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Elementos de Geologia

Código: G112     Sigla: G112

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2015/2016 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitectura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 38 Planos de estudos a partir 2009 1 - 5 56 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Ângela de Carvalho Fernandes Almeida Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Ângela de Carvalho Fernandes Almeida 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Ângela de Carvalho Fernandes Almeida 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 

Compreensão dos principais processos geológicos dinamizados por uma atividade global que integra a génese, composição e evolução do nosso Planeta, assumindo a Terra como um sistema no qual os processos ocorrem num ciclo interativo, envolvendo uma dinâmica interna e uma dinâmica externa cujos efeitos se manifestam na atmosfera, na biosfera e nos oceanos. Reconhecimento da importância do ambiente geológico que terá originado as primeiras formas de vida e das condições geológicas que mantêm a vida  no Planeta Terra. Consciencialização da importância da gestão dos recursos geológicos e da prevenção dos riscos naturais de natureza geológica.

 

Resultados de aprendizagem e competências

 

Pretende-se que o estudante adquira uma compreensão do programa numa abordagem holística, partindo de uma temática teórica inicialmente mais geral e fundamental, que se vai ministrando com maior desenvolvimento e de forma gradual, adequada  a cada tema específico, complementada pelo reconhecimento da importância da aplicação dos conhecimentos a casos práticos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

 

1- Evolução histórica da Geologia como ciência.  Aspetos de interdisciplinaridade.

 

2- A origem e evolução da Terra no contexto da evolução do Sistema Solar.  Da deriva continental à Tectónica de Placas. Ciclo geológico. Ciclo tectónico. Ciclo de Wilson. Diferenciação geoquímica primária

 

3- O Tempo em Geologia.

 

4- Registo do tempo geológico

 

5- Aspetos físicos e químicos da Terra. Isostasia

 

6- Dos minerais às rochas

 

7- Registo da deformação das rochas

 

8- Formas de relevo

 

9- A Terra sob os oceanos. Topografia  e processos geológicos do fundo oceânico. Interação oceano – zona costeira

 

10- As rochas e minerais como recursos naturais para benefício do Homem e  da sociedade

 

11- Distribuição das principais formações geológicas no continente português

 

12- Importância da Geologia na origem e evolução da Vida: Breve referência à Geobiologia

 

Bibliografia Obrigatória

Grotzinger, J. & Jordan, T.H. ; Understanding Earth, 2010 (Serão disponibilizados os acessos on line a conteúdos desta edição)

Bibliografia Complementar

Chernicoff Stanley; Geology. ISBN: 0-87901-451-2
Grotzinger John; Understanding earth. ISBN: 0-7167-6682-5 (Será disponibilizado aos estudantes capítulos da última edição (6a ed))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Aulas teóricas apoiadas em meios audio- visuais e aulas práticas  dinamizadas com a observação de materiais geológicos e resolução de exercícios práticos. Privilegia-se a interação professor/estudante através da colocação de questões e promoção de discussão suscitadas pelos temas.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

 

 A classificação final é o resultado da aplicação de 80% do exame final e de 20% da participação nas aulas. A classificação do exame final consiste na média ponderada de duas vezes a classificação da componente teórica e uma vez a classificação da componente prática, dividido por três. A participação nas aulas é  representada pela resolução correta de um exercício selecionado, elaborado no decurso das aulas práticas. A classificação final expressa-se numa escala de 0 a 20 valores.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)


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Melhoria de classificação

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