Você está em: Início > Notícias > PEEC - Programa de Estágios ExtraCurriculares 2022/2023
Mapa das Instalações

PEEC - Programa de Estágios ExtraCurriculares 2022/2023

Para estudantes das Licenciaturas (2º e 3º ano) e dos Mestrados (1º ano)

PEEC 2022/23

O Programa de Estágios Extracurricular (PEEC) é dirigido a estudantes das Licenciaturas (2º e 3º ano) e dos Mestrados (1º ano) da FCUP e promove o desenvolvimento de projetos propostos por entidades, docentes e investigadores do universo U.Porto.

O PEEC  procura introduzir os estudantes FCUP em ambientes de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico, assim como em ambientes de divulgação e transmissão do conhecimento científico. Os projetos PEEC devem fomentar atividades de treino de carácter profissional e de aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo da formação, procurando melhorar a autoconfiança, o sentido de responsabilidade, o gosto pela aprendizagem, e consequentemente o desempenho profissional

Os projetos PEEC têm uma duração prevista de 6 meses, com um máximo de 6 horas semanais.

Apresentação de Propostas de Estágio | Docentes e Investigadores
26 de setembro a 21 de outubro de 2022

ESTUDANTE > Empregabilidade > PEEC > Meus Estágios > Consultar;
  2. Selecionar Novo Estágio;
  3. Preencher o formulário e guardar.

Nota:
Os intervenientes sem acesso ao infoCiências devem solicitar as suas credenciais através do email ci@fc.up.pt.

Apresentação de Candidaturas | Estudantes
25 de outubro a 24 de novembro de 2022

ESTUDANTE > Empregabilidade > PEEC > Candidatura;
  2. Clicar em Concorrer

Notas:

1. Os estudantes poderão escolher até três propostas de estágio;
  2. Os estudantes inscritos no 1.º ano de mestrado, cujo grau de licenciatura foi obtido noutra Faculdade/Universidade, devem anexar à sua candidatura a Certidão de Licenciatura. A falta deste documento implica a exclusão da candidatura.

Validação e Seriação das Candidaturas | Empregabilidade
25 de novembro de 2022

A Empregabilidade fará a pré-seleção dos candidatos que reúnam as condições de acesso ao PEEC.  A análise e validação dos candidatos selecionados será posteriormente efetuada pelos responsáveis das propostas de estágio (docentes e investigadores).

Após validação das candidaturas, os candidatos são seriados automaticamente de acordo com a média aritmética das unidades curriculares concluídas até à data da candidatura. Em caso de empate, será beneficiada a candidatura com data de registo mais antiga. Os proponentes farão a validação final da seriação, podendo ser solicitada entrevista com o candidato.

Validação Final da Seleção das Candidaturas | Docentes e Investigadores
28 de novembro a 9 de dezembro de 2022

Da análise das candidaturas pode resultar a não colocação de qualquer candidato.

1. Aceder ao infoCiências (com autenticação);
     ESTUDANTE > Empregabilidade > PEEC > Meus Estágios > Consultar > 2022/2023;
  2. Efetuar a Análise e validação dos candidatos nas propostas de estágio apresentadas.

Publicação dos Resultados Finais | Empregabilidade
16 de dezembro de 2022

Os candidatos serão informados sobre o resultado da sua candidatura, via e-mail institucional.

2 de janeiro a  10 de fevereiro de 2023

ORIENTADOR:

ESTUDANTE > Empregabilidade > PEEC > Meus Estágios > Consultar > 2022/2023;
  2. Fazer o download do Acordo de Estágio, assinar o documento juntamente com o estagiário e fazer o seu upload novamente na mesma página.

Nota:
O documento original deverá ser entregue pessoalmente ou enviado via correio postal para o Empregabilidade/FCUP:

Empregabilidade | FCUP
Gab. 1.14 - Edifício FC5 (Serviços Centrais)
Rua do Campo Alegre, s/n
4169-007 Porto

Avaliação do Estágio | Orientadores e Estagiários
até 28 de julho de 2023

• Submissão do relatório PEEC pelo estagiário na plataforma PEEC do infoCiências, utilizando para tal o Modelo de Relatório disponibilizado;
  • O estagiário deverá fazer uma apreciação do trabalho realizado:
    ESTUDANTE > Empregabilidade > PEEC > Candidatura > Estagiário > 2022/2023;
  2. Preencher o Inquérito sobre o Estágio e fazer o seu upload para a plataforma (dando conhecimento ao seu orientador).
  • O orientador deverá fazer uma avaliação qualitativa do trabalho realizado pelo estagiário numa escala de avaliação de 1 a 5:
    ESTUDANTE > Empregabilidade > PEEC > Meus Estágios > Consultar > 2022/2023;
  2. Inserir a classificação, preencher o Formulário de Avaliação do Estagiário e fazer o seu upload para a plataforma.

Nota:
Caso o prazo de entrega das avaliações e do relatório não seja cumprido, não será possível a referência ao PEEC no Suplemento ao Diploma.

Desistência do PEEC

A desistência deverá ser comunicada pelo estudante ao seu orientador, e à Empregabilidade através de um e-mail para empregabilidade@fc.up.pt, anexando o Formulário de Desistência devidamente preenchido.

O estudante que desistir do PEEC por motivos não justificados não poderá voltar a se candidatar ao programa.

Suplemento ao Diploma

A inclusão do Programa de Estágios Extracurricular (PECC), como atividade complementar no Suplemento ao Diploma, foi aprovada pela Universidade do Porto em junho de 2014, com efeito a partir do ano letivo 2013/2014.

Após a conclusão do curso e ao requerer a certidão de conclusão de grau, o estudante deverá solicitar aos serviços académicos a menção à participação no PEEC no Suplemento ao Diploma.

Requisitos obrigatórios:

1. Avaliação positiva do estagiário (escala de avaliação entre 2 e 5) submetida pelo orientador no infoCiências;
  2. Avaliação do estágio submetida pelo estudante no infoCiências;
  3. Relatório de estágio entregue ao orientador e submetido no infoCiências pelo estudante (redigido segundo as normas oficiais e o documento-tipo disponíveis no infoCiências).

Apresentação de Propostas | Docentes e Investigadores 26/9 a 21/10/2022
Apresentação de Candidaturas 24/10 a 24/11/2022
Validação e Seriação das Candidaturas | Empregabilidade
25/11/2022