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Projecto de Espaços Exteriores I

Código: AP211     Sigla: AP211

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 15 Planos de estudos a partir 2009 3 - 10 84 270

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Henriques Martinho da Silva Regente
José Miguel Esteves Lameiras Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Práticas Laboratoriais: 5,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
Isabel Maria Henriques Martinho da Silva 1,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 5,00
José Miguel Esteves Lameiras 3,00
Isabel Maria Henriques Martinho da Silva 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Desenvolver e consolidar competências no projeto de espaço público de pequena/média escala.

2. Desenvolver competências de levantamento e análise do lugar.

3. Desenvolver e consolidar competências de organização do espaço de acordo com critérios de optimização funcional, estética, ecológica e económica.

4. Desenvolver e consolidar competências no domínio do desenho sustentável.

5. Desenvolver competências na instrução de um projeto de Arquitetura Paisagista ao nível estudo prévio.  

6. Desenvolver e consolidar competências ao nível da comunicação gráfica.

7. Desenvolver e consolidar competências ao nível do desenho assistido por computador.

Resultados de aprendizagem e competências

Nesta unidade curricular os alunos deverão adquirir/ consolidar competências para; i) levantar e analisar o local; ii) elaborar um plano conceptual e uma proposta de desenho para espaços públicos de pequena e média dimensão; iii) elaborar um estudo prévio. 

Os alunos deverão também desenvolver competências ao nível da comunicação gráfica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O espaço exterior como área de projeto em Arquitetura Paisagista. 

2. Principais componentes do projeto de espaços exteriores: relevo, vegetação, água e estruturas construídas. 

3. O jardim como paradigma do espaço exterior ordenado e desenhado. 

4. Sequência do projeto de Arquitetura Paisagista e seu conteúdo (fases, peças desenhadas, peças escritas e modelos tridimensionais).

5. Metodologias de levantamento e análise do lugar: i) levantamento de pré-existências; ii) uso do espaço; iii) história e evolução do lugar. 

6. Concepção do espaço: programa, zonamento, fluxos. O Plano Conceptual.

7. Princípios de composição e desenho do espaço exterior: escala, forma, função, dimensionamento, materiais. Principios de desenho sustentável.

8. A tomada de decisão no ato de projetar de acordo com a gestão do programa pedido, com o tempo para elaborar o projeto, as disponibilidades de investimento do cliente, e a manutenção pretendida. 

9. Prática de desenho à mão e desenho assistido por computador. Plano Geral, Perfis e Cortes, Perspectivas, Visualizações, Modelos 3D.

10. Estimativa orçamental

Bibliografia Obrigatória

Grant Reid; Landscape Graphics, Watson-Guptill, 2002. ISBN: 0823073335
Hans Loidl; Opening Spaces, Birkhäuser Basel, 2003. ISBN: 3764370130
Grant W. Reid; From Concept to Form in Landscape Design, Wiley, 2007. ISBN: 047011231X
Marc Treib; Modern Landscape Architecture: A Critical Review, The MIT Press, 1994. ISBN: 0262700514
Sutherland Lyall; Designing the New Landscape, Thames & Hudson, 1998. ISBN: 0500280339
Nick Robinson; The Planting Design Handbook, Ashgate Publishing, 2004. ISBN: 0754630358
Dan Kiley; Dan Kiley in His Own Words: America's Master Landscape Architect, Thames & Hudson, 1999. ISBN: 0500341702
Tim Waterman; The Fundamentals of Landscape Architecture, Ava Publishing, 2009. ISBN: 2940373914
Sylvia Crowe; Garden Design - Sylvia Crowe, Antique Collectors Club Dist A/C, 2003. ISBN: 1870673409
Guy Cooper; Gardens for the Future: Gestures Against the Wind, Conran Octopus, 2000. ISBN: 1580930638
Terence Conran ; The Essential Garden Book, Clarkson Potter, 1998. ISBN: 0609800221
Thomas D. Church ; Gardens Are For People, University of California Press, 1995. ISBN: 0520201205
Jane Brown; El Jardin Moderno, Editorial Gustavo Gili, 2001. ISBN: 8425218101
John Brookes; Small Garden, DK ADULT, 2006. ISBN: 0756617235
Christopher Bradley-Hole; The Minimalist Garden, Mitchell Beazley, 2005. ISBN: 184533065X
William Howard Adams; Roberto Burle Marx: The Unnatural Art of the Garden, Museum of Modern Art, 1991. ISBN: 0810960966
Rachel Kaplan; With People in Mind: Design And Management Of Everyday Nature, Island Press, 1998. ISBN: 1559635940

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:

1. Exposição dos conteúdos programáticas

2. Aulas teórico-práticas de desenho assistido por computador.

Aulas práticas:

1. Levantamento e análise do lugar: i) história e evolução do lugar; ii) levantamento topográfico iii) levantamento da vegetação existente; iv) levantamento dos elementos construídos e património existentes; v) levantamento do uso do espaço; vi) análise da envolvente. (Trabalho de Grupo)

2. Elaboração de uma proposta para o local: Plano Conceptual e Plano Geral. (Trabalho Individual)

3. Elaboração de um estudo prévio para o local, formalizado em peças desenhadas, peças escritas e modelos 3D. Produção de um poster formato A1 ao alto. (Trabalho Individual)

 

 

 

 

Software

Adobe Illustrator
Autodesk Civil 3D 2014
Adobe InDesign
Adobe Photoshop

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Condições de frequência: assiduidade mínima, de acordo com os regulamentos; cumprimento de todos os momentos de avaliação com nota mínima de 8 valores. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final: média ponderada dos seguintes momentos de avaliação: i) Avaliação e análise do lugar (25%); ii) Proposta) (25%), e iii) Estudo Prévio (50%).

Notas inferiores a 10 valores em qualquer dos momentos de avaliação implicam a realização de um exame oral.
Notas superiores a 16 valores poderão implicar a realização de um exame oral.

 

Provas e trabalhos especiais

Projeto – Jardim Paulo Vallada (Porto)

• 21 Out -  Apresentação e entrega da Fase de Levantamento e Análise

• 25 Nov - Apresentação e Entrega do Plano Geral

• 5 Jan -  Apresentação e entrega Estudo Prévio

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o regulamento em vigor.

Melhoria de classificação

Não há melhoria de nota às componentes de avaliação.

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