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Seminário

Código: M4104     Sigla: M4104     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2018/2019 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:M 3 Plano de Estudos do M:Matemática 1 - 3 21 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-07-24.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Fomentar o trabalho autónomo dos estudantes assim como o espírito crítico, e familiarização destes com investigação científica.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de síntese para perceber os apectos principais e ideias propulsoras da obtenção dos resultados em detrimento de uma perda de tempo e esforço na compreensão detalhada de todos o passos técnicos.

Capacidade de estruturar uma apresentação e ser capaz de transmitir as pricipais ideias de fundo de um trabalho de investigação matemática.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Apresentação, análise crítica e discussão de trabalhos científicos. Os tópicos abordados dependem dos interesses dos estudantes e docentes investigadores participantes  no Seminário.

Bibliografia Obrigatória

Casacuberta C; Mathematical research today and tomorrow. viewpoints of seven fiels medalists. ISBN: 3-540-56011-4

Observações Bibliográficas

[1] T. Alden Gassert. Chebyshev action on finite fields. Discrete Math., 315:83–94, 2014.
[2] K. Burns and B. Hasselblatt. The Sharkovsky theorem: a natural direct proof. Amer. Math. Monthly,
118(3):229–244, 2011.
[3] M. Frame, B. Johnson, and J. Sauerberg. Fixed points and Fermat: a dynamical systems approach to
number theory. Amer. Math. Monthly, 107(5):422–428, 2000.
[4] A. C. M. Freitas. Statistics of the maximum for the tent map. Chaos Solitons Fractals, 42(1):604–608,
2009.
[5] A. C. M. Freitas and J. M. Freitas. On the link between dependence and independence in extreme value
theory for dynamical systems. Statist. Probab. Lett., 78(9):1088–1093, 2008.
[6] R. K. Guy, T. Khovanova, and J. Salazar. Conway’s subprime Fibonacci sequences. Math. Mag.,
87(5):323–337, 2014.
[7] D. Kalman, R. Mena, and S. Shahriari. Variations on an irrational theme—geometry, dynamics, algebra.
Math. Mag., 70(2):93–104, 1997.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estímulo à leitura e busca de fontes alternativas para a compreensão dos conteúdos. Apresentação e discussão dos assuntos propostos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 90,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho escrito 8,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Será feita, sobretudo, uma avaliação da exposição oral dos trabalhos consignados e ainda dos relatórios breves sobre os mesmos.
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