclear.

- Conhecer metodologias de controlo de qualidade associadas às diferentes técnicas de imagiologia e desenvolver a capacidade de elaboração de planos de controlo de qualidade usando software comum em ambiente hospitalar.

- Conhecer as características das imagens e a influência dos diversos parâmetros controláveis pelo utilizador, para técnicas relevantes de imagem médica.

- Domínio dos princípios de funcionamento de técnicas de imagem médica e de aspetos físicos gerais de sua aplicação: radiografia planar, radiografia digital, fluoroscopia, mamografia, angiografia, tomografia computorizada

Resultados de aprendizagem e competências

As técnicas de imagem médica por raios X e técnicas nucleares são deveras importantes nos meios de diagnóstico médico. O conhecimento da física envolvida nestas técnicas e dos algoritmos de reconstrução de imagem são fundamentais para quem deseja trabalhar em ambiente hospitalar ou empresarial, ou em investigação biomédica. A capacidade de manipulação de imagens e o uso de software de análise de imagens diagnósticas é uma condição para eficiente trabalho num departamento de Física Médica. Os tópicos programáticos cobrem os assuntos considerados fundamentais na área de imagiologia por raios X e técnicas nucleares, com referência aos procedimentos de controlo de qualidade de equipamentos e processos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Interação radiação-matéria com interesse na radiologia. Física e tecnologia da produção de raios X. Equipamento básico para radiologia planar. Ótica radiológica e teoria da imagem. Filme radiológico vs radiologia digital. Fluoroscopia, angiografia, radiologia de intervenção. Mamografia. Tomografia axial computorizada. Teoria da reconstrução de imagem, procedimentos e artefactos na imagem. Controlo de qualidade. Extração de dados e manipulação de imagens em DICOM. Avaliação da qualidade da imagem.

Introdução à Medicina Nuclear; Radiofarmácia; produção de radiofármacos; detectores em Medicina Nuclear; formação de Imagem; modalidades de imagem (convencional e PET/CT); equipamentos e respectivo controlo da qualidade.

Bibliografia Obrigatória

J. Bushberg; The Essential Physics of Medical Imaging 3rd Ed, 2011. ISBN: 978-0781780575
Bushberg Jerrold T. 070; The essential physics of medical imaging. ISBN: 0-683-30118-7
D.R. Dance S. Christofides A.D.A. Maidment I.D. McLean K.H. Ng; Diagnostic Radiology Physics: A Handbook for Teachers and Students, IAEA, 2014. ISBN: 978-92-0-131010-1 (available for download from IAEA webpage)
Cherry Simon R.; Physics in nuclear medicine. ISBN: 0-7216-3341-X
Saha Gopal B.; Physics and radiobiology of nuclear medicine. ISBN: 0-387-95021-4

Bibliografia Complementar

Bruce Hasegawa; Physics of Medical X-ray Imaging, Medical Physics Pub., 1991. ISBN: 0944838235
Dendy P. P.; Physics for diagnostic radiology. ISBN: 0-7503-0591-6
Hsieh Jiang; Computed tomography. ISBN: 0-8194-4425-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas; aulas de resolução de problemas; aulas em ambiente hospitalar.

As aulas teóricas são usadas para apresentação da matéria e das técnicas de cálculo necessárias, ilustrada com exemplos variados que permitem estabelecer uma discussão com os estudantes. Nas aulas teórico-práticas, o estudante é convidado a resolver um conjunto de exercícios e problemas, alguns envolvendo a análise de dados experimentais. Os exercícios e os problemas propostos cobrem os tópicos e métodos de cálculo apresentados na UC, tendo vários níveis de dificuldade.

Os estudantes são incentivados a resolver problemas fora do tempo da aula, de modo a criar-lhes hábitos de autonomia, independência e responsabilidade, evitando que as aulas teórico-práticas se tornem rotineiramente aulas de resolução de problemas a que assistem. A resolução individual de exercícios e de problemas pretende consolidar os conhecimentos e desenvolver competências de cálculo e de análise que o exame final poderá avaliar com mais rigor.

Os estudantes são também incentivados a ler criticamente alguns artigos recomendados relacionados com os tópicos do programa, e apresentar ou discutir os resultados destes artigos.

Software

ImageJ

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 113,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 50% das aulas

Medicina Nuclear

Entrega de todos os trabalhos de casa

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação: 50% (Radiologia) + 50% (Medicina Nuclear)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-28 às 19:49:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais