FCUP
Você está em: Início > Notícias > Equipa da FCUP vence European Satellite Navigation Competition (ESNC)

Equipa da FCUP vence European Satellite Navigation Competition (ESNC)

Equipa da FCUP vence European Satellite Navigation Competition

A Equipa da FCUP, constituída pelos estudantes, Ana Cassilda Santos Rodrigues (Licenciatura em Ciências de Engenharia - Perfil em Engª Geográfica), Eliana Patrícia Duarte Vieira (Mestrado em Engenharia Geográfica), Óscar Moutinho (Mestrado em Engenharia Geográfica) e o diplomado Miguel Mota Prego Rosmaninho (Mestrado Integrado em Engenharia Física), venceram o Prémio Regional de Portugal da European Satellite Navigation Competition (ESNC), com o projeto "Eye2Map Agriculture". Um dos maiores concursos internacionais de ideias de negócio na área da navegação por satélite e que tem na Universidade do Porto (através da UPIN - Universidade do Porto Inovação) a única entidade parceira em Portugal.

O projeto consiste na ideia de usar UAVs (Unmanned Aerial Vehicles), mais conhecidos por Drones, guiados automaticamente por sistemas globais de posicionamento como o GPS e Galileo, para agricultura de precisão. São recolhidas fotografias aéreas de onde será extraída informação útil para os agricultores, permitindo aumentar a eficiência e lucros. Segundo a Óscar Moutinho, a fotografia aérea tradicional é muito cara, assim a nossa proposta permite que os agricultores tenham uma alternativa mais económica , podendo chegar a uma maior variedade de negócios e mesmo para os pequenos agricultores, tendo este projeto um cariz social, na abertura destes serviços a um público maior, onde os pequenos agricultores com os nossos recursos conseguem competir com empresas maiores. É uma oportunidade para terem tecnologia de ponta e informação altamente especializada, mas com custos reduzidos.

Assim, as operações agrícolas terão acesso a informação sobre o relevo do terreno, medidas da exposição solar e medidas estatísticas fundamentais sobre a saúde e crescimento da vegetação. Deste modo, o cliente consegue saber quão saudável a cultura está, como está a desenvolver, a altura ideal para começar as colheitas, a direção das águas de irrigação, etc. Como os UAVs estão equipados com recetores de posicionamento, a Eye2Map Agriculture providencia informação georreferenciada e que consegue ser mapeada e entregue ao cliente, sobre áreas que necessitem de recursos e mobilização.

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-23 I  Página gerada em: 2017-07-23 às 13:45:58