Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > MED4000
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana

Código: MED4000     Sigla: MED4000     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Física Médica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:FM 6 Plano de estudos do Mestrado em Física Médica da partir de 2013 1 - 6 49 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Pereira Machado Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,50
Jorge Pereira Machado 3,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Utilizar de forma integrada e funcional os conceitos e princípios fundamentais da biologia e biomedicina, numa vertente estrutural e descritiva, na perspectiva da Física Médica e sua correlação com anatomia radiográfica e diferentes técnicas de imagiologia medica e sua contextualização anátomo-clinica e aplicação na prática clinica.

– Desenvolver e estimular uma aprendizagem de forma dinâmica e funcional ao nível de alguns tecidos, órgãos, aparelhos ou sistemas com base em simulações de fenómenos fisiológicos por métodos quantitativos;

- Transmitir a importância de métodos integrados na correcção do estado disfuncional do indivíduo e manutenção do equilíbrio funcional entre o indivíduo e o meio que o envolve;

 - Compreensão dos mecanismos de integração e regulamento do corpo humano.

 - Integração de conhecimentos para a abordagem de situações complexas.

Resultados de aprendizagem e competências

Aprendizagem: Conceitos teóricos e práticos básicos para uma diagnose neurológica disfuncional; Conceitos teóricos e clínicos básicos de regulação cardiovascular e respiratória; Conceitos teóricos e clínicos básicos de gastrenterologia; Conceitos práticos de terapia reflexa neuro-motora e neurovegetativa; Conceitos práticos de oxigeno-terapia hiperbárica; Conceitos de anatomia radiográfica e de imagiologia médica; Conceitos básicos para uma avaliação integrada dos sistemas;

 Competências: Aquisição de conhecimentos anatomo-funcionais a vários níveis neuro-motores e neurovegetativos; leitura e interpretação de resultados experimentais; apresentação e discussão de casos clínicos.

- Capacidade de identificação, reconhecimento e aplicação prática das diferentes técnicas de imagiologia medica, seu desenvolvimento, importância e contextualização histórica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa




Abordagem teórica e prática: – Bases Físicas e Físico-Químicas da Electrofisiologia e Neurofisiologia; Componentes fundamentais do sistema nervoso; As grandes vias nervosas e as funções nervosas superiores; Modalidades sensoriais; Sistemas de regulação autónoma; Sistemas cardiovasculares e respiratórios; Aparelho digestivo; Princípios básicos de integração sistémica; Reflexologia neuro-motora e neurovegetativa; Princípios de oxigénoterapia – hiperbárica; anatomia radiográfica e técnicas de imagiologia medica.


Aulas Teóricas



  1. Introdução ao estudo da Neurofisiologia

  2. Princípios de Electro-Neurofisiologia;Transmissão Sináptica; Contracção Muscular

  3. Audição; Olfacto; Paladar; Visão; Tacto; Equilíbrio

  4. Neurofisiologia/Casos Clínicos

  5. Neurofisiologia/Imagiologia

  6. Controlo Neuromuscular na função digestiva

  7. Controlo respiratório e cardiovascular

  8. Estado Choque e mecanismos compensatórios

  9. Breve abordagem da Historia de Medicina e descoberta e desenvolvimento da Imagiologia Medica. Conceitos e exemplos de investigação em neuroimagem funcional.

  10. Correlação anatomo radiográfica; Anatomia radiográfica e diferentes técnicas de imagiologia medica e sua contextualização anatomo-clinica e aplicação na prática clinica.

  11. Estado da arte em métodos de Investigação em neuroimagem funcional


Aulas Práticas - Simulações de potencial de membrana em Repouso, de Acção e Electrotónico; contracção isométrica e isotónica do músculo; Electromiografia e condução nervosa; Músculo-esquelético e cardíaco da rã; Sinapse neuromuscular do gastrocnémio da rã; Músculo Liso visceral; Exame neurológico no homem - discussão clínica, neurorradiologia e intervenção cirúrgica; sistema cardiovascular e respiratório; sistema gastrointestinal; Oxigénoterapia hiperbárica; Sessão de reflexologia; Observação e diagnóstico de casos clínicos.



  1. Princípios de Neuro-Eletrofisiologia; Potencial de membrana em repouso; eletrotónico; de acção e condução saltatória.

  2. Actividade Neuromuscular; Sinapse; contracção muscular esquelética, cardíaca e lisa. Ensaios de resposta neuromuscular: Análise funcional “Biopac system”

  3. Ensaios de Biomecânica do movimento. Cinética do movimento. Registo de sinais neurovegetativos.

  4. Equilíbrio Postural e de movimento. Resposta Reflexa. Ensaios de resposta neuromuscular: Análise funcional “Biopac system”

  5. Modalidades sensoriais. Ensaios sobre visão; audição; paladar; olfato; tato.

  6. Demonstração de actividade de aprendizagem e/ou readaptação neuronal. Recurso a sistema de neurofeedback por biofísica quântica. Recurso a sistema de neurofeedback por eletroencefalograma quantitativo.

  7. Sistema Integrador da actividade neurovegetativa. Ensaios de controlo respiratório e cardiovascular



  1. Visita aos Departamentos de Imagiologia Medica e Medicina Hiperbárica do HPH ULS M e integração com diferentes técnicas de diagnóstico imagiológico e terapêutica e correlação clinica.

  2. Demonstração e execução anatomo-radiográfica com diferentes técnicas de imagiologia medica e aplicação na prática clinica.

  3. Investigação em neuroimagem funcional; exemplos de prática clinica e desenvolvimento de projectos.




Bibliografia Obrigatória

Seeley Rod R.; Anatomia e fisiologia. ISBN: 972-8930-07-0
Seeley Rod R.; Anatomia e fisiologia. ISBN: 972-8930-07-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino é suportado por aulas teóricas e de demonstração de situações clínicas com recurso a sistemas analíticos informatizados.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 90,00
Participação presencial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 113,00
Frequência das aulas 49,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Aplicam-se os regulamentos em vigor

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação do exame.

Melhoria de classificação

Exame final.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-17 às 08:29:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais