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Botânica

Código: EB142     Sigla: EB142

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=272
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CE 12 PE2007- Perfil Engenharia Agronómica 1 - 5 - 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rubim Manuel Almeida da Silva Regente
Ana Maria Gonçalves Séneca Correia Cardoso Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,71
Práticas Laboratoriais: 1,72
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,71
Ana Maria Gonçalves Séneca Correia Cardoso 0,43
Rubim Manuel Almeida da Silva 1,28
Práticas Laboratoriais Totais 3 5,16
Joana Patricia Silva Abrantes 1,75
Ana Maria Gonçalves Séneca Correia Cardoso 3,41

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Compreensão da história e evolução da Botânica e dos principais sistemas de classificação dos vegetais 2. Apreender os conceitos de Taxonomia e Sistemática, Classificação e Nomenclatura Botânica 3. Percepção e compreensão dos principais tipos filosóficos que regem as diferentes escolas de pensamento taxonómico e principais diferenças entre as mesmas 4. Aquisição dos conhecimentos morfológicos necessários à descrição e estudo de taxa vegetais 5. Desenvolverem as competências taxonómicas mínimas que lhes permitam a identificação de plantas e a sua correcta preparação para herbário e outros tipos de colecções biológicas 6. Conhecer as grandes linhas evolutivas das plantas 7. Aquisição de conhecimentos sobre os grandes grupos vegetais, principais diferenças entre eles e sua evolução e caracterização. 8. Aquisição de conhecimentos sobre grupos de plantas de interesse ornamental. 9. Construir e utilizar chaves dicotómicas tal como gerir termos e conceitos de morfologia utilizados para a identificação de plantas vasculares.

Resultados de aprendizagem e competências

 

Os resultados de aprendizagem e competências são os indicados nos campo "Objectivos"

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I - As bases ecológicas da evolução das plantas: factores abióticos e bióticos relevantes para o processos processos evolutivos e os padrões actuais da diversidade das plantas

II - Classificação e Sistemática A botânica da pré-história à modernidade: súmula histórica Conceitos e definições fundamentais - o papel ainda actual da morfologia e disciplinas clássicas; a biologia molecular A classificação e as categorias taxonómicas Os principais tipos de classificações: diferenças e importância A Nomenclatura Botânica Estudos taxonómicos.Síntese comparativa das principais linhagens de plantas- Plantas não avasculares: Hepáticas, Antoceros e Musgos Plantas Vasculares não produtoras de sementes - Lycophyta e Monilófitas; Plantas vasculares com sementes I - Gimnospermae Plantas vasculares com sementes II - Angiospermae; Noções de morfologia, termos descriptores de plantas com semente.

 

 

Bibliografia Obrigatória

Carlos Aguiar; Botânica para Ciências Agrárias e do Ambiente Volume I - Morfologia e função (fasc. 1), IP Bragança, 2013. ISBN: 978-­‐972-­‐745-­‐123-­‐4
Carlos Aguiar; Botânica para Ciências Agrárias e do Ambiente Volume I - Morfologia e função (fasc. 2), IP Bragança, 2013
Carlos Aguiar ; Botânica para Ciências Agrárias e do Ambiente Volume III - Sistemática, IP Bragança, 2013. ISBN: 978-­‐972-­‐745-­‐125-­‐
MAUSETH, J. D.; 2009. Botany. An Introduction to Plant Biology., Jones and Bartlett Publishers, Massachusetts. USA, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositivo e Participativo; Laboratorial

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Taxonomia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia evolutiva
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade
Ciências Naturais > Ciências biológicas
Ciências Naturais
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Botânica sistemática
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

É necessária a presença em 3/4 das aulas laoratoriais e de campo.

A nota mínima de 3 valores (em 8) é exigida na componente de avaliação laboratorial. Não haverá melhoria a esta componente, em situação de recurso

 

Fórmula de cálculo da classificação final

As componentes de avaliação e respectivos pesos, serão as seguintes: Exame Teórico – 60%;  Avaliação prática - 40%

A nota final corresponderá à soma das duas avaliações.
Os alunos detentores do estatuto de estudante-trabalhador, deverão contactar o regente da disciplina, no início do ano lectivo.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes-trabalhadores deverão contactar o regente para se discutir a questão do exame prático

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Em exame de recurso mas sem direrito a repetir a avaliação prática

Observações

- Os estudantes-trabalhadores têm que cumprir um mínimo de trabalhos de natureza prática. Devem contactar o regente da Disciplina (ver Provas e Trabalhos Especiais)

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