Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Observatório Astronómico
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática
Opções

Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros

MISSÃO
|
DESCRIÇÃO
|
Compete ao Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, promover atividades de investigação científica nas áreas da Astronomia, das Ciências da Terra e do Espaço e de Engenharia Geográfica em articulação com Unidades de Investigação da Universidade do Porto que atuam nestas áreas, assim como providenciar apoio à formação graduada e pós-graduada da FCUP nestes domínios. Compete-lhe ainda desenvolver ações de promoção da cultura científica e tecnológica, designadamente junto da população escolar, bem como promover outras formas de divulgação da sua atividade que projetem nacional e internacionalmente a Universidade do Porto e a FCUP.
Responsável José Luís Santos
Telefone 924 256 690
Morada Alameda do Monte da Virgem
4430-146 Vila Nova de Gaia
MISSÃO
|
DESCRIÇÃO
|
O Observatório Astronómico “Professor Manuel de Barros” (OAPMB) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), situado no Monte da Virgem em Vila Nova de Gaia, foi fundado em 1948 pelo Professor Manuel Pereira de Barros, docente de Astronomia e Geodesia na FCUP, que reconhecia a necessidade de a Faculdade ter um Observatório onde pudessem ser complementados os estudos teóricos em Astronomia. Pessoa com uma grande visão, entendia que um Observatório não seria somente importante para o ensino prático da Astronomia, como também constituiria a base de desenvolvimento de um Centro de Investigação. O Professor Manuel de Barros possuía uma rara habilidade para projetar e supervisionar a construção de instrumentos astronómicos, tendo sido responsável, nomeadamente, pela construção de um Círculo Meridiano de Espelho (C.M.E.), um dos poucos equipamentos do género instalados no mundo, e que foi utilizado para observações astronómicas até à década de 70. Este equipamento foi totalmente projetado no OAPMB após o desafio lançado ao Professor Manuel de Barros pelo astrónomo R. d´E. Atkinson do Observatório de Greenwich. O seu profundo conhecimento dos problemas fundamentais da Astronomia e o seu espírito empreendedor, aliados a um grande entusiasmo, tornaram possível que, em tempos difíceis para a Faculdade, conseguisse levar a cabo o projeto de construção do Observatório Astronómico, que hoje tem o seu nome. Testemunho importante da história da investigação astronómica portuguesa, o Observatório possui equipamentos científicos de elevado interesse histórico e museológico.

O OAPMB foi considerado pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico “(…) como testemunho material da história da investigação astronómica portuguesa bem como da vivência e dedicação profissional de um cientista da craveira nacional e internacional do Prof. Manuel de Barros (…)”, e por esse motivo aprovada a manutenção de uma zona de protecção envolvente à zona circundante do Observatório com restrições a nível urbanístico.

Atualmente são desenvolvidas no Observatório Astronómico atividades de investigação nas áreas das Ciências da Terra e do Espaço, com particular incidência nos seguintes domínios:
  • Posicionamento e Navegação por Satélite (com aplicações à Deteção Remota, à Geodinâmica, à Gravimetria Aérea e à Monitorização Costeira);
  • Meteorologia do Espaço, com aplicações ao estudo de Eventos de Partículas Energéticas, usando, para lá de meios espaciais, os dados do seu próprio instrumento no solo, o Radioespectrógrafo da Universidade do Porto, construído no Observatório com a colaboração de engenheiros do Observatório de Nançay em França.

Ao longo da sua história o Observatório tem dinamizado atividades de formação, investigação, prestação de serviços e divulgação em Astronomia e em Engenharia Geográfica, que decorrem quer do património e infraestruturas existentes, e respetivo enquadramento urbano, quer do tipo de atividades de I&D que é desenvolvida. No âmbito do plano estratégico do Observatório Astronómico 2011-2015, será desenvolvido um ambicioso plano de atividades num enquadramento que decorre da sua missão.

Constituição do Conselho Executivo
  • Diretor José Luís Santos
  • Vogais Helena Maria Sant'ovaia
  • Mário João P. F. G. Monteiro
  • Dalmiro Jorge Filipe Maia
Responsável José Luís Santos
Telefone 924 256 690
Morada Alameda do Monte da Virgem
4430-146 Vila Nova de Gaia
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-07-29 I  Página gerada em: 2025-05-01 às 05:57:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias