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Opção Disciplinar-Trabalho de Investigação

Código: DCEC610     Sigla: DE610

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Educação e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDEDC 12 PE PD em Ensino e Divulgação das Ciências 1 - 6 - 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Clara Maria da Silva de Vasconcelos Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-27.

Campos alterados: Obtenção de frequência, Objetivos

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


Os estudante podem optar por frequentar com aprovação uma unidade curriclar nas áres de 
Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica de 6 ECTS no âmbito de cursos de doutoramento ou de formação avançada, desde que considerada adequada pela Comissão Cientifica do Programa Doutoral

ou pode ser substituida

por um trabalho  de investigação ou estágio de investigação cientifica em termos aprovados pela Comissão Cientifica do Programa Doutoral. Trabalho de investigação ou trabalho de estágio pode ser apresentado em um de quatro formatos:



  1. trabalho de investigação teórica ou empirica nas áres de Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica. 

  2. artigo cientifico teórico ou empirico nas áres de Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica. 

  3. trabalho apoiado apenas em  análise documental na temática de uma das áreas:  Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica.

  4. trabalho com profunda revisão de literatura e sempre com uma secção referente a trabalhos de investigação nacionais e internacionais na temática de uma das áreas:  Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica.





Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver competências de pensamento critico e de resolução de probelmas.

Saber recolher, analisar e interpretar os resultados de uma investigação científica.

Conhecer a estrutura de artificos  científicos na área do programa doutoral.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento científico básico ao nível da licenciatura, numa área específica do programa doutoral.

Programa

Os conteúdos programáticos serão congruentes com o tema proposto pelo estudante e aceite pelo docente, e pela Comissão Cientifica do Curso.

Bibliografia Obrigatória

Bucchi Massimiano, 1970- 340; Routledge handbook of public communication of science and technology. ISBN: 9780415834612

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Leitura crítica de artigos científicos e outra literatura relevante, além da realização de trabalho de recolha e análise de dados caso necessário. Os estudantes são encorajados a apresentar os seus trabalhos em revistas e/ou congressos da especialidade.

A avaliação do trabalho efetuado pelo estudante é feita por um júri constituído pelo orientador, eventual coorientador e por um outro docente ou investigador da FCUP.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência, o estudante terá de apresentar um trabalhoe ter classificação superior ou igual a 10 valores pelo júri da unidade curricular,

ou obter aprovação

numa unidade curriclar nas áres de  Astronomia, Biologia, Fisica, Geologia, Matemática ou Quimica de 6 ECTS no âmbito de cursos de doutoramento ou de formação avançada, desde que considerada adequada pela Comissão Cientifica do Programa Doutoral.

Fórmula de cálculo da classificação final

100% do relatório/artigo apresentado.

Observações

Bibliografia principal:

Bauer, M. (2000) “Science in the Media’ as a Cultural Indicator: Contextualizing Surveys with Media Analysis’ in Dierkes, M. & von Grote, C. (eds.) (2000) Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam: Harwood, pp. 158­78.
Bucchi, M & Trench, B (eds) (2008) Handbook of Public Communication of Science and Technology, London & New York: Routledge.
Bucchi, M. (1998) Science and the Media: Alternative Routes in Scientific Communication, London: Routledge.
European Commission (2004) ‘Guide to Successful Communications’, http://europa.eu.int/comm/research/science­society/science­communication/index_en.htm.
Friedman, S., Dunwoody, S. & Rogers, C. (eds.) (1986) Scientists and Journalists: Reporting Science as News, New York: Free Press.

Esta bibliografia poderá ser completada por outra fornecido pelo orientador.
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