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Enoturismo em épocas festivas

Código: VIT4014     Sigla: VIT4014     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Turismo

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Vinho, Turismo e Inovação - Enoturismo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
WINTOUR 25 Plano Oficial do ano letivo 2017 2 - 6 49 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da Cunha Regente
Anabela de Amaral Oliveira Carneiro Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da Cunha 1,00
Anabela de Amaral Oliveira Carneiro 0,50
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Célia Ferreira Rocha 0,50
Anabela de Amaral Oliveira Carneiro 1,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-12-19.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Lingua de trabalho

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os estudantes deverão adquirir conhecimentos sobre estratégias de vendas e marketing aplicadas à promoção dos vinhos em épocas festivas. Os estudantes deverão adquirir experiência prática sobre a promoção de vinhos, com a realização de estágio. Os estudantes deverão adquirir conhecimentos sobre as perspetivas do consumidor face ao sistema: vinho, garrafa, rótulo e sistema de selagem. recorrendo a diferentes técnicas de perfil sensorial livre, englobando a avaliação do perfil emocional

Resultados de aprendizagem e competências

Todos os grandes tópicos do programa permitirão a aquisição de conhecimentos e contribuirão para a compreensão da complexidade do marketing e das estratégias de venda em épocas festivas, bem como das formas de apresentação/comercialização dos vinhos, com vista à maximização da experiência de consumo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Marketing e  Estratégias de vendas applicadas no Natal e outras épocas festivas.

Estágio durante a época natalícia (11 a 18 de dezembro).

Perspectivas do consumidor face ao sistema: vinho, garrafa, rótulo e sistema de fecho

Perfis sensoriais e emocionais percebidos pelos consumidores relativas aos diferentes sistemas de vinho, garrafa, rótulo e encerramento: aplicação de perfis livres e de metodologias não entrusiva

Bibliografia Obrigatória

Varela,P., Ares, G.; Novel Techniques in Sensory Characterization and Consumer Profiling, CRC press, 2014

Bibliografia Complementar

Spencer, C., Piqueras-Fiszman, B. ; The Perfect Meal: The Multisensory Science of Food and Dining, Wiley Blackwell, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas e aulas práticas laboratorias de prova de vinhos com construção de perfis sensoriais e emocionais associados ao sistema garrafa, rolha, rótulo. por recurso a técnicas expeditas variadas, As aulas práticas incluirão a participação de especialistas nas áreas do marketing e das vendas. Estágio de curta duração em empresa do sector

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho laboratorial 15,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

50% classificação do exame final, com classificação mínima de 8,0 valores

25 % classificação do estágio de Natal (composta por relatório e avaliação da Instituição de acolhimento)

10 % ensaio individual sobre a relevância do vinho em ocasiões festivas, no país de origem do estudante

15% relatórios de trabalhos experimentais e das visitas de estudo

Melhoria de classificação

Apenas à componente de exame

Observações

Bibliografia:
Varela,P., Ares, G. (2014).  Novel Techniques in Sensory Characterization and Consumer Profiling. CRC PressSpencer, C.,

Piqueras-Fiszman, B. (2014). The Perfect Meal: The Multisensory Science of Food and Dining. Wiley Blackwell.


Artigos científicos e materiais a serem disponibilizados pelos docentes e pelos palestrantes convidados
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