Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > EC605
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Ensino das Ciências

Código: EC605     Sigla: EC605

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ensino das Ciências

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDEDC 6 PE PD em Ensino e Divulgação das Ciências 1 - 6 35 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Clara Maria da Silva de Vasconcelos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Clara Maria da Silva de Vasconcelos 2,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Conhecer linhas de investigação na área científica do Ensino das Ciências.

2. Construir uma visão integradora da Educação em Ciência, em geral, e do Ensino das Ciências, em particular.

3. Discutir, numa perspetiva atual e crítica, temáticas contemporâneas no Ensino das Ciências.

4. Desenvolver a capacidade de escrita e de síntese na elaboração de relatórios.

 

Resultados de aprendizagem e competências

1. Adquirir conhecimentos conceptuais na área do Ensino das Ciências.
2. Desenvolver espirito critico e capacidades de investigação na área do Ensino da Ciências.
3. Saber redigir relatórios e elaborar sínteses.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Evolução histórica das Perspetivas de Ensino nas Ciências.

Metodologias orientadas para a investigação (metodologias inquiry)

Ensino das Ciências Baseado na Resolução de Problemas 

 Ensino das Ciências Baseado em Casos

 Ensino das ciências baseado em modelos: uma possivel evolução histórica

 Ensino das ciências baseado em modelos: classificação de modelos, tipo de raciocinios e o papel  das analogias e dos modelos para o ensino.

 Explorando a Aprendizagem Significativa no Ensino das Ciências: Mapas de conceitos e V de  Gowin. 

 Abordagens, metodologias, estratégias e recursos educativos no ensino das ciências: em jeito de  síntese.
 Metodologias de investigação educacional (parteI)

  Metodologias de investigação educacional (parteII)

  Sobre o ensino da matemática ...

Bibliografia Obrigatória

Tseitlin, M. & Galili, I.; Science Teaching: what does it means?, Science & Education, 5, 339-417., 2006

Observações Bibliográficas

Bibliografia especifica será fornecida em cada aula, de acordo com a temática apresentada.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 Metodologia apoiada na diversidade estratégica: aula expositivas, apresentações PowerPoints, discussão e debates, aulas práticas.

 

 

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

 

De acordo com regulamento da UP.

 

Fórmula de cálculo da classificação final


Média dos dois trabalhos de avaliação.

 

Melhoria de classificação


Reescrita dos trabalhos e sua apresentação.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-19 às 23:33:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais