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Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem

Título
Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Autores
Daniela Pinto
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
José M. M. Ferreira
(Autor)
FEUP
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação > Estudos sobre aprendizagem
Outras Informações
Resumo (PT): A garantia da qualidade educativa, bem como a adequação das práticas pedagógicas à diversidade que carateriza, atualmente, a população estudantil universitária, constituem desafios fundamentais colocados às instituições de ensino superior. O estímulo à avaliação e autorreflexão sobre as práticas e o confronto com modos de trabalho pedagógico alternativos constituem uma forma de promoção da melhoria, contínua e sustentada, dos processos pedagógicos desenvolvidos. É com base nestas premissas que se estrutura o projeto de Assessorias Pedagógicas, que se iniciou, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no ano letivo de 2010/2011. A metodologia adotada carateriza-se por três lógicas complementares. A primeira fase enquadra-se numa lógica de avaliação, que é aqui entendida como um processo de ampliação do conhecimento acerca das práticas e dos resultados que geram. O caráter avaliativo no qual se foca este projeto tem por principal finalidade a compreensão dos processos desenvolvidos que possibilite a construção da melhoria. Neste sentido, a análise realizada assume-se como um processo abrangente – porque cruza variadas perspetivas e dados, provenientes de diferentes atores educativos e fontes de informação –, diversificado – porque utiliza diferentes métodos de recolha de informação – e contextualizado – porque é realizado caso a caso, considerando as especificidades e a natureza de cada unidade curricular. A segunda lógica em que se enquadra este projeto caracteriza-se pelo processo de reflexão e de melhoria que se pretende potenciar. Para além da promoção da reflexão que a metodologia de recolha de dados poderá suscitar nos atores educativos, espera-se que os relatórios, elaborados em colaboração com as equipas docentes, possam estimular um planeamento e desenvolvimento melhorado das unidades curriculares. A terceira fase deste projeto inscreve-se numa lógica de acompanhamento que se reveste de especial importância, por se considerar fundamental o apoio e seguimento das unidades curriculares analisadas para a obtenção de resultados positivos. Os resultados do impacto deste projeto, bem como o conhecimento produzido acerca das características das unidades curriculares que geram melhores e piores resultados na satisfação e na aprendizagem dos estudantes, são os aspetos que justificam a relevância deste projeto e que constituirão particular destaque nesta comunicação.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
108.C-CIDU_2012_42 Assessorias Pedagógicas no Ensino Superior: para a construção da qualidade do ensino-aprendizagem 2278.35 KB
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