Código: | B4038 | Sigla: | B4038 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:BGE | 20 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Pretende-se, com este curso, dotar os estudantes de um conhecimento mais aprofundado sobre a utilização dos utensílios moleculares no estudo e análise da diversidade biológica. Durante o curso, para além de uma formação teórica sobre o desenvolvimento e utilização dos diferentes tipos de marcadores moleculares, será dada especial relevância ao contacto com as técnicas laboratoriais de análise da variabilidade ao nível do DNA e RNA.
Conceitos teóricos relacionados com a análise da variabilidade genética ao nível molecular. Experiência prática laboratorial de utilização de técnicas de análise molecular.
Parte 1– Os princípios evolutivos como base para a introdução aos mecanismos explicativos da origem da estrutura e diversidade genética. Os tópicos abordados fornecem as bases necessárias para a interpretação e análise dos dados genotípicos obtidos através dos métodos moleculares.
Parte 2– Princípios da genética molecular necessários para a compreensão dos métodos moleculares de análise da diversidade genética. Estrutura e organização do DNA nuclear e citoplasmático. Transcrição e tradução. Estrutura das proteínas. Organização dos genes.Função das regiões não codificantes do DNA. Mecanismos de mutação . Variação nas taxas de mutação associadas a diferentes organismos e a diferentes tipos de marcadores moleculares. Implicações da mutação na diversidade populacional. Consequências da análise da diversidade em genomas haploides e diploides.
Parte 3– Métodos laboratoriais para a obtenção e visualização do DNA: conservação de amostras: métodos aplicados a diferentes tipos de amostras e a diferentes fins. Métodos de isolamento de DNA.A extracção de DNA a partir de diferentes tipos de amostras. Métodos de visualização de DNA. Amplificação de DNA: condições, parâmetros e reacção de polimerases. Diferentes estratégias de PCR. Variações ao PCR convencional: qPCR. Erros da polimerase e suas consequências. Desenho de primers. Marcações de primers (caudas, fluorescências). Southern e Northern blots. Métodos de sequenciação de DNA.
Parte 4 – Métodos laboratoriais para a detecção de variação genética. Perspectiva histórica da evolução dos métodos de detecção de variabilidade genética: da electroforese de proteínas à análise genómica. As utilizações de enzimas de restrição e os AFLPs e RFLPs. Construção de bibliotecas de microssatélites. Evolução molecular dos microssatélites. Genotipagem e leitura de microssatélites. Erros e cuidados associados à utilização dos microssatélites. Principais aplicações dos microssatélites. Desenvolvimento de baterias de SNPs. Métodos de genotipagem de SNPs. A utilização de SNP arrays. Leitura e interpretação de sequências. Construção de matrizes de dados, princípios analíticos de marcadores dominantes e codominantes;
Parte 5- Introdução aos novos desenvolvimentos tecnológicos e aos métodos de sequenciação de nova geração e seu potencial uso em estudos de biologia evolutiva. Bases conceptuais da sequenciação de genomas, ‘workflow’ laboratorial, princípios analíticos e de detecção das várias plataformas, potenciais usos para a biologia evolutiva molecular utilizando diferentes estratégias de ‘downsizing’ genómico.
Parte 6– Abordagem geral sobre o RNA e sobre os métodos utilizados na análise destas moléculas, exemplificando como estes métodos são aplicados para a abordagem de diferentes questões na área da biologia evolutiva, conservação e outros domínios da biologia. Introdução ao RNA; extracção: métodos e problemas relacionados; utilização do RNA: caracterização de genes; análises de expressão génica (microarray, qRT-PCR), RNA-seq (transcriptómica); áreas de aplicação destes métodos.
Artigos cientificos disponibilizados aos estudantes.
Aulas de índole teórica, discussão e análise crítica de artigos, trabalho laboratorial e orientação tutorial na análise de resultados laboratoriais e elaboração do respectivo relatório.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Teste | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Total: | 35,00 |
Realização do trabalho prático laboratorial e elaboração do respectivo relatório final.
Frequência de pelo menos 50% aulas teóricas.
1) Elaboração de um relatório do trabalho prático laboratorial (30/100); 2) Teste escrito sobre tópicos abordados na componente teórica da disciplina (50/100)); 3)Presença e participação nas aulas (20/100).
Poderá haver melhoria de nota das componentes teórica e prática através de exame final escrito (80/100).