Os Prémios Escolares da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são atribuidos anualmente sendo premiados os estudantes da FCUP que se destaquem pelas classificações obtidas em determinadas disciplinas e/ou áreas. A designação de cada um destes prémios corresponde normalmente a nomes de antigos professores ou antigos estudantes que se destacaram na área em que o prémio especifico é atribuído. Esta associação permite às gerações atuais perpetuar o contributo de elementos que no passado foram cruciais para o avanço da ciência. Neste momento a lista de prémios que a Faculdade de Ciências atribui é a seguinte:
- Prémio Escolar Professor Moreira de Araújo
Este prémio é atribuído ao estudante que conclua, com a classificação final mais elevada e não inferior a 16 valores, a Licenciatura em Física, na variante com área complementar de Física, ou a Licenciatura em Engenharia Física, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- Prémio Escolar Doutor Manuel Ferreira
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante que obtenha a mais alta classificação na unidade curricular de Biologia de Plantas (BIOL1014).
- Prémio Escolar Dr. António Leitão
Este prémio é atribuído anualmente ao estudante mais classificado, todavia com nota não inferior a 16 valores, na unidade curricular de Fisiologia Vegetal (BIOL1005).
- Prémio Escolar Rui de Serpa Pinto
Este prémio é atribuído, alternadamente, ao estudante distinto que tenha mostrado melhores qualidades de investigação na unidade curricular de Biologia Humana (BIOL2003).
- Prémio Escolar Prof. Doutor Jayme Rios de Sousa (Análise)
Este prémio é atribuído, alternadamente, ao estudante mais classificado, com nota não inferior a 16 valores, nas unidades curriculares Análise III (M2009) da Licenciatura em Física e Licenciatura em Engenharia Física, Análise Infinitesimal (M2028) da Licenciatura em Engenharia Geoespacial e Análise (M1019) da Licenciatura Ciência de Computadores.
- Prémio Escolar Prof. Doutor Jayme Rios de Sousa (Geometria)
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado, com nota não inferior a 16 valores, na unidade curricular de Geometria (M1028), da Licenciatura em Matemática.
- Prémio Escolar Doutor Gomes Teixeira
Este prémio é atribuído, de dois em dois anos, ao melhor estudante das unidades curriculares de Análise Real III (M2033) e Equações Diferenciais (M2035), que tenha obtido uma média de, pelo menos, 18 valores no conjunto das duas unidades curriculares.
- Prémio Escolar Dr. Neves Real
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado, que completar a Licenciatura em Matemática, com média não inferior a 17 valores.
- Prémio Escolar Prof. Abílio Aires
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado, com nota não inferior a 16 valores, na unidade curricular de Probabilidades e Estatística (M2013 ou M2016 ou M2022 ou M2034).
- Prémio Escolar Augusto Martins
Este prémio é atribuído ao estudante distinto que obtiver a classificação mais elevada, todavia não inferior a 16 valores, no conjunto das unidades curriculares de Análise Complexa (M2008) e Elementos de Topologia e Análise (M3027) e que revelar aptidões para a investigação.
- Prémio Escolar Dr. Gomes Ribeiro
Este prémio é atribuído, anualmente, ao melhor estudante que, não tendo classificação inferior a 14 valores nas unidades curriculares Análise Real III (M2033), Equações Diferenciais (M2035) e Análise Complexa (M2008), obtenha no conjunto das unidades curriculares uma média não inferior a 16 valores.
- Prémio Escolar Doutor Mendonça Monteiro
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante distinto mais classificado na unidade curricular de Química Física (Q2009), que tenha revelado gosto e aptidões para a investigação.
- Prémio Escolar Prof. Doutor Fernando Serrão (Licenciatura em Química)
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado que tenha média igual ou superior a 16 valores no conjunto das unidades curriculares de Química Orgânica I (Q1001) e Química Orgânica II (Q2011), de entre os estudantes da Licenciatura em Química.
- Prémio Escolar Prof. Doutor Fernando Serrão (Licenciatura em Bioquímica)
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado que tenha média igual ou superior a 16 valores no conjunto das unidades curriculares de
Química Orgânica I (Q1001) e Química Orgânica II (Q2018), de entre os estudantes da Licenciatura em Bioquímica.
- Prémio Escolar Prof. Doutor João Cabral (Licenciatura em Química)
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado, de entre os estudantes da Licenciatura em Química, com a média mais elevada no conjunto
das duas unidades curriculares de Química Analítica (Q2019) e Química Inorgânica (Q2004).
- Prémio Escolar Prof. Doutor João Cabral (Licenciatura em Bioquímica)
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado, de entre os estudantes da Licenciatura em Bioquímica, com a média mais elevada no
conjunto das duas unidades curriculares de Química Analítica (Q2020) e Química Bioinorgânica (Q2017).
- Prémio Escolar Teresa Fonseca
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante mais classificado, que completar a Licenciatura em Química, com média igual ou superior a 14 valores.
- Prémio Escolar Soares dos Guimarães
Este prémio é atribuído, anualmente, ao estudante da Licenciatura em Geologia que obtenha, com distinção, a mais alta classificação, considerando a média das classificações obtidas nas unidades curriculares de Geodinâmica (GEOL1001), Laboratórios de Geologia (GEOL1008), Geologia Estrutural (GEOL2006) e Geologia de Portugal (GEOL3007).
- Prémio Escolar Ilídio de Araújo
Este prémio é atribuído ao estudante que conclua, com a classificação final mais elevada e não inferior a 15 valores, a Licenciatura em Arquitetura Paisagista.
- Prémio Prof. Doutor Vasco Teixeira