Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > EC611
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Filosofia e História das Ciências

Código: EC611     Sigla: EC611

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDEDC 11 PE PD em Ensino e Divulgação das Ciências 1 - 9 35 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos de Matos Paiva Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-06-20.

Campos alterados: Programa, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Módulo Filosofia da Ciência

Compreender a natureza da ciência na idade média, na idade moderna e na idade contemporânea.

Compreender e analisar diversas conceções filosóficas e problemas relacionados com a construção do conhecimento científico.

Desenvolver uma conceção ampla e crítica sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.

Discutir sobre a importância da natureza da ciência no Ensino das Ciências.

 

Módulo História da Biologia

Estudar as grandes linhas da evolução do pensamento biológico, da Antiguidade até ao Iluminismo.

Analisar as interacções entre as ciências biológicas e as outras ciências e a sociedade.

 

Módulo História da Geologia

Discutir as grandes controvérsias geológicas.

Analisar a História da Geologia presente nos currículos nacionais e manuais escolares.

 

Módulo de História da Matemática

Familiarizar os estudantes com elementos da história da Matemática.

 

Módulo de História da Astronomia

Caracterizar, sob uma perspectiva histórica, a forma como ao longo dos tempos o Homem foi adquirindo conhecimentos de carácter astronómico

Perceber a importância e o papel de relevo que a Astronomia em geral, e a Cosmologia em particular, sempre assumiram na evolução histórica e cultural da humanidade, e no desenvolvimento das civilizações

Compreender que as questões cosmológicas variam de época para época e de cultura para cultura, mas que todos os povos pretendem encontrar uma certa ordem para o Universo de forma a torná-lo compreensível ao espírito humano

Enquadrar as origens da astronomia e da cosmologia modernas numa situação histórica de revolução cultural, a qual tem trazido novos conceitos científicos às ferramentas fisico-matemáticas utilizadas.

 

Módulo de História da Química

Analisar a perspetiva evolutiva da História da Química e das consequências para o seu ensino e divulgação.

Compreender os grandes marcos, nomes e acontecimentos relevantes na História da Química.

Reconhecer a importância e o papel de relevo da alquímica, enquanto atividade pré química.

Refletir sobre a  química  como ciência central à luz de um filosofia de ciência contemporânea.

 

Módulo História da Física

Familiarizar os estudantes com elementos da história da ciência na sua vertente física

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer e analisar criticamente contribuições históricas e da filosofia da ciência na construção do conhecimento científico e analisar o seu reflexo no ensino das ciências.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo Filosofia da Ciência

Empirismo e racionalismo.

Positivismo e pós-positivismo.

Conceções de ciência e enquadramento categorial.

Conceções contemporâneas sobre a natureza da ciência.

A tese refutacionista de Karl Popper.

A tese dos paradigmas de Thomas Khun.

A tese dos programas de investigação científica de Imre Lakatos.

A tese das tradições investigadoras de Larry Laudan.

Contribuições históricas e epistemológicas na construção do conhecimento científico

Alguns tópicos sobre ciência e religião

A natureza da ciência no Ensino das Ciências

 

Módulo História da Biologia

Introdução ao estudo da história da biologia. Fontes de estudos. Fontes primárias e fonts secundárias.

Os grandes naturalistas da Antiguidade.

A biologia no Renascimento. Novos olhares sobre a história natural.

A expansão ultramarina ibérica e os novos conhecimentos botânicos.

Evolução da nomenclatura biológica e dos sistemas de classificação das plantas através dos tempos.

Seguidores e opositores à revolução lineana. Evolução do conceito de género e de espécie.

As grandes expedições científicas do Iluminismo – objectivos e programas de acção.

 

Módulo de História da Geologia

Breve perspetiva evolutiva da História da Geologia.

As grandes controvérsias geológicas.

A História da Ciência (Geologia) nos currículos.

 

Módulo História da Matemática

A matemática pré-euclidiana. Os conceitos de número e de grandeza na Grécia antiga.

As obras de Euclides e de Arquimedes.

A Álgebra medieval (árabe) e renascentista (europeia).

A Geometria Analítica (Fermat e Descartes).

Métodos de traçar tangentes. Método de máximos e mínimos de Fermat.

Os começos da Teoria das Probabilidades.

O Cálculo Infinitesimal (Newton e Leibniz).

 

Módulo de História da Astronomia

A matemática pré-euclidiana. Os conceitos de número e de grandeza na Grécia antiga.

As obras de Euclides e de Arquimedes.

A Álgebra medieval (árabe) e renascentista (europeia).

A Geometria Analítica (Fermat e Descartes).

Métodos de traçar tangentes. Método de máximos e mínimos de Fermat.

Os começos da Teoria das Probabilidades.

O Cálculo Infinitesimal (Newton e Leibniz).

 

Módulo de História da Química

Grandes marcos cronológicos da História da Química.

Nomes e acontecimentos relevantes na História da Química.

O caso particular da alquimia como atividade pré química.

Generalidades sobre filosofia e história da química.

A química como ciência central numa filosofia de ciência contemporânea.

 

Módulo de História da Física

A Mecânica de Newton

A unificação do eletromagnetismo e da ótica no século XIX

As Leis da Termodinâmica

Macrocosmo e microcosmo: mecânica estatística

Relatividade Restrita e Geral

Mecânica Quântica

Desenvolvimentos ulteriores à segunda metade do século XX: teorias de calibre, teoria quântica de campos e a necessária e ainda incompleta síntese da relatividade geral com a mecânica quântica (gravitação quântica).

Bibliografia Obrigatória

Lucena, A. D.; Filosofia de la Ciencia, Malága: Biblioteca Nueva, 2005
Chalmers, A.; What is this thing called sciene?, Buckingham: Open University Press., 1999
Guerra, A: Freitas, J.; Reis, J. C. & Braga. M. ; Galileu e o nascimento da Ciência Moderna., São Paulo: Atual Editora., 2004
Fitas, A. ; Popper, Kuhn, Lakatos. Três formas diferentes de entender a Ciência, Vértice, 2ª série, 4 : 69-77., 1988
Barbour Ian G.; Religion in an age of science. ISBN: 9780060603830 (on line em http://media.sabda.org/alkitab-2/Religion-Online.org%20Books/Barbour,%20Ian%20-%20Religion%20in%20an%20Age%20of%20Science.pdf)

Observações Bibliográficas

Outra Bibliografia

Módulo História da Biologia

Greene, Edward Lee (1909) Landmarks of botanical history. Washington, Smithsonian institution.

De Wit, H. C. D.(1993) Histoire du development de la biologie. Três volumes. PPUR & EPFL Press

Magnin-Gonze, J. (2006) Histoire de la botanique. Delachaux et Niestlé.

Allorge, Lucile (2009) La fabuleuse odyssée des plantes. Hachette Pluriel Reference.

 

Módulo de História da Geologia

 

Amador, F. & Contenças, P. (2001). História da Biologia e da Geologia. Lisboa: Universidade Aberta.

Amador, F. & Pereira, A. I. (2007). A História da Ciência em manuais escolares de Ciências da Natureza.Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 6,1 (191- 216).

Hallam, A. (1992). Great Geological Controversies. Oxford: Oxford University Press.

 

Módulo História da Matemática

A History of Mathematics, V. J. Katz, Addison-Wesley.

História da Matemática, M. F. Estrada, C. de Sá, J. F. Queiró et al, Universidade Aberta.

 

Módulo de História da Astronomia

 J. P. M. de Carvalho, Uma Odisseia no Tempo - Introdução à História da Astronomia, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (2000).

 

Módulo de História da Química

Philosophy of Chemistry : Synthesis of a New Discipline, Davis Baird, Eric Scerri, Lee McIntyre (eds.), Dordrecht: Springer, 2006.

Bensaude-Vincent, Bernadette & Stengers, Isabelle. História da Química. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

 

Módulo de História da Física

O Livros das Escolhas Cósmicas, Orfeu Bertolami (Editora Gradiva, 2006)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Estratégias diversificadas: apresentações PowerPoints, leitura e discussão de artigos, exposições, trabalhos de pesquisa em grupo, apresentação dos trabalhos e debates.


 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com regulamento da UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final: 50% da nota do trabalho do módulo de Filosofia da Ciência e 25% de cada um dos dois módulos de História da Ciência escolhidos pelo estudante.

Observações


Recursos educativos disponibilzados no Sigarra.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-28 às 01:13:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais