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Gestão de Projeto

Código: BIOL4011     Sigla: BIOL4011

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BCM 2 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 42 162
M:BFBP 5 Plano de Estudos M:BFBP_2015_2016 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Maria Vieira de Melo Gomes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,30
Orientação Tutorial: 0,70
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,30
Paula Maria Vieira de Melo Gomes 0,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,70
Paula Maria Vieira de Melo Gomes 0,70
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-08-07.

Campos alterados: Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da criação de novos projectos empresariais na área das ciências da vida, integrando uma componente teórica e uma forte componente prática. A apresentação e discussão de conceitos e metodologias, terá como objectivo a sua aplicação na validação do potencial de mercado de um projecto empresarial concreto na área das biociências, criado pelos estudantes.

No final da unidade curricular, os estudantes devem:

  1. Compreender os desafios do processo de criação, validação e arranque de novos projectos empresariais;
  2. Conhecer as diferentes áreas funcionais da gestão e a forma como se interligam na definição estratégia de uma startup de base tecnológica.
  3. Ser capazes de aplicar um conjunto de conceitos, métodos e ferramentas de gestão à análise, discussão e execução de projectos empresariais de conhecimento intensivo na área das ciências da vida.
Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, Inovação, empreendedorismo com vista a potenciar a criação e desenvolvimento de startups de base tecnológica. Com as competências adquiridas pelos estudantes, pretende-se que sejam capazes de desenvolver em contexto empresarial: 1) projectos inovadores em empresas de biotecnologia já existentes, enquanto colaboradores, ou 2) promover a criação de novos projectos empresariais a nível internacional, enquanto fundadores.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 


  • Ideação

  • Desenho de modelos de negócio

  • Proposta de Valor e Segmentação de mercado

  • Propriedade intelectual

  • Investimento

  • Comunicação e imagem

  • Pitch



Bibliografia Obrigatória

Alexander Osterwalder & Yves Pigneur; Business Model Generation, John Wiley and Sons, 2010. ISBN: 978-0470876411
Eric Ries ; Lean Startup, Crown Business, 2011. ISBN: 978-0307887894
Steve Blank ; The Four Steps to Epiphany, K&S Ranch, 2013. ISBN: 978-0989200509
W. Chan Kim & Renée Mauborgne ; Blue Ocean Strategy, Harvard Business Review Press, 2005. ISBN: 978-1591396192

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular estará estruturada em 1) sessões de formação, teóricas e teórico-práticas, no formato de workshops, 2) sessões de mentoring individual e colectivo, de discussão dos projectos empresariais concretos, propostos pelos estudantes.

As sessões de Orientação tutorial (mentoring) terão vários momentos de discussão, relativos a três elementos de avaliação, com o objectivo 1) a discussão dos projectos propostos pelos estudantes com os docentes da Unidade Curricular, em sessões de mentoring individual e 2) discussão dos projectos em sessões de mentoring colectivo. 
Serão também realizadas sessões de apresentação dos projectos, em formato de Pitch, e posterior discussão entre os docentes e estudantes.

A avaliação dos estudantes incluirá uma sessão de apresentação final dos projectos, no final da Unidade Curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas e entrega dos trabalhos e apresentações

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos estudantes incluirá uma sessão de apresentação final dos projectos (Pitch) (30%), avaliação de um relatório escrito (30%) a apresentar também no final da UC. Os restantes 40% da nota serão relativos a 2 pontos de avaliação a realizar no decurso da unidade curricular que avaliarão o processo de  ideação, a apresentação da equipa e apresentação e a evolução do projecto.

Melhoria de classificação

Apenas será passível de melhoria de nota a apresentação do relatório final (30%).
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