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Laboratórios de Geologia

Código: GEOL1008     Sigla: GEOL1008

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:G 47 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 1 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Nogueira Gomes de Moura Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 2 4,00
António José Nogueira Gomes de Moura 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-03-05.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar competências aos alunos em: 1- identificação de rochas por exame macroscópico;2- no manuseamento da técnica da projeção estereográfica na resolução de problemas geológicos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem ficar a saber: 1- identificar os principais tipos de rochas analisando amostras de mão; 2- utilizar a projeção estereográfica na resolução de problemas geológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

_

Programa

Parte I: ESTUDO E IDENTIFICAÇÃO MACROCÓPICA DE ROCHAS, dos seguintes tipos:

Rochas sedimentares:
calcário comum, calcário oolítico, marga, argilito, siltito, arenito, grauvaque, shale, conglomerado, brecha, diatomito, carvão.
         
Rochas ígneas:
granito, sienito, diorito, gabro, anortosito, peridotito, basalto, riólito, pumito, pórfiro, andesito, quimberlito.
         
Rochas metamórficas:
ardósia, filito,  xisto, xistos e filitos mosqueados, talcoxisto, gnaisse, anfibolito, xisto anfibólico, mármore, granulito, granulito máfico, eclogito, corneana, migmatito, serpentinito

Parte II: : INTRODUÇÃO À PROJEÇÃO ESTEREOGRÁFICA

  1. Princípios e aplicações; vantagens e desvantagens; os elementos constituintes: os círculos máximos (meridianos) e os círculos menores; a rede de Wulff e a rede de Schmidt.
  2. A projeção de um plano e de uma lineação: marcação de planos, retas de maior declive, retas perpendiculares a um plano (polo do plano). Marcação de uma reta através do seu rake (ou pitch) num plano.
  3. Marcação de planos dobrados (anticlinais, sinclinais e dobras deitadas) e seus elementos (flancos, planos axiais e eixos de dobras).
  4. Ângulos entre lineações, entre planos e entre planos e lineações, com relevo para o menor ângulo entre um elemento linear e um plano.
  5. Rotação de planos e lineações em torno de um eixo horizontal.

Bibliografia Obrigatória

Phillips F. C. Frank Coles 1902-; The^use of stereographic projection in structural geology. ISBN: 0-7131-2126-2
Bennison G.M. George Mills; An^introduction to geological structures and maps
Costa Joaquim Botelho da, 1910-1965; Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. ISBN: 972-31-0131-9

Bibliografia Complementar

Maresch, W., Medenbach, O.; Rocas, Blume Naturaleza, 1990. ISBN: 84-87535-21-6 (Livro, em espanhol, muito bom e com imensas fotos coloridas de amostras-de-mão.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição das bases teóricas, exemplificação de exercícios e resolução de exercícios pelos alunos. Manuseamento de amostras de mão de rochas de variados tipos, e observação das características diagnósticas que permitem a sua identificação por exame macroscópico.

Manuseamento da rede de Wulff na resolução de problemas geológicos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

média mínima de 6,0 valores a cada teste; em caso contrário o estudante reprova por falta de componente.

Fórmula de cálculo da classificação final

classificação média dos 2 testes.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

caso o professor entenda, poderá ser necessário exame oral para aferir a classificação final.

Melhoria de classificação

por exame final.
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