Seminário
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2018/2019 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Fomentar o trabalho autónomo dos estudantes assim como o espírito crítico, e familiarização destes com investigação científica.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de síntese para perceber os apectos principais e ideias propulsoras da obtenção dos resultados em detrimento de uma perda de tempo e esforço na compreensão detalhada de todos o passos técnicos.
Capacidade de estruturar uma apresentação e ser capaz de transmitir as pricipais ideias de fundo de um trabalho de investigação matemática.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Apresentação, análise crítica e discussão de trabalhos científicos. Os tópicos abordados dependem dos interesses dos estudantes e docentes investigadores participantes no Seminário.
Bibliografia Obrigatória
Casacuberta C;
Mathematical research today and tomorrow. viewpoints of seven fiels medalists. ISBN: 3-540-56011-4
Observações Bibliográficas
[1] T. Alden Gassert. Chebyshev action on finite fields. Discrete Math., 315:83–94, 2014.
[2] K. Burns and B. Hasselblatt. The Sharkovsky theorem: a natural direct proof. Amer. Math. Monthly,
118(3):229–244, 2011.
[3] M. Frame, B. Johnson, and J. Sauerberg. Fixed points and Fermat: a dynamical systems approach to
number theory. Amer. Math. Monthly, 107(5):422–428, 2000.
[4] A. C. M. Freitas. Statistics of the maximum for the tent map. Chaos Solitons Fractals, 42(1):604–608,
2009.
[5] A. C. M. Freitas and J. M. Freitas. On the link between dependence and independence in extreme value
theory for dynamical systems. Statist. Probab. Lett., 78(9):1088–1093, 2008.
[6] R. K. Guy, T. Khovanova, and J. Salazar. Conway’s subprime Fibonacci sequences. Math. Mag.,
87(5):323–337, 2014.
[7] D. Kalman, R. Mena, and S. Shahriari. Variations on an irrational theme—geometry, dynamics, algebra.
Math. Mag., 70(2):93–104, 1997.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estímulo à leitura e busca de fontes alternativas para a compreensão dos conteúdos. Apresentação e discussão dos assuntos propostos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
90,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de investigação |
50,00 |
Trabalho escrito |
8,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Será feita, sobretudo, uma avaliação da exposição oral dos trabalhos consignados e ainda dos relatórios breves sobre os mesmos.